Na tarde de hoje (01), na Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, aconteceu uma manifestação organizada por cerca de vinte índios da Tribo Tumbalalá do Projeto Pedra Branca de Curaçá. O trânsito parou por cerca de uma hora e o congestionamento chegou a tomar as ruas das cidades de Juazeiro e Petrolina. Equipes da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local e negociaram com os índios a liberação da Ponte.
A reportagem do Blog Geraldo José conversou com o Cacique da Aldeia da Tribo Tumbalalá, Ivanildo Barbosa, que apontou os motivos da manifestação. "Nós temos ordem federal para estarmos aqui. Queremos reivindicar nossos direitos. A tribo Tumbalalá vive no sertão baiano e nós não temos médicos, ambulâncias, eu vivo de diárias para sobreviver. Como é que fica uma autoridade como eu um Cacique trabalhando de diárias para a Aldeia sobreviver. A Aldeia não recebe nada das autoridades competentes. Estamos aqui tomando a Ponte até que possa uma autoridade competente falar com a gente. Queremos que a FUNAI reconhecça nossos direitos. De todos os direitos indígenas não está vindo nada. Eu estou sendo advogado do meu povo", disse.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.