O Procon de Juazeiro esclarece, em mais um informativo, duas situações que podem ajudar o consumidor. Uma delas vai ajudar nas compras dos presentes de Natal e para a ceia de Ano Novo. Apesar da correria, além de pesquisar e comparar preços, o consumidor deve exigir que seus direitos sejam respeitados.
Pelo Código de Defesa do Consumidor, nas promoções, por exemplo, não basta os vendedores dizerem apenas qual o percentual de descontos, é necessário informar também o valor do abatimento. É bom ficar atento ao que diz a Lei.
Outro assunto que pode atrair a atenção das pessoas diz respeito ao que o consumidor conhece sobre todos os seus direitos. No Brasil, o Código do Direito do Consumidor entende que quem está realizando uma compra ou contratando um serviço é o elo mais frágil da relação entre cliente e fornecedor. Criada há 26 anos essa legislação tem o intuito de proteger o contratante. Possuir conhecimento sobre seus direitos como consumidor pode ajudar as pessoas a evitar entrar em negócios desvantajosos e saber cobrar empresas.
As orientações e informações sobre esses dois assuntos estão disponíveis nos dois links abaixo.
0 comentários