Os moradores de Juazeiro, assim como de outras cidades do Brasil, ainda sofrem com a poluição sonora provocada por sons automotivos. Mas agora os condutores precisarão redobrar a atenção para evitarem multas. É que na última semana o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a norma nº 624 que determina a autuação do condutor que for pego com som automotivo com volume ou frequência que perturbe o sossego público, em vias terrestres de circulação. Antes o som alto era considerado o volume que ultrapassasse 80 decibéis, medidos a sete metros de distância pelo decibelímetro. Agora o uso do aparelho não é mais necessário.
O Blog Geraldo José procurou a Companhia de Segurança Trânsito e Transportes de Juazeiro (CSTT) para saber como serão organizadas as fiscalizações pela cidade.
De acordo com o órgão, as fiscalizações serão diariamente e quem for flagrado com som automotivo audível pelo lado externo do veículo levará 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e será multado em R$ 127,69 até o dia 31 de outubro. A partir de 1º de Novembro o valor sobe para R$ 195,23.
O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), através da sua assessoria de imprensa, informou ao Blog que o policial militar que estiver de serviço também estará observando o cumprimento da nova regra e se caso aconteça o flagrante também poderá aplicar multas aos condutores.
O secretário de Meio Ambiente e Ordem pública de Juazeiro, Agenor de Souza, explicou que desde o início deste ano o governo municipal firmou um Termo de Ajustamento de Conduta, juntamente com Ministério Público e a Policia Militar, para coibir a poluição sonora em toda cidade.
Segundo o secretário, as ações do TAC estão sendo favoráveis e que a perturbação sonora tem diminuído em Juazeiro. “As pessoas começaram a se educar mais. Chegamos a ter noites de serem apreendidos 5 a 6 equipamentos sonoros. As autuações hoje diminuíram”, disse.
Os moradores que se sentirem prejudicados pelo som alto provenientes de carros, bares, casas de shows, podem fazer a denúncia através do número 190. “Nós temos um plantão de 24h. Quando acontece a denúncia a polícia militar é acionada e se dirige ao local. Caso ocorra a autuação, o equipamento é enviado para a SEAMOP, onde vamos abrir um processo e encaminhar o relatório ao Ministério Público. Nós estamos à disposição da comunidade e é importante que a população denuncie”, frisou o secretário.
Caso a população não consiga atendimento através do 190 e também com a SEAMOP, a comunidade pode entrar em contato com o Ministério Público e fazer denúncia através do número 74 3611-4981 ou 3611-7085.
Da redação Alinne Torres/ Fotos sediadas pela SEAMOP
7 comentários
26 de Oct / 2016 às 07h30
Até que enfim a Secretaria de Postura acordou do sono que parecia eterno enquanto os cidadãos adoeciam.
26 de Oct / 2016 às 07h41
É estranho a sec. dizer que está atuando, caso sim a rua esperanto nao pertence a Juazeiro? Porque domingo passado ligamos das 13:00 h até as 20:00 hs para o 190, e nem uma medida foi tomada. Pedimos a Polícia e a prefeitura que a rua esperanto pertence, merecemos respeito, e esse fato nao é de agora, já registramos varias vezes. Pedimos providências. A promotoria pública funciona aos sábados e domingos? Para quem ligar ? Quando ligamos para Polícia que não vem no final de semana que atitude tomar.
26 de Oct / 2016 às 10h11
Antes tarde do que nunca... Do que não entendo é porque tanta morosidade para me concederem um direito que a própria Lei me assegura, o de usufruir de paz e sossego no meu próprio lar, o de dormir depois de mais um dia enfadonho de trabalho, o meu direito à sobrevivência da minha enxaqueca, hipertensão e/ou problema neurológico. Juazeiro precisa urgentemente tomar vergonha na cara e ser administrada sem tantas doses excessivas de política/politicagem, e ser conduzida com o pulso forte rumo à ordem. Aplausos se darão se se punir o infrator da Lei do Silêncio. Estamos de ôlho!
26 de Oct / 2016 às 10h25
TINHA QUE COMEÇAR PELAS CASAS DE SHOWS QUE A PREFEITURA CONCEDE ALVARÁS. MUITAS DELAS DÃO INÍCIO A SUA BARULHEIRA ÀS 22 E ATÉ 00:00HS ROUBANDO O SONO DE TODA ADJACÊNCIA. É HORA DE EXIGIR DESSAS CASAS UM PROJETO DE ENGENHARIA SONORA INTERNA, PARA QUE ENFIM A LEI DO SILÊNCIO SEJA CUMPRIDA POR TODOS.
26 de Oct / 2016 às 20h01
Boa Noite! Pura Palhaçada Isso Som Automotivo Não é Crime! Engraçado Que No Tempo Da Política o Som Automotivo ( Paredões) é Quem Faz a Festa Dos Políticos Nas Caminhadas, Carretas, Comícios. Porque Nesse Período Político Não é Proibido? Muita Gente Depende Do Som Automotivo. Das Pequenas e Grandes Fábricas. Das Pequenas e Grandes Equipadoras. Funcionários, Instaladores. Assistência Técnica. Todos Nós Pagamos Impostos Somo Trabalhadores Pessoas De Bem Quer Dizer Que Trabalhamos Pra Conquistarmos Nossas Coisas Realizar Sonhos e Não Podemos Usar Um Som No Nosso Veículo
27 de Oct / 2016 às 04h15
Se o denunciante não for atendido com precisão tudo vai continuar a mesma baderna promovida por quem ignora o direito do outro, o dever de respeito ao próximo. Sem priorizar o atendimento ao denunciante, sem punir o infrator da Lei do Silêncio tudo vai continuar como está.
27 de Oct / 2016 às 11h44
As eleições passaram, Ninguém queria se queimar. Agora os rigores da lei, Para quem não tem padrinho.