Moradores do município de Sento Sé, norte da Bahia, denunciam o fechamento Hospital e Maternidade Dr. Heitor de Sento Sé (BA), por falta de médico. Além da deficiência na estrutura, equipamento, remédios e funcionários com salários atrasados. Os profissionais que estavam na unidade de plantão não desejam se identificar, por medo de represália. “Os médicos estão faltando por falta de pagamento e salários atrasados”. “Nós estamos trabalhando com cara e a coragem, não temos o mínimo de equipamento de segurança para trabalhar. Peço desculpa aos pacientes por muitas vezes. Nós funcionários e os pacientes tomamos água direto da torneira, sem tratamento algum. Falta tudo”, finalizou.
Segundo Maria, que trabalha na saúde do município há quase dez anos. “Nunca vi tanto descaso, falta tudo. Quando tem uma coisa, falta outra. No posto que trabalho sempre falta material de limpeza, equipamento de segurança. O pessoal da limpeza, trabalha sem proteção, não tem luva, bota, mascara, falta até saco de lixo (...) Não tem medicamento, falta remédio de pressão e diabetes”, ressalta.
“Os profissionais ficam com o salário atrasado por mais de um mês, trabalham como se fosse fazendo um favor e quando recebem salário as contas estão todas atrasadas. No hospital falta até algodão, gazes, material de curativo, seringa, e outras medicações básicas. Essa semana mesmo, os dentistas não atenderam por falta material odontológico, como anestesia, luva e máscara”, afirma.
Normalmente os doentes são encaminhados para Juazeiro (BA), Sobradinho, Remanso e Petrolina (PE). O hospital está com equipamentos defasados a exemplo da máquina de raio X, sem qualidade na imagem, com isso não dá para identificar o problema do Paciente. Outra carência da Unidade Hospitalar é equipamento de reanimação - desfibrilador.
Heliane Santos é dona de casa e conta como foi dar à luz ao seu filho na unidade. "Os profissionais são ótimos, só que na questão de gestão está em falta. Falta lençol limpo, usei rasgado e sujo. A refeição deixa muito a desejar, só tive direito a uma refeição no primeiro dia e bem rala, sem colher descartável para comer. Os banheiros estão sem porta, os quartos com muito mofo, goteira, cama enferrujada e até com apoio para ficar reta. Os funcionários atendem pedindo desculpa pelas péssimas condições do hospital ", concluiu.
Luciana Almeida Ribeiro, Técnica de enfermagem, está revoltada com as condições da saúde no município. “A realidade da saúde do nosso município é mais grave do que imaginamos, falta profissionais para trabalhar em todos os setores tanto na urgência como na prevenção. Temos um número muito grande de adolescentes gestantes que tem muitas doenças sexualmente transmissíveis, e consequentemente as crianças nascem com algum problema”, desabafou.
“Atualmente trabalho na sala de vacina, não temos carros disponível para trabalhar no interior, muita criança não tem acesso a vacina. Temos um número pequeno de agentes de endemias, onde há muitos casos de doenças transmitida por mosquito através de água parada, animais domésticos e barbeiros, muitos casos de hepatite nas escolas principalmente por falta de um banheiro adequado, muitas crianças com problemas de aprendizagem por falta de alimentação como merenda escolar, as crianças não têm como acompanhar com fome”, exaltou.
Luciana Almeida destaca que falta médico sempre, “no hospital os médicos abandonam o plantão por falta de pagamento. Os profissionais que trabalham no regime plantonista reclamam da alimentação porque não é suficiente para todos. Os profissionais de limpeza que trabalham a noite dormem em depósito, sem nem um conforto”, finalizou.
Tâmara Tárcia
25 comentários
05 de Sep / 2016 às 07h25
HERANÇA MALDITA DE DILMA E GOVERNOS PETISTAS...
05 de Sep / 2016 às 09h02
Nao vejo ninguem reclamando. A felicidade ta no coracao e nao em hospital. Eu nao gosto de hospital. Gosto de alegria, amizade com o prefeito, festa, pessoas felizes.
05 de Sep / 2016 às 09h16
É MENTIRA. PLANTONISTA HOJE DR. FLÁVIO E ENFERMEIRA NEOMIZIA. ISSO É MATÉRIA DA OPOSIÇÃO. A ÚNICA VEZ QUE O HOSPITAL FECHOU, FOI QUANDO JUVENILSON PERDEU A ELEIÇÃO EM 2008 QUE O MESMO FECHOU O HOSPITAL. DR. ELIOMAR QUEM ATENDEU A POPULAÇÃO QUE EDNALDO PEDIU.
05 de Sep / 2016 às 09h22
Sabemos que a situação não é boa, mais não é só aqui em Sento-Se, não sou eleitor de nem um dos candidatos, mais é mentira que o hospital estar fechado hoje mesmo já fui atendido lá, alguns dos funcionários pediram para que eu falasse na rua que não tinha nada. Olha infelizmente nem um dos candidatos para mim não tem futuro mais não estar correto fazer politcomo estão fazendo dentro de um lugar que é para todos, começando pelos funcionários
05 de Sep / 2016 às 09h24
Vamos melhorar a situação isso é que precisamos, mais não estar correto alguém mandar uma postagem dessa onde sabemos que falta algumas coisas, mais o hospital não estar fechado não
05 de Sep / 2016 às 09h27
Nossa gestão estar em falta com a nossa saúde disso temos pleno conhecimento, mais ficou assim depois que trocaram o secretário de saúde, pois até cirurgia tinha no hospital e não faltava medicamentos e nem material, infelizmente colocaram uma pessoa que nao tem sequer um mínimo de conhecimento sobre saúde junto com Gracilda e Raimundinho que são dois perceguidores aí as coisas pioraram, mais fechado isso é mentira
05 de Sep / 2016 às 10h34
HOSPITAL ESTA EM FUNCIONAMENTO PERFEITAMENTE, A REALIDADE NOSSA EM GERAL EM SE TRATANDO DE SAÚDE É DRÁSTICA É NACIONAL, MAS NOSSO SISTEMA DE SAÚDE LOCAL FUNCIONA SIM: HOJE NO POSTO DA BELA VISTA, MEU FILHO FOI ATENDIDO COM FONOAUDIÓLOGO. GRAÇA A GESTÃO ATUAL DO PREFEITO EDNALDO BARROS QUE MAIS FEZ POR ESSE MUNICÍPIO. ANO POLÍTICO APARECE SEMPRE OS CONTRAS E O HOMEM NO PODER TRABALHANDO, OS CONTRAM FALANDO.
05 de Sep / 2016 às 11h54
O GRUPO ADVERSÁRIO DO PREFEITO NÃO FALAM EM NADA QUE FIZERAM NA ADMINISTRAÇÃO DE JUVENILSON, ATÉ PORQUE NÃO FIZERAM NADA. ALIÁS FIZERAM. FIZERAM POR DUAS VEZES AS ARQUIBANCADAS DO ESTADIO E AS DUAS VEZES DESABARAM, POR POUCO NÃO VITIMOU CENTENAS DE PESSOAS. A COVARDIA DE JUJU É TAMANHA... AGORA BOTA ANA PROMETENDO MUNDOS E FUNDOS E PORQUE NÃO FIZERAM QUANDO ESTAVAM NO PODER?????
05 de Sep / 2016 às 12h33
OS PROFISSIONAIS DE LIMPEZA DEVERIAM LEVANTAR AS MÃOS PRO CÉU E AGRADECERA A DEUS QUE HOJE TEM UM CANTINHO PRA REPOUSAR, NÃO SEI COMO AINDA TEM CORAGEM DE RECLAMAR. OLHEM PARA TRÁS E TENTEM LEMBRAR ONDE ERAM QUE REPOUSAVAM, E AS TÉCNICAS DO MESMO JEITO HOJE ATÉ AR CONDICIONADO TEM NO REPOUSO DELAS.O REPOUSO ERA NOS CONSULTÓRIOS MÉDICO, SALA DE PARTO E FISIOTERAPIA E ETC LEMBRAM?
05 de Sep / 2016 às 13h13
e agora ele quer colocar o sobrinho ....
05 de Sep / 2016 às 13h20
Discordo desta matéria. Pois não procede a informação, isto é política barata pra confundir os eleitores, nós sabemos que não está mil maravilhas como é em toda cidade pequena, mas dizer que o hospital tá fechado? Funcionários que não votam no candidato do prefeito, mandar dizer na rua que não tem nada e nem médico no hospital?. Como cidadão é pagador de meus impostos sugiro a secretária que façam uma sindicância interna para apurar quem são estes servidores e tomar as providências cabíveis.
05 de Sep / 2016 às 13h48
Como pode alguém ser, tão mesquinho a ponto de mandar publicar tal inverdade dessa natureza, gente vamos ser mas adultos, política de verdade se conquista mostrando propostas, não difamando A ou B, quem não sabe que a saúde de Sento Sé, esta a desejar!?, e muito!!, e porque não ir mas além, a da Bahia, a do Brasil, sim existem problemas a serem resolvidos, em esfera administrativas a cada uma atribuídas, Municipais, Estaduais e a nível nacional. >>>>Continua<<<<<
05 de Sep / 2016 às 13h49
>>>Continuação<<< Não tô defendendo situação nem oposição, só acho de nível baixo usar uma politica adversária, pra mentir descaradamente, a ponto de dizer que o Hospital ta fechado, ainda da tempo de crescer gente sem pisar, sem machucar e acima de tudo com verdades, sem mentiras, porque se vocês mentem agora e depois....??, sera que podemos acreditar????
05 de Sep / 2016 às 16h06
Parabéns pela sincera e importante denuncia. Poderia até retirar a palavra “fechado”, porém, se fechasse as portas do nosso hospital, hoje, faria pouca falta, pois, a situa está mais ou menos assim. Eu sei de diversos casos que podem ser provados, nessa mesma linha de raciocino. O exemplo do hospital, infelizmente vale para todas as outras áreas. Só não vou mostrar exemplos porque o espaço aqui tá limitado.
05 de Sep / 2016 às 16h08
Vejo essa materia como um lado meio desesperado do adversário, sabemos, isso não e novidade que tanto aqui como em qualquer outro lugar do Pais a saúde e defazada é ligar a tv e comprovar. Acontece que a oposicão estava dando como certa a vitoria , so que de uns dias para cá a coisa foi tomando um rumo diferente e já comecaram se a apelar. segura o arrocho pois Ednaldo não tá pra bricadeira.
05 de Sep / 2016 às 16h12
Infelizmente já somos conhecido como povo de maior nível de mente atrasa, individualista, corrupta, venal, alienada, sem autoestima e em condições sociais mais precárias do Estado, ou do País. Lamentável. Pelo menos 80% da nossa população tá adestrada a achar normal o desvio de dinheiro público, e, pessoas, mesmo de se identificarem têm deixado isso claro, aqui.
05 de Sep / 2016 às 18h19
A saúde em Sento-Sé hoje com certeza é a pior do Brasil, pois o único hospital público que temos está na UTI. Não tem medicamentos, não tem material de primeiros socorros, enfim falta tudo. Se um paciente necessitar tomar uma injeção tem que comprar a seringa nas farmácias, se precisar fazer um simples curativo tem que comprar o material. De vez em quando aparece algum plantonista para fazer uma caridade, pois os mesmos não tem certeza de pagamento.
05 de Sep / 2016 às 22h58
... A denúncia é típica pra caso de polícia e justiça. A questão não é comparar com a estrutura de saúde do país, mas sim, lamentar por ver que o nosso sistema de saúde piorou demais, a exemplo de outros serviços. Eu vi o José Rocha da 15ª DIRES/BA quando dirigiu aquele órgão dizendo que de Tanquinho de Feira a Pilão Arcado, rodeando por Jussara o Sistema de Saúde conveniado com o SUS, o de Sento-Sé era o terceiro melhor...
06 de Sep / 2016 às 07h35
O que é inaceitável aceitar, não é a denuncia em si. É o cometimento de crimes para quem publica difamação, injurias, inverdades e quem as publica. As denunciantes na condição de servidoras públicas podem ser enquadradas no Código Penal sujeita a reclusão, perca do emprego etc. O órgão de comunicação que veicula também responde judicial por infringir a Lei que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet, mesmo que o denunciante esteja identificado.
06 de Sep / 2016 às 17h47
Osiel Amaral, onde já se viu processar alguém por falar a verdade? Conheço gente seriado hospital que aprova as denúncias, mesmo com o erro da força de expressão (“hospital fechado”). O MP/BA pode e deve instaurar inquérito e punir os responsáveis, pois, descaso com hospital é ATENTADO CONTRA A VIDA!
07 de Sep / 2016 às 11h22
Amigo Laurenço. Te admiro ! igualmente, seja coerente. Você acaba afirmando que uma mentira foi admitida. "Hospital Fechado" - e no mesmo instante diz ser verdade. Quanto processar alguem ou qualquer veiculos de comunicação por veicular difamação, calunia, injurias, é só procurar conhecer o Código Penal e a Lei do Marco da Internet. Porém, respeito sua opinião.
08 de Sep / 2016 às 00h49
Reafirmo sim, com toda coerência: O relato feito na denuncia, com exceção do termo “hospital fechado”, é relacionado com as informações que servidores sérios passam e a população em massa reclama
08 de Sep / 2016 às 08h59
Temos outros setores com dos serviços públicos com o mesmo nível de abandono relatado aqui, nesta nota: alunos vão perder o ano letivo; a Secretaria de Agricultura até a geladeira e o bebedouro “carregaram” – não se tem água pra beber e nem o comando do setor; entender que o bem público é propriedade particular virou moda ou cultura quase geral...
08 de Sep / 2016 às 12h14
Lamentável ver um blog deste porte se prestar a divulgar informações, veiculando matéria de conteúdo inverídico, sem ao menos solicitar a veracidade. Servindo de expositor e retransmissor de matérias com conteúdos inverídicos, frutos da politicagem suja e irresponsável. É notório que a Saúde pública no Brasil é deficiente. Em Sento Sé os atendimento de urgência ou ambulatorial são realizados por profissionais habilitados atendendo as necessidades da população.
08 de Sep / 2016 às 15h46
Há muito tempo que o Ministério Público em Sento-Sé é provocado a agir em defesa do funcionamento dos Serviços Públicos, que estão arrasados, abandonados, assim como o nosso hospital. A educação tá tão abandonada que alunos caminham para acabar de perder o seu Ano Letivo. Os outros setores das políticas públicas municipais...