Encantar no atendimento é uma das ferramentas para fidelizar clientes. Esse foi o tema central da palestra "Um show de atendimento", ministrada por Erik Penna na quarta-feira, 31, no auditório do San Marino Hotel, em Paulo Afonso, no norte do estado. O evento reuniu mais de 100 empresários e potenciais empreendedores no terceiro dia da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial na cidade.
Durante a palestra, Penna falou sobre a importância do atendimento para a efetivação da venda e como envolver o cliente para fidelizá-lo. "Não basta ter o melhor produto ou serviço na empresa. O grande diferencial está na excelência que eles são apresentados aos clientes. O atendimento é motor de competitividade", destacou.
Jonatas Nascimento foi um dos participantes da palestra. Ele atua na área de vendas há dois anos, mas descobriu que sempre há algo a mais para aprender. "A palestra foi bem interativa e o palestrante destacou a importância do feedback, de saber ouvir o cliente, saber suas necessidades e cativá-lo, pois, assim, além de ser um comprador fiel, ele será um propagador da empresa".
Palestrante internacional, há mais de dez anos no mercado de treinamentos, Erik Penna já realizou palestras em todos os estados do Brasil, além de passar por países como Estados Unidos e Portugal. Ele se destaca entre os especialistas em motivação e vendas no país.
A programação da Semana Sebrae de Capacitação segue nesta sexta-feira, 2, com a palestra sobre vitrinismo, às 19h, também no San Marino Hotel, localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Paulo Afonso. As vagas são limitadas e as inscrições ainda podem ser feitas no ponto de atendimento do Sebrae na cidade, ou pelo telefone 75 3281-4333.
Fidelização de clientes e formação de preços
Em Juazeiro, tem mais oportunidades para se qualificar nesta sexta-feira, 2. A partir das 19h, no auditório do Grande Hotel, acontecem as palestras "Como atrair, conquistar e manter clientes" e "Diálogo empresarial: Preço de venda e custo".
Nesta semana, os empresários participaram da palestra "Metodologia Sebrae de redução de desperdícios", ministrada por Auxiliadora Costa, que é consultora do Sebrae. Os participantes aprenderam como mudanças no modelo de gestão e comportamento podem ajudar a cortar custos na empresa e ainda fomentar a sustentabilidade.
Segundo Auxiliadora, o objetivo da palestra foi ajudar os empresários a identificar possíveis desperdícios em produtos, energia elétrica, papel, água e tempo de produtividade dos funcionários. "A metodologia do Sebrae é um importante auxílio na crise, ao reduzir custos sem a necessidade de investimentos, somente a partir da mudança comportamental de toda equipe do negócio", afirmou.
A empresária Casterlúcia Evangelista já adota medidas de redução de desperdícios há 26 anos na instituição de ensino que coordena e só colhe bons resultados. "O rascunho sempre foi reutilizado para enviar memorando aos pais dos alunos ou para projetos educacionais. Na estrutura da escola, já implantamos energia solar nos corredores e lâmpadas com sensores de presença. São medidas pontuais, mas que, como explicou a palestrante, fazem toda diferença no fim do mês ".
Semana Sebrae acontece até este sábado, 3, na capital
A segunda edição da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, maior evento da Bahia voltado para os pequenos negócios, acontece até este sábado, dia 3 de setembro. Ao todo, estão disponíveis 30 mil vagas em Salvador e mais 50 cidades baianas. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. Em Salvador, o evento acontece no Fiesta Convention Center e estão disponibilizadas mais de 16 mil vagas. Os eventos custam R$20 ou R$50, além de algumas opções gratuitas.
Ascom/Sebrae-BA
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