Agricultoras e agricultores familiares do Semiárido se reunirão nesta segunda-feira (11), na Orla de Juazeiro (BA), a partir das 16h, no Ato Público “Semiárido contra o Golpe - Nenhum Direito a Menos” para denunciar o golpe que culminou com o afastamento da presidenta Dilma Rousseff (PT) e protestar contra os retrocessos que ameaçam os povos dessa região. Em seguida as/os manifestantes, que defendem a continuidade das políticas sociais e iniciativas de Convivência com o Semiárido, seguem para realizar Ato no município viznho: Petrolina.
O ex-presidente Lula estará presente nas duas cidades, onde mais de 10 mil pessoas são esperadas para reafirmar para todo o país as políticas sociais implementadas nos últimos 13 anos, as quais mudaram a vida de milhares de pessoas no Semiárido. Além disso, o objetivo é denunciar as ameaças que todas estas políticas vêm sofrendo devido a medidas retrógradas, a exemplo da exitnção de ministérios e cortes de orçamentos de programas e projetos essenciais para o povo do Semiárido brasileiro.
Políticas ameaçadas
Hoje no Semiárido um milhão de famílias têm cisterna ao lado de casa para beber e cerca de 120 mil famílias podem produzir alimentos com água armazenada em diversas tecnologias sociais. Uma política, porém, com os dias contados, uma vez que o contrato assinado entre a ASA e o extinto MDS previa a construção de 31.080 cisternas de placas para consumo humano, em nove meses, porém só foram repassados recursos suficientes para 54% da meta. Caso o restante do valor não seja repassado, 14.470 famílias deixarão de ser atendidas com cisternas de água para beber.
O Semiárido concentra mais de 1/3 dos estabelecimentos da agricultura familiar, responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população, contudo políticas voltadas para esse setor sofreram cortes e desmontes em poucos dias do governo interino de Michel Temer (PMDB). Outro retrocesso foi a extinção dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsáveis pelas políticas nas áreas de reforma agrária e segurança alimentar.
Para o coordenador da ASA Pernambuco, Alexandre Henrique Pires, a população do Semiárido brasileiro por séculos foi excluída dos processos de desenvolvimento da região e do país, sendo relegada a uma condição de subdesenvolvimento. “Negar o direito a água e ao que foi construído ao longo desses últimos 16 anos pela ASA como metodologia de trabalho que garante a participação como uma condição indispensável para gerar essas transformações, é antes de tudo querer confinar essa população ao suplicio e à condições subumanas, para as quais não existem mais espaço na sociedade contemporânea”, afirma.
O Ato está sendo organizado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e pela Frente Brasil Popular (FBP) que é formada por partidos de esquerda e movimentos sociais como o MST, MAB, MPA, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Pastoral da Juventude Rural, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Marcha Mundial das Mulheres (MMM).
Ato público “Semiárido contra o Golpe - Nenhum direito a menos”
Segunda-feira, 11/07,
16h, Orla de Juazeiro (BA)
18h, Orla de Petrolina (PE)
ASA – Articulação do Semiárido
13 comentários
08 de Jul / 2016 às 08h57
Essa ASA é uma das ONG que recebia dinheiro do governo petista para articular as "minorias".
08 de Jul / 2016 às 09h03
Os mortadelas voltaram. Mas vão bater com os burros na água.
08 de Jul / 2016 às 09h11
E quem vai defender os direitos dos brasileiros honestos, que foram roubados pelo PT? Só a lava jato mesmo.
08 de Jul / 2016 às 10h26
quem comecou medidas contra o trabalhador foi a dilma! fora temer, e não volta dilma! http://www.jogodopoder.com/blog/politica/governo-dilma-aprova-pacote-de-maldades-contra-o-trabalhador/
08 de Jul / 2016 às 10h58
Sinto muito mas não dá para negar a contribuição do governo Lula e Dilma, as pessoas que se manifestam com ódio e críticas sem fundamento é apenas por não ter argumentos a altura das mudanças que aconteceram em nosso sertão sofrido após o Lula chegar ao poder. O pT teve falhas, claro, não podemos negar. Mas todos tiveram e sem dúvidas mesmo com falhas foi o que mais ajudou a distribuir renda nesse país. E se não fosse esse governo todas as maracutaias até hoje estariam aí encobertas, mas de agora pra frente com certeza a politica desse país vai ser diferente porque graças ao PT, hoje temos doutores de esquerda, engenheiros de esquerda, educadores com nível superior de esquerda e que com certeza independente de governo vão ajudar a construir um país mais justo que não não vai se deixar levar durante 500 anos por uma direita golpista.
08 de Jul / 2016 às 11h00
O governo Golpista Traidor cortou a verba de meus queridos blogues. Odeio ser manipulado pela TV globosta. Gosto dos blogues Geraldo Jose e 247brasil
08 de Jul / 2016 às 13h38
Que golpe? O que o povo Brasileiro sofreu quando teve os cofres da petrobras, correio, bnds, banco do brasil, caixa economica, banco do nordeste, eletro paulo, e outra empresas que o dinheiro foi parar nos cifres do pt, lula e familia e outros corruptos. Isso sim é golpe pois não temos saude, educação, infra estrutura e o desmando que esse desgoverno deichou. Isso que estar prestes a se confirmar com o afastamento definitivo de dimar é a justiça que estar sendo feita. Mais antes tarde do que numca.
08 de Jul / 2016 às 13h46
Estão apelando porque a boquinha acabou. São uns ... que vivem cometendo crime de invasão. Trabalhar que é bom.....
08 de Jul / 2016 às 15h37
Hoje, refletindo sobre esta época, me dei conta de que o Brasil é o único país do mundo que foi governado por um alcoólatra que instituiu uma lei seca; um semi-analfabeto que assinou uma reforma ortográfica; um semi-analfabeto que tem um filho formado em NADA, mas que é um gênio das finanças; um semi-analfabeto que recebeu o título de "doutor honoris causa" de 5 Universidades brasileiras; um semi-analfabeto que cobrava US$ 20.000,00 por palestra (sobre qualquer assunto, a escolher) no exterior, e que teve a cara de pau de pedir a Deus para dar inteligência a Barack Obama, que é formado em Harvard. Considerando o acima exposto e depois de muito refletir - vou apoiar Lula! Afinal, quando olho meu título de eleitor velhinho, coitado, sempre usado desde 1988 e vejo o Lula aliado ao Collor e, pasmem, na defesa da vida ilibada dos Sarneys, e, finalmente, aliado de Malluf, concluo que agora entendo o verdadeiro significado do nome 'ZONA ELEITORAL' escrito nele!"
08 de Jul / 2016 às 17h38
MANIFESTAÇÃO DOS MAMÕES DE TETA QUE PERDERAM A TETA...
08 de Jul / 2016 às 18h47
A ASA é uma articulação das organizações que lutam pela vida digna no semiárido. Os defensores dos latifundiários estão incomodados com as lutas da ASA. Vou participar com todo prazer desse ato pela vida no semiárido.
09 de Jul / 2016 às 01h38
Até quando esses "mortadelas" debocharão das nossas caras? O motivo dessa manifestação têm uma unica finalidade, servir de apêndice para reunir a massa ignorante e iludida pelo falso discurso do que chamam de GOLPE para fazer claque a desavergonhada e fadada ao insucesso candidadura do churrasqueiro a prefeito. A dificuldade em receber o apoio espontâneo de um povo que já se manifesta idgnado diante de tal ousadia, um garçom que aqui chegou há menos de dez anos se achar capacitado para dirigir os destinos de mais de duzentos mil juazeirenses, estão a reunir um conjunto de eventos que vai de inauguração de obras do governo estadual concluídas há mais de um ano até um título votado às pressas para justificar a vinda do chefe da quadrilha dos petralhas. Em outros tempos, diantes de tantos titulos distribuídos a figuras inexpressivas e sem qualquer serviço prestado a comunidade, ele até seria merecedor. Hoje, diante de tudo que o povo brasileiro toma conhecimento dia após dia, ser cidadão da Papuda já compromete até a reputação daquela instituição penal. Os temas eleitos para serem cobrados e colocados sob suspeitas de que serão extintos por essas viciadas entidades que aprenderam nesses ultimos 14 anos viverem penduradas nas tetas do governo federal, enricando os que as dirigem, sempre sob o manto de que tudo é feito voltado para o povo pobre e humilde. Passado a eleição presidencial de 2014 esses programas vêm sendo esvaziados, o chapéu tinha sido colocado pela estúpida gerentona Dilma onde nem os nove dedos do seu criador-mor conseguia alcançar. O desgoverno e a corrupção tinham tirado desse governo embusteiro a capacidade de continuar patrocinando e entregando aos mais necessitados o PROUNI, PRONATEC, SEGURO DESEMPREGO, SEGURO DEFESO, ÁGUA PARA TODOS, LUZ NO CAMPO, MCMV e até o BOLSA FAMÍLIA. Nem as famosas PEDALADAS conseguiram reunir o oxigênio necessário para salvar aquilo que já tinham perdido. Essa transferência de competências deve com certeza acabar, o governo deve sim tomar o seu papel de protagonista e fortalecer os organismos oficiais a exemplo da CODEVASF, DNOCS, INCRA, SUDENE, MDA, FUNASA, ETC. e por fim essa farra com o dinheiro público onde o pão com mortadela, bebida, camisa, boné e transportes de luxo servem de instrumentos para mobilizar e mostrar essa fantasiosa liderança desses falsos profetas. Aproveitem bem esse 11 de julho e construam essa falsa e mentirosa liderança do vaqueiro, do garçom e desses falsos comunistas de boutique pois, outubro está bem ali e o povo de Juazeiro irá definitivamente fazer cair a lona desse circo que se instalou há oito anos e quase destruiu a nossa cidade. Não substimem a inteligência do nosso povo, a nossa resposta será implacável.
09 de Jul / 2016 às 22h59
Muito Bem PETIT FINALE. Admiro sua lucidez. Ótimo desabafo e texto. Diferente e muitpo de outros e outras idiotas que escrevem besteiras sobre os corruPTos, o bilionário Lula, a bipolar Dilma e outros. Parabéns