Em uma conversa com o presidente interino Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, cobrou a volta do Ministério da Cultura. No novo governo, a pasta foi transformada numa secretaria nacional ligada ao Ministério da Educação. Ao declarar que na política erros devem ser corrigidos rapidamente, Renan Calheiros disse que Temer se comprometeu em analisar a proposta.
Para o presidente do Senado, o Ministério da Cultura não pode ser visto apenas do ponto de vista contábil e orçamentário. "Acho que essa transformação do ponto de vista da sociedade pode significar um retrocesso. E antes que signifique um retrocesso, é fundamental a recriação desse Ministério. Podemos recriá-lo por ocasião da tramitação da medida provisória. Eu me comprometo, disse ao presidente, a conduzir esse processo como presidente do Congresso Nacional" declarou Renan.
O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, já apresentou uma emenda à Medida Provisória que trata da reforma administrativa de Temer para recriar o Ministério da Cultura. "A emenda mantém as estruturas do Ministério da Cultura. E rejeita a extinção das estruturas do MinC. A proposta do presidente Temer vai na contramão de tudo" disse o senador.
O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira do Ceará, afirmou que a volta do Ministério da Cultura poderá ser inclusive uma decisão de Temer. Caso contrário, o próprio Congresso Nacional resolverá. "Pode ser uma iniciativa do presidente Temer e pode ser iniciativa de emenda à Medida Provisória do Congresso Nacional. Óbvio que faremos isso comunicando o presidente ou combinando com o presidente" deaclrou Eunício.
O Ministério da Cultura foi criado em 1985 e cinco anos depois transformado em secretaria vinculada à Presidência da República. Em 1992, voltou a ser Ministério. O orçamento da pasta deste ano é de R$ 2,6 bilhões.
Agência Senado
4 comentários
18 de May / 2016 às 22h00
QUER DE VOLTA O CABIDE DE EMPREGOS É ? VA CANTAR EM OUTRA FREGUESIA !...
18 de May / 2016 às 23h43
O Presidente Michel Temer está mais atrapalhado do que barata dentro de galinheiro. Basta ver o líder do Governo que o Geddel escolheu para a Câmara dos Deputados, não agradou a quase ninguém dos parlamentares, pois o dito cujo é ligado a Eduardo Cunha, assim como Valdir Maranhão.
19 de May / 2016 às 20h03
Esse ministério da Cultura só favorece os grandes Artistas, Luan Santana, Cláudio Leite, Caetano Veloso, Gilberto Gil...Agora eu pergunto ver se algum dos nossos Artistas regionais já foram agraciados pelo ministério da Cultura temos ak em nossa região grandes Artistas...Geraldo Pontes, Fabrício fatel, Devilles, Alan Cleber procurem saber se algum projeto deles já foram aprovados não foram porque só favorece os que já são ricos!!!
20 de May / 2016 às 20h27
balança que o filho é teu. é vem mais por aí