Presidente do Senado cobra recriação do Ministério da Cultura

18 de May / 2016 às 21h38 | Política

Em uma conversa com o presidente interino Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, cobrou a volta do Ministério da Cultura. No novo governo, a pasta foi transformada numa secretaria nacional ligada ao Ministério da Educação. Ao declarar que na política erros devem ser corrigidos rapidamente, Renan Calheiros disse que Temer se comprometeu em analisar a proposta.

Para o presidente do Senado, o Ministério da Cultura não pode ser visto apenas do ponto de vista contábil e orçamentário. "Acho que essa transformação do ponto de vista da sociedade pode significar um retrocesso. E antes que signifique um retrocesso, é fundamental a recriação desse Ministério. Podemos recriá-lo por ocasião da tramitação da medida provisória. Eu me comprometo, disse ao presidente, a conduzir esse processo como presidente do Congresso Nacional" declarou Renan.

O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, já apresentou uma emenda à Medida Provisória que trata da reforma administrativa de Temer para recriar o Ministério da Cultura. "A emenda mantém as estruturas do Ministério da Cultura. E rejeita a extinção das estruturas do MinC. A proposta do presidente Temer vai na contramão de tudo" disse o senador.

O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira do Ceará, afirmou que a volta do Ministério da Cultura poderá ser inclusive uma decisão de Temer. Caso contrário, o próprio Congresso Nacional resolverá. "Pode ser uma iniciativa do presidente Temer e pode ser iniciativa de emenda à Medida Provisória do Congresso Nacional. Óbvio que faremos isso comunicando o presidente ou combinando com o presidente" deaclrou Eunício.

O Ministério da Cultura foi criado em 1985 e cinco anos depois transformado em secretaria vinculada à Presidência da República. Em 1992, voltou a ser Ministério. O orçamento da pasta deste ano é de R$ 2,6 bilhões.

Agência Senado

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.