Contribuintes tem até o dia 09 de maio de 2016 para realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2016 sem juros e com desconto de 30%. Os descontos serão dados aos contribuintes que estiverem em dia com o pagamento do IPTU do ano passado. Os boletos para pagamento estão sendo entregues nas residências dos contribuintes e aqueles que não receberem podem imprimi-los no site da Prefeitura Municipal de Juazeiro através do link www.juazeiro.ba.gov.br.
Para o exercício de 2016, o município espera arrecadar R$ 4 milhões. “Nossas arrecadações melhoraram e esperamos que melhorem ainda mais este ano com a campanha que vamos fazer. Do imposto arrecadado 25% do valor é destinado para educação, 15% para a saúde e os 60% para demais trabalhos de infraestrutura. Muitas obras de pavimentação feitas em 2015 sempre tiveram a contrapartida do município”, afirmou o secretário da Fazenda de Juazeiro, Raimundo Francisco Filho, em entrevista ao programa Geraldo José desta quinta-feira (07).
Caso o contribuinte não possa pagar o IPTU em cota única, o valor poderá ser parcelado em até oito vezes, devendo o contribuinte imprimir os boletos na internet ou se dirigir ao SAM – Serviço de Atendimento Municipal. Os contribuintes com renda familiar não superior a um salário mínimo e com área construída até 80 metros quadrados estão isentos de pagar o imposto, mas precisam solicitar o requerimento até 30 de outubro deste ano.
O não pagamento do IPTU acarreta multa, juros, atualização monetária, inscrição no cadastro de inadimplentes da Prefeitura, inscrição na Dívida Ativa, instauração de processo de execução fiscal, o imóvel pode ser penhorado e, em casos mais graves, levado a leilão para satisfação do crédito tributário, e o proprietário pode perder o seu imóvel.
Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
4 comentários
08 de Apr / 2016 às 08h10
Existe diversas residencias em Juazeiro que não estão regularizadas, não têm escritura, as ruas não têm infraestrutura alguma e que infelizmente a prefeitura não têm um projeto de médio e longo prazo prevendo a regularização destas, pelo contrário; ficam nesse joguinho de curto prazo na esperança de boa arrecadação por parte do pseudo bom contribuinte. Juazeiro necessita de bons projetos, não importa em que administração os frutos venham amadurecer, para min bons projetos só acontece se for do médio a longo prazo, ademais é tapiação, é conversa de politiqueiro, é paliativo.
08 de Apr / 2016 às 09h38
Como pagar IPTU quando a própria rua que reside não tem calçamento, endereço, cep... Ao invés da Prefeitura se preocupar com os impostos e e não pagamento destes na vida do cidadão, poderia se preocupação com a falta de estrutura mínima da pavimentação, iluminação das vias públicas. Pagar imposto tem ter o serviço é um assalto ao bolso do cidadão.
08 de Apr / 2016 às 12h28
Esse IPTU é uma piada não vejo motivo pra pagar esse imposto pois aqui no bairro São Geraldo onde moro ta abandonado as ruas sujas tem anos que passou o pessoal da limpeza e estamos à míngua a ordem é não pagar e vou fazer campanha pra não pagar esse imposto que não trás nenhum benefício pra nosso bairro...
09 de Apr / 2016 às 19h06
Acho q a partir desse ano .... só a área central deveria pagar IPTU!! Pois os nossos Bairros estão abandonados, e nada fazem. Então porque esse pagamento q nois não vemos onde entra esse dinheiro.