Gilberto Santana
Meus amigos, há dois mil anos, Pôncio Pilatos, representante do Império Romano na Judeia, colocou, a uma multidão de gente apinhada junto ao seu palácio para assistir ao desenrolar do processo iniciado com a prisão do Messias, o povo se pronunciou democraticamente sobre a libertação de um de dois presos: Jesus, o Divino Rabi da Galileia, o profeta pregador do amor, que socorrera tanta gente com os seus milagres, e o assassino Barrabás. O povo, manipulado pelo poder político e religioso, optou por Barrabás, esse mesmo povo que dias antes tinha recebido Jesus triunfalmente em Jerusalém.
Nesta Semana Santa, com a crise e a divisão em que nos encontramos, cenário de ofensas coletivas que atingem nossa espiritualidade, gostaria de me referir a figura de Barrabás, cujo nome verdadeiro era Jesus Barrabás, rodeado e contextualizado para se entender nossa crise do Brasil e o uso que se faz da tal opinião pública – opinião publicada – como é a da rede Globo e o que o povo faz com as “informações” e manipulações.
Barrabás era parte das peças do império romano, que cruel e opressoramente dominava a Palestina no século I quando Jesus Cristo foi preso, julgado num tribunal eivado de corrupção e viciado pelos interesses manipuladores de Roma.
Condenado numa armação entre sacerdotes, teólogos e o senado. Todos nas mãos do poderoso império, Jesus levado a Pilatos enfrentou um teatro de horror no qual sua vida, sua missão e a justiça foram jogadas no lixo em troca de Barrabás, que foi solto aos gritos de pseudo pressão de uma plateia rancorosa, atiçada para pedir que o messias fosse crucificado.
Pôncio Pilatos se sentiu pressionado a crucificar Jesus e libertar o prisioneiro Barrabás.
O grande poder romano, foi sacudido diante do Jesus justo, de passado limpo, de comprometimento com o Reino que pregava anunciando justiça para todos, pão para os que tinham fome, consolo para os que choravam, liberdade para os presos, libertação para as mulheres vítimas do machismo e dos preconceitos.
O povo enlouquecido, como hoje, gritava: “crucifica-o! crucifica-o! crucifica-o!” Sim, o povo sedento de sangue, formado pela multidão que se espremia no pátio do palácio, pediu a morte de Jesus.
Me considero deslumbrado pelo povo, mais ainda pela classe trabalhadora, sou sindicalista. Essa opção de amar o povo está tanto em Jesus quanto em Marx.
Mas foi o povo que pediu ao Estado farsante e imperial, com reforço da religião, para matar Jesus.
Estranho, os mesmos que festejaram há poucos dias quando Jesus entrara em Jerusalém: “Bendito o filho da Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor”. Foram os mesmos presentes no pátio de Pilatos, como massa de manobra da farsa montada como julgamento, gritaram: crucifica, mata, elimina, fora com ele, mete-o na cruz, solta Barrabás! Quais foram as causas do erro que levou a massa ao delírio hostil contra Jesus?
Marcos, o evangelista, conta: “De manhã, os chefes dos sacerdotes, com os anciãos, os doutores da lei e todo o Sinédrio, prepararam um conselho. Amarraram Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos… E os chefes dos sacerdotes faziam muitas acusações contra Jesus” (Mc 15, 1-3). Mais adiante, Marcos fulmina indicando mais uma causa do erro da multidão: “… os chefes dos sacerdotes atiçaram a multidão para que Pilatos soltasse Barrabás” (15, 11). Mateus conta que “os chefes dos sacerdotes e os anciãos convenceram a multidão para que pedissem Barrabás, e que fizessem Jesus morrer” (Mt 27, 20). E mais: “O povo todo respondeu: que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos” (25).
Toda a obra de Jesus não fora suficiente para libertar o povo do massacre estrutural sob o qual sempre sofreu, como diz o velho Marx, às vezes o explorado pensa com a cabeça do explorador, é assim que o ódio é terceirizado.
A classe dominante, a elite, os chefes, os líderes, os juízes, as autoridades, manipularam e inventaram fatos e notícias para “convencer” o povo.
Os Senhores da “neo casa grande” montam tribunais com provas falsas e inventam acusações, diante da massa que, confusa e ensandecida grita aos prantos pedindo sangue do justo.
A história segue, nossa jovem democracia caminha... Porém o combate ao amor, a verdade e a justiça que Jesus ensinou e viveu, continua.
Façamos a páscoa: passagem do ódio para o amor. Amai-vos uns aos outros e não armai-vos uns contra os outros.
O AMOR VENCE TUDO!
15 comentários
25 de Mar / 2016 às 08h14
Mesmo não concordando com certas colocações da imprensa, tenho que concordar que hoje no comando das forças politicas, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, ministros, senadores e presidenta, todos, todos só olham para si, e família é claro, na grande maioria, e bota grande nisso, corruptos e o pior o povo os defende, pois assim defendem os seus interesses financeiro, tenho esperança que um dia o povo Brasileiro aprende a votar sem vender o voto, os que ai estão não merecem voltar, todos filhos do patrão e os que "defendem o povo", doidos pra ser filho. Todos os Ps tem corruptos e todos tem que ser presos, os Lulas e os Aécios, os Henriques os Collos, os Sarneis e os Malufes, devemos ser Brasil e vamos mudar o BRASIL, sem ter que alugar ou vende-lo...
25 de Mar / 2016 às 10h54
Muito bom o seu texto companheiro Gilberto. Extremamente oportuno em detrimento a crise atual que vive o nosso Brasil e não menos, o sofrimento em que passa a humanidade, num mundo de muitas INJUSTIÇAS e INTOLERÂNCIAS, e uma total falta de COMPAIXÃO e AMOR para com o próximo. Boa Páscoa!!!
25 de Mar / 2016 às 11h04
Defender uma ideologia política de um grupo que vc pertence tudo bem. Comparar Lula com JESUS, ultrapassa o senso do ridículo. Não existe mais argumentos para defesa ?
25 de Mar / 2016 às 11h07
Defender uma ideologia política de um grupo que vc pertence tudo bem. Comparar Lula com JESUS, ultrapassa o senso do ridículo. Não existe mais argumentos para defesa ?
25 de Mar / 2016 às 11h34
A PÁSCOA É UM MOMENTO PROPÍCIO PARA A COMUNIDADE CATÓLICA DEPARAR-SE COM MILHARES DE SATANÁZES PREGANDO QUARESMA, ESSE É MAIS UMA BLASFÊMIA AO TENTAR ESTABELECER UMA ANALOGIA ENTRE A VIA CRÚCIS DE JESUS CRISTO E O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO QUE O POVO BRASILEIRO TOMA CONHECIMENTO PERPETRADO PELOS SEUS ÍDOLOS LULA, DILMA E A QUADRILHA DE PETRALHAS E AGREGADOS. PREGA O AMOR E A HARMONIA E NO PARÁGRAFO ANTERIOR SEGREGA OS SEUS "IRMÃOS" POR CLASSES SOCIAIS, INSTITUIÇÕES OU CATEGORIAS POR SE COLOCAREM CONTRA ESSA FARSA DE UM GOVERNO QUE DIZIA TRABALHAR PARA OS MAIS POBRES E ROUBA BILHÕES DE REAIS DAS EMPRESAS PÚBLICAS. A SATISFAÇÃO EM LER O ESPERNEIO DESSE PARASITA QUE SE APRESENTA COMO SINDICALISTA, O QUE NÃO É PROFISSÃO MAS UM RECURSO QUE ESQUERDISTAS DA SUA MARCA USAM PARA VIVER DE SOMBRA E ÁGUA FRESCA. IMPEACHMENTAR COLLOR, QUE HOJE É ALIADO, POR REFORMAR A CASA DA DINDA E COMPRAR UMA FIAT ELBA FOI DEMOCRÁTICO E LEGAL E CASSAR O MANDATO DE UMA PRESIDENTE QUE COMETEU CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL E COLOCAR NA CADEIA UM EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE CHEGOU AO PODER COMO UM EXEMPLO DE RETIRANTE NORDESTINO, METALÚRGICO E SINDICALISTA E UMA DÉCADA DEPOIS A SOCIEDADE DESCOBRE QUE ELE E A FAMÍLIA SÃO MILIONÁRIOS E COMO TODO LADRÃO COMUM PECOU NOS DETALHES E FOI DESCOBERTO COM UM APARTAMENTO TRIPLEX NA PRAIA E UM BELO SITIO NO CAMPO PATROCINADO POR "AMIGOS" GENEROSOS E EMPREITEIROS ENVOLVIDOS COM OS ESQUEMAS DE ROUBO NAS EMPRESAS DO GOVERNO AÍ ESTÁ EM RISCO O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E AS "ELITES" E A IMPRENSA INDUZEM O POVO PARA PROMOVEREM UM GOLPE. O SEU CHORORÔ É O MESMO DE MILHARES DE PELEGOS ESPALHADOS POR ESSE BRASIL AFORA, O FIM DA FARSA ESTÁ PRÓXIMA E O POVO BRASILEIRO VOLTARÁ A SER FELIZ SEM O JULGO DA ENGANAÇÃO DA BANDEIRA VERMELHA E DA ESTRELA BRANCA. APROVEITE ESSE SEU MODELITO DE CANTOR DE GAFIEIRA E COMECE A PENSAR NUMA NOVA TROUXA DE LAVAR ROUPA POIS COMO DISSE, A VIDA SEGUE.
25 de Mar / 2016 às 13h55
Nesta época de Páscoa também lembro de Judas, que vendeu o povo por um Triplex - Ôpa, desculpe, confundi as histórias. Mas seguindo: Da mesma maneira alguns ParTidos PolíTicos estão agindo assim, como está escrito na Bíblia. E como sempre, quem vai pro inferno é o povo. Mas cá entre nós, é estranho ler um comunista falando em DEUS.
25 de Mar / 2016 às 14h23
Nao é de bom alvitre, confundir religiao com política, Jesus nao merece ser comparado com certas personagens do meio político que se locupletam com os recursos do erário!
25 de Mar / 2016 às 14h45
Seu Gilberto Tava na cara que esse negócio de cientista político e espírita não daria certo. Jesus, Marx e evangelho num mesmo escrito, é surreal. Da próxima vez que sair do transe, releia com alteridade o que escreveu antes de publicar. Temos também na vida real, não só em Jorge Amado, muito Exu brincalhão fazendo-se passar por Ogum.
25 de Mar / 2016 às 15h55
Não tem nada que prove contra o Lula. 2 pedalinhos e uma canoa de aluminio não e nada para um pobre. Vou votar em LULA 2018. A maioria que eh contra Dilma ta respondendo a processos penais. Cunha eh réu, 500 milhões na Suíça. Coxinhas = miserável= malvados= ilegalidade= golpe= demagogo= coisa ruim= sem cérebro
25 de Mar / 2016 às 21h18
Cuidado com o coração!!
25 de Mar / 2016 às 21h42
Gilberto Santana, Paz e bem! Há tempos não lia um artigo em plena Semana "Santa", tão equilibrado e oportuno. A Plutocracia Sádica Escravagista e corrupta quer tirar Lula do páreo de qualquer jeito, seja com um pedalinho ou um pedalão. Retira o Lula porque ele não pode voltar para tirar 40 milhões da extrema miséria, colocar filhos de empregada na faculdade. Devem destituir a Presidenta Dilma porque criou o BRICS e o FMI agora não pode mais massacrar a população do Brasil. Devem acabar com o PT, afinal o PT foi quem criou a corrupção ...... risos Até o bandido ANTONIO CARLOS MAGALHÃES tremeu no túmulo qdo disseram que o PT criou a corrupção. Dos 65 deputados na Comissão do Crime na Câmara, 37 são indiciados pelo STF, mas ninguém vai preso porque tb não interessa a justiça prendê-lo. Não são do PT e são verdadeiros bandidos. A CRIMINOSA GLOBO está tremendo de medo, afinal os milhões de vermelho todos os dias batem em sua porta e dizem: "quem não pode com formiga, não atiça formigueiro". Parabéns pelo artigo e #TamoJuntos #Lula2018 #NãoVaiTerGolpe Maria Luzia Fonseca - sertaneja e ribeirinha
25 de Mar / 2016 às 21h56
Luladrão na Papuda 2018: Vamos deixar algumas coisas claras? Para todo vermelho entender!!! 1- Quem está conduzindo a Lava-Jato não é o PSDB, o Aécio ou o Fernando Henrique: É o Ministério Público e a Polícia Federal (e tudo observando as instâncias constitucionais até a chancela definitiva do STF - cuja quase totalidade dos juízes foi indicada pelo PT). 2- Quem está fazendo acusações e dando subsídios para as investigações não é o DEM, a Globo nem a CIA: quem está entregando a gangue são os antigos comparsas dos delinquentes. 3- Quem vai levar Lula pra cadeia (e quiçá boa parte de sua família) não é a Veja, o Danilo Gentili nem o Bolsonaro: Lula irá pro xilindró por ter infringido vários artigos do Código Penal Brasileiro (e ter se achado mais esperto do que de fato é). 4- Quem irá catapultar Dilma da presidência da República não serão os coxinhas, os fascistas nem as Forças Armadas: essa senhora será destituída do cargo pelo rigor da Lei e pela esmagadora maioria de brasileiros que não compactuam com a bandalheira. Portanto, peço que não cabe mais a palavra "golpe" para justificar as ações do Ministério Público. E, se depois de tudo isso transcorrido, você ainda achar que deve mergulhar nosso país em uma batalha campal... Bom, aí o golpista é você!
26 de Mar / 2016 às 14h33
O listão da Odebrecht não continha os nomes de Lula e Dilma, por isso foi obrigado a ser colocado sob sigilo. Os figurões fascistas, golpistas da Direita são eternamente blindados. MP PF e STF não têm nenhuma pressa em investigá-los, denunciá-los e prendê-los, afinal eles não se encaixam nos quatro pppp: Pretos, Pobres, Prostitutas e PETISTAS. O STF que está aí é o mesmo que mandou Olga Benário grávida para a CÂmera de gás de Hitler. É o mesmo que concebeu HC a Daniel Dantas (o operador bilionário de FHC), é o mesmo que concebeu HC ao médico estuprador de SP, mas Aécio já foi delatado cinco vezes mas o STF não sabe quem é este moço. http://www.conversaafiada.com.br/brasil/pegaram-o-geraldinho-com-a-mao-na-botija http://www.conversaafiada.com.br/brasil/pegaram-o-geraldinho-com-a-mao-na-botija
26 de Mar / 2016 às 14h34
O listão da Odebrecht não continha os nomes de Lula e Dilma, por isso foi obrigado a ser colocado sob sigilo. Os figurões fascistas, golpistas da Direita são eternamente blindados. MP PF e STF não têm nenhuma pressa em investigá-los, denunciá-los e prendê-los, afinal eles não se encaixam nos quatro pppp: Pretos, Pobres, Prostitutas e PETISTAS. O STF que está aí é o mesmo que mandou Olga Benário grávida para a CÂmera de gás de Hitler. É o mesmo que concebeu HC a Daniel Dantas (o operador bilionário de FHC), é o mesmo que concebeu HC ao médico estuprador de SP, mas Aécio já foi delatado cinco vezes mas o STF não sabe quem é este moço. http://www.conversaafiada.com.br/brasil/pegaram-o-geraldinho-com-a-mao-na-botija http://www.conversaafiada.com.br/brasil/pegaram-o-geraldinho-com-a-mao-na-botija
26 de Mar / 2016 às 14h35
O listão da Odebrecht não continha os nomes de Lula e Dilma, por isso foi obrigado a ser colocado sob sigilo. Os figurões fascistas, golpistas da Direita são eternamente blindados. MP PF e STF não têm nenhuma pressa em investigá-los, denunciá-los e prendê-los, afinal eles não se encaixam nos quatro pppp: Pretos, Pobres, Prostitutas e PETISTAS. O STF que está aí é o mesmo que mandou Olga Benário grávida para a CÂmera de gás de Hitler. É o mesmo que concebeu HC a Daniel Dantas (o operador bilionário de FHC), é o mesmo que concebeu HC ao médico estuprador de SP, mas Aécio já foi delatado cinco vezes mas o STF não sabe quem é este moço. http://www.conversaafiada.com.br/brasil/pegaram-o-geraldinho-com-a-mao-na-botija http://www.conversaafiada.com.br/brasil/pegaram-o-geraldinho-com-a-mao-na-botija