Cerca de 100 pessoas, entre militares da Marinha e Agentes de Endemias do município de Juazeiro estiveram nas ruas do bairro Dom José Rodrigues no último sábado (13) na Mega Operação todos contra o mosquito Aedes Aegypti. Mais de mil casas do bairro foram visitadas. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde do Estado e Governo Federal.
As famílias visitadas receberam orientações para que recolham todo tipo de lixo inservíveis da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de Aedes aegypti. As equipes do SAAE e da SESP também estiveram na comunidade drenando águas da chuva e recolhendo todo o lixo do bairro.
A dona de casa, Maria José Pereira, de 51 anos, aprovou a iniciativa e disse estar atenta nas dicas para eliminar os focos do mosquito. "Muito boa à ação no bairro, espero que a comunidade faça sua parte para eliminar de vez essa doença da nossa cidade", disse a comunitária.
A estudante Amanda Ferreira, de 17 anos também avaliou a ação de forma positiva. "Foi uma ótima ideia juntar os agentes e as forças armadas no combate a dengue, dessa forma vamos acabar com esse mosquito que tem causado muitas doenças no Brasil", disse a jovem.
"Precisamos da ajuda de todos. A comunidade precisa está envolvida para evitarmos as consequências graves das doenças transmitidas pelo mosquito, como a microcefalia", disse a Coordenadora do setor de Endemias, Núbia Almeida.
O Agente da Capitania dos Portos, Capitão Tenente Rafael Sanctos, considerou o momento importantíssimo para o combate coletivo ao mosquito. "Temos um único objetivo, eliminar ao máximos os focos do mosquito Aedes nos bairros de Juazeiro. Viemos para somar com as equipes do município e trabalhar em prol da saúde da população", destacou o militar.
Durante a ação, cerca de 920 imóveis foram informados, 600 imóveis foram trabalhados e 321 imóveis estavam fechados. Em 600 casas do bairro foram encontrados nove focos do mosquito. Até o dia 20 de fevereiro a Mega Operação irá atender outros bairros de Juazeiro.
Estiveram presentes na ação, o representante da Secretaria da Saúde Estadual, Cássio Garcia, o deputado Estadual, Crisóstomo Lima (Zó), o representante do Governo Federal Emanuel Moraes, o Presidente da Câmara, Damião Medrado, o Assessor de Relações Institucionais do município Pedro Alcântara, além dos parceiros como Rotary Club, Univasf, IFBA, equipe da Secretaria Municipal de Saúde e comunidade.
Acompanhe os próximos bairros que receberão a Mega Operação no combate ao mosquito:
15/02/2016
Tabuleiro
16/02/2016
Itaberaba
17/02/2016
Argemiro/Malhada da Areia/ Piranga I e Piranga II
18/02/2016
Novo Encontro/ Coreia/ São Geraldo
19/02/2016
Maringá/ Penha/ Pedra do Lord/Quidé
20/02/2016
Distrito de Pinhões
Ascom/Juazeiro
4 comentários
15 de Feb / 2016 às 15h36
Espero que nas próximas MEGA OPERAÇÕES, seja mais organizada, que todas as equipes e programas trabalhem, que as comunidades participe e principalmente a turma do NECON não vão só desfilar.
15 de Feb / 2016 às 19h57
CONCORDO PLENAMENTE COM O COLEGA TEM MUITOS QUE SÃO SOFREDORES IGUAL A TODOS E SI FAZEM DE BESTA OU QUEREM SI APARECER PARA QUERER TIRAR ALGUM PROVEITO,NA VERDADE OUVE UMA DESORGANIZAÇÃO POR PARTE DA CÚPULA QUE SÓ ESTAVA VISANDO ESTAR NO MEIO DA POLITICAGEM PODEM APOSTAR SENHORES DA NOSSA JUAZEIRO!!!!!
16 de Feb / 2016 às 06h20
Na verdade foi um trabalho seboso, foi bom para os manequins de plantões que tiraram várias fotos. Trabalho que é bom nada
16 de Feb / 2016 às 15h07
Que vergonha para o nosso país. Os políticos pegando carona com as instituições mais confiáveis da população brasileira para aparecerem bem na foto.