Nota de Esclarecimento/Secretaria de Educação
Ascom/PMJ
A Secretaria de Educação e Esporte - SEDUC informa à população que tem sido grande a procura por vagas na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. Em algumas delas, filas foram formadas no final de semana por pais ansiosos por vagas em creches e escolas de Ensino Fundamental para os seus filhos.
Em virtude disso, alguns esclarecimentos se fazem necessários:
- Desde 2009, foi ampliada a oferta de vagas na Educação Infantil de 3 mil para 9 mil crianças matriculadas. 16 novas creches foram inauguradas. Já superamos a casa dos 91% de atendimento ao público de 4 e 5 anos, colocando Juazeiro entre as cidades com maior percentual de atendimento. Este ano, pelo menos três novas grandes creches serão inauguradas, ampliando ainda mais o número de crianças matriculadas.
- Na Escola de Tempo Integral, por motivos óbvios, há uma demanda maior que a oferta. Inauguramos a primeira unidade neste formato, mas planejamos para ainda este ano a entrega de mais uma unidade de Tempo Integral. Na Rede, porém, através do ‘Mais Educação’, já atendemos a mais de 10 mil crianças com oferta de Educação Integral. 48 unidades ofertam o programa;
- Em alguns bairros, há também a intensa procura por escolas específicas. Elas se destacam pela estrutura física, estão climatizadas e requalificadas e, em razão disto, atraem com mais intensidade o interesse da população. No entanto, outras escolas próxima também estão aptas a receberem os alunos.
No bairro Argemiro e adjacências, por exemplo, além da Escola Argemiro José da Cruz, temos as opções da Escola Helena Araújo (que está sendo reformada e climatizada) e do CAIC, que receberá melhorias programadas para este ano. Todos os profissionais da Rede passam pelo mesmo programa de formação continuada e estão habilitados ao melhor trabalho com nosso alunado em todas as unidades.
Entendemos o anseio dos pais, mas não podemos superlotar turmas em unidades pontuais, tendo a oferta de vagas nas escolas vizinhas. Isto comprometeria nossa busca por avanços na qualidade da Educação Pública.
Em caso de não conseguir atender toda a demanda, as escolas estão orientadas a receberem os pedidos e encaminharem para a Secretaria Municipal de Educação. Aqui adotaremos providências para que estes alunos sejam matriculados nas demais unidades, observando o princípio de maior proximidade com a residência dos mesmos. Portanto, ressaltamos que não há necessidade de a população formar filas em busca de vagas.
3 comentários
04 de Jan / 2016 às 16h55
OS ELOGIOS QUE O ESCRITOR E PROFESSOR OTONIEL GONDIM FEZ EM UM PROGRAMA DE UMA RÁDIO LOCAL AO TRABALHO DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE CLÉRISTON ANDRADE NÃO PREVIU ISSO , NÉ? COMO TANTOS AVANÇOS E EXISTIR ESSE CASTIGO PARA PAIS DE ALUNOS FAZEREM SERÃO PARA ACHAREM VAGAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS? PROFESSOR OTONIEL GONDIM, COMO PROFESSOR E DOS MELHORES QUE TIVE, D~E SUGESTÕES, ENTÃO. FALAR NISSO, AMIGO OTONIEL , O SEU LIVOR DE CONTOS SERÁ LANÇADO QUANDO? SUCESSO, AMIGO!
04 de Jan / 2016 às 18h49
Isso tem pessoas que culpa a prefeitura pelas filas. Errado a prefeitura nao proibi as pessoas.
04 de Jan / 2016 às 22h31
educacao em juazeiro vai bem? parabens isaac com essas creches de primeiro mundo as pessoas ficam tranquila para trab numa boa? as filas sao grandes varias pessoas tirando filhos de escolas e colocando nas creches. isso acarreta filas nao desculpa nao. todo mundo tem direito a educacao e prefeito issac saber disso um grande prefeito isaac.