SEDUC EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE AS FILAS PARA MATRÍCULA NA REDE MUNICIPAL

04 de Jan / 2016 às 15h30 | Informativos

Nota de Esclarecimento/Secretaria de Educação

Ascom/PMJ 

A Secretaria de Educação e Esporte - SEDUC informa à população que tem sido grande a procura por vagas na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. Em algumas delas, filas foram formadas no final de semana por pais ansiosos por vagas em creches e escolas de Ensino Fundamental para os seus filhos.

Em virtude disso, alguns esclarecimentos se fazem necessários:

- Desde 2009, foi ampliada a oferta de vagas na Educação Infantil de 3 mil para 9 mil crianças matriculadas. 16 novas creches foram inauguradas. Já superamos a casa dos 91% de atendimento ao público de 4 e 5 anos, colocando Juazeiro entre as cidades com maior percentual de atendimento. Este ano, pelo menos três novas grandes creches serão inauguradas, ampliando ainda mais o número de crianças matriculadas.

- Na Escola de Tempo Integral, por motivos óbvios, há uma demanda maior que a oferta. Inauguramos a primeira unidade neste formato, mas planejamos para ainda este ano a entrega de mais uma unidade de Tempo Integral. Na Rede, porém, através do ‘Mais Educação’, já atendemos a mais de 10 mil crianças com oferta de Educação Integral. 48 unidades ofertam o programa;

- Em alguns bairros, há também a intensa procura por escolas específicas. Elas se destacam pela estrutura física, estão climatizadas e requalificadas e, em razão disto, atraem com mais intensidade o interesse da população. No entanto, outras escolas próxima também estão aptas a receberem os alunos.

No bairro Argemiro e adjacências, por exemplo, além da Escola Argemiro José da Cruz, temos as opções da Escola Helena Araújo (que está sendo reformada e climatizada) e do CAIC, que receberá melhorias programadas para este ano. Todos os profissionais da Rede passam pelo mesmo programa de formação continuada e estão habilitados ao melhor trabalho com nosso alunado em todas as unidades. 

Entendemos o anseio dos pais, mas não podemos superlotar turmas em unidades pontuais, tendo a oferta de vagas nas escolas vizinhas. Isto comprometeria nossa busca por avanços na qualidade da Educação Pública. 

Em caso de não conseguir atender toda a demanda, as escolas estão orientadas a receberem os pedidos e encaminharem para a Secretaria Municipal de Educação. Aqui adotaremos providências para que estes alunos sejam matriculados nas demais unidades, observando o princípio de maior proximidade com a residência dos mesmos. Portanto, ressaltamos que não há necessidade de a população formar filas em busca de vagas.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.