Vereador que jogou dinheiro pela janela também apagava mensagens com a quadrilha, diz PF

Print de email apagado por Francisco Nascimento e recuperado pela PF

A Polícia Federal descobriu que o vereador que jogou uma sacola de dinheiro pela janela antes de ser preso, na última semana, tentou esconder mais coisas.

Além da sacola com mais de R$ 220 mil em dinheiro vivo, o vereador Francisco Nascimento, de Campo Formoso (BA), também tentou esconder mensagens enviadas à quadrilha.

Assim como no caso do dinheiro, de nada adiantou. A PF descobriu a tentativa e recuperou o arquivo apagado.

Francisco Nascimento é primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) – Elmar não foi alvo da operação. O vereador foi um dos presos por suspeita de envolvimento no desvio de R$ 1,4 bilhão em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

No relatório das investigações e que gerou a prisão dele, a PF descobriu que ele apagou um arquivo enviado a outro investigado, Alex Parente.

A mensagem, do dia 20 de dezembro de 2023, continha um arquivo também deletado pelo vereador e recuperado pelos policiais.

“O arquivo apagado, uma imagem, pode ser recuperado na conversa entre Alex Parente e Lucas Lobão, uma vez que fora reencaminhado para este [Lucas Lobão]”, diz o documento a que o blog teve acesso.


“Trata se de um e-mail de circulação interna da prefeitura de Campo Formoso/BA” relacionado a um edital de concorrência, com pedido para triplicar a quantidade pedida na licitação – e tudo isso antes do edital ser lançado, ou seja, de forma ilegal e com acesso ilegal ao documento, vazado 1 semana antes da entrega das propostas para as empresas que participariam da licitação", prossegue.


“Os envelopes de habilitação e proposta de preços não haviam sido entregues pelas empresas candidatas ao contrato...Não há qualquer justificativa para esta informação sigilosa estar sendo encaminhada para o empreiteiro neste momento”, diz a PF.

G1/Foto: Foto: Polícia Federal/Reprodução