No mês de setembro de 2021, a REDEGN destacou reportagem denunciando a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba,
-Clique Aqui-Codevasf em Juazeiro possui dezenas de máquinas e equipamentos armazenados no pátio aguardando indicação de emendas parlamentares e que não são entregues aos agricultores e entidades que necessitam.
O problema agora é denunciado em Petrolina. Durante a sessão realizada na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (07), a vereadora Maria Elena questionou a falta de distribuição de equipamentos destinados, principalmente, para o uso familiar, a mulher e homem do campo, ligados a associações e movimentos sociais..
Segundo a vereadora, "tratores, caminhões, caixas d’água e outros materiais permanecem parados em um depósito da Codevasf no Distrito de Irrigação Núcleo 3, aguardando "ordens para serem entregues". A vereadora também criticou a falta de políticas públicas e de um ambiente favorável para que os recursos públicos.
Em 2021, a REDEGN ressaltou que a atitude que na sabedoria popular revela ser legal perante a lei mas imoral quando é assistido um período de dificuldades, tamanhas desigualdades sociais e da esperança de dias melhores das famílias de agricultores que vivem nos sertões da Bahia e Pernambuco.
Uma fonte ouvida pela REDEGN ressalta que "a Codevasf virou um veículo para deputados indicarem verbas para seus prefeitos comprarem tratores e contratar serviço de restauração de estradas. No ano passado, as verbas da Codevasf contrataram mais quilômetros de asfaltamento que o DNIT, o órgão do Ministério dos Transportes a quem institucionalmente se reserva a missão de construir estradas.
De acordo com o site oficalmente a Codevasf tem autorização para atuar em 73 municípios do Estado de Pernambuco por meio da 3ª Superintendência Regional, com sede no município de Petrolina - PE.
A 3ª Superintendência Regional tem jurisdição abrangendo a bacia hidrográfica do rio São Francisco, na região fisiográfica do “Submédio” São Francisco, parte da bacia hidrográfica do rio Una, além de porções das bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba.
Em nota, a Codevasf informa que:
Os bens mantidos pela Codevasf em Petrolina estão armazenados com cuidado e em segurança. Esses bens são recebidos pela Companhia em diferentes datas e são entregues aos beneficiários de acordo com ritos estabelecidos pela legislação.
Aquisições e doações de bens pela Codevasf ocorrem continuamente, em grandes quantidades. Por essa razão, é esperado que sempre haja muitos equipamentos nos espaços de armazenamento da Companhia, para transição entre a entrega pelos fornecedores e a transferência para os beneficiários. O estoque é dinâmico e renova-se constantemente.
A transferência de bens para beneficiários requer processo administrativo composto por relatórios técnicos, avaliações de conveniência socioeconômica, visitas técnicas, pareceres e publicação no Diário Oficial da União. Esses procedimentos exigem a permanência dos bens em áreas de armazenamento. A Codevasf tem interesse em que esses bens proporcionem benefícios à sociedade com a máxima brevidade, com observância dos ritos legais e administrativos.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação | Codevasf
3 comentários
08 de Nov / 2024 às 08h13
Isso está acontecendo no governo do guru vermelho, logo eles que tanto criticavam nos governos passados!
08 de Nov / 2024 às 08h49
Equipamwntos usados como moeda de troca para politicos. A populacao so e beneficiada para aqueles que votam em um determinado candidato. Tem politicos que se reelegem com esse metodo.
08 de Nov / 2024 às 08h52
Existe reaidencias que apoia determinado politico que parece um determinado deposito de casa de material de construcao, devido a quantidade de caixas d'agua. Outras ficam necessitando.