Petrolina: Codevasf é denunciada por não entregar equipamentos. "Tudo armazenado no pátio e não chega aos agricultores"

08 de Nov / 2024 às 08h04 | Variadas

No mês de setembro de 2021, a REDEGN destacou reportagem denunciando a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba,
-Clique Aqui-Codevasf em Juazeiro possui dezenas de máquinas e equipamentos armazenados no pátio aguardando indicação de emendas parlamentares e que não são entregues aos agricultores e entidades que necessitam.

O problema agora é denunciado em Petrolina. Durante a sessão realizada na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (07), a vereadora Maria Elena questionou a falta de distribuição de equipamentos destinados, principalmente, para o uso familiar, a mulher e  homem do campo, ligados a associações e movimentos sociais..

Segundo a vereadora, "tratores, caminhões, caixas d’água e outros materiais permanecem parados em um depósito da Codevasf no Distrito de Irrigação Núcleo 3, aguardando "ordens para serem entregues". A vereadora também criticou a falta de políticas públicas e de um ambiente favorável para que os recursos públicos.

A redação da REDEGN fez contato com a Assessoria de Imprensa da Codevasf em Brasilia, para ser informado sobre o motivo da morosidade nas entregas dos equipamentos, mas até o momento não recebeu resposta.

Em 2021, a REDEGN ressaltou que a atitude que na sabedoria popular revela ser legal perante a lei mas imoral quando é assistido um período de dificuldades,  tamanhas desigualdades sociais e da esperança de dias melhores das famílias de agricultores que vivem nos sertões da Bahia e Pernambuco. 

A REDEGN também fez contato com a assessoria da Codevas, sede em Petrolina, mas também não obteve retorno.

Uma fonte ouvida pela REDEGN ressalta que "a Codevasf virou um veículo para deputados indicarem verbas para seus prefeitos comprarem tratores e contratar serviço de restauração de estradas. No ano passado, as verbas da Codevasf contrataram mais quilômetros de asfaltamento que o DNIT, o órgão do Ministério dos Transportes a quem institucionalmente se reserva a missão de construir estradas.

De acordo com o site oficalmente a Codevasf tem autorização para atuar em 73 municípios do Estado de Pernambuco por meio da 3ª Superintendência Regional, com sede no município de Petrolina - PE.

A 3ª Superintendência Regional tem jurisdição abrangendo a bacia hidrográfica do rio São Francisco, na região fisiográfica do “Submédio” São Francisco, parte da bacia hidrográfica do rio Una, além de porções das bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba. 

redegn Texto Ney Vital Foto arquivo Ilustrativa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.