Um grupo de 45 agricultores e agricultoras familiares de Filadélfia teve aprovada a proposta de fornecimento de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No total, serão comercializados mais de R$ 353 mil em alimentos saudáveis e nutritivos cultivados localmente, sem uso de fertilizantes químicos.
Hortaliças, tubérculos, frutas e legumes estão na lista dos alimentos contratados que serão entregues, ao longo deste ano, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Filadélfia e beneficiarão mais de 200 famílias assistidas pelo órgão. Já foram realizadas duas entregas, nos dias 20 de março e 05 de abril. A estimativa é de que as entregas ocorram a cada 15 dias, de acordo com a sazonalidade da produção.
O acesso ao PAA é motivo de comemoração para as famílias agricultoras da Associação Quilombola Novo Tempo dos Agricultores das Fazendas Junco e Riacho do Riacho do Silva e da Associação Jovem de Carrapato, que incrementaram a renda com essa comercialização certa, como destaca Maria José, presidente da Associação Quilombola Novo Tempo.
"Essa conquista foi muito importante para mim e para a minha família. Já estamos na segunda entrega e a nossa realidade mudou muito. É uma experiência que a gente está começando agora, mas já estamos conquistando muitos objetivos", afirma a agricultora, que compõe o grupo de fornecedores.
As famílias envolvidas recebem assessoramento técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do Projeto Pró-Semiárido, em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (Cactus).
Para o técnico agrícola, Amadeu Chagas, que assessora as famílias agricultoras que acessaram o Programa, esse resultado é fruto do trabalho de base, realizado para a organização das comunidades e o aumento da capacidade de produção de alimentos.
"A assistência técnica foi fundamental no processo de acesso à política pública de comercialização do PAA. Atuamos na elaboração da proposta, na mobilização das famílias, no levantamento dos possíveis produtos a serem fornecidos e na sondagem da situação documental de cada associação, além de buscar os órgãos aptos a receberem os produtos, no caso de Filadélfia, o CRAS".
O Pró-Semiárido é um projeto do Governo da Bahia executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O programa vem sendo executado por estados e municípios, em parceria com o Ministério da Cidadania e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Silvia Costa Assessoria de Comunicação da CAR/Fotos: Amadeu Chagas
0 comentários