Eleições 2024: Partidos de oposição à Suzana Ramos buscam convergência, alimentando divergências


A presença de dois pré-candidatos a prefeito de Juazeiro esta semana no programa Geraldo José/redeGN, não deixa dúvidas que o processo de escolha do candidato da base de Jerônimo Rodrigues no município está muito longe de um consenso.

Na terça-feira (2) o deputado Zó, acompanhado do Deputado federal Daniel Almeida, ambos do PCdoB, deram claros sinais de que acreditam que sai da legenda o nome do pré-candidato a prefeito de Juazeiro,representando a Federação PT, PCdoB e PV. leia-se Zó.

Nesta quinta-feira (4) foi a vez do deputado Roberto Carlos (PV) fazer o mesmo movimento, externando a convicção de que é a melhor escolha para representar essa frente de oposição à Suzana Ramos. No papo deixou nas entrelinhas que tem a intimidade do governador, em conversas telefônicas e pessoais, para falar sobre o assunto.

O PT, que tem Isaac Carvalho como o nome ideal, usando critérios de pesquisas e experiência administrativa, também não tem dúvidas de que sai da legenda o nome avalizado pelo governador. 

O embate não tem prazo para ser decidido, em que pese promessas do próprio governador, em reunião na governadoria, em outubro, de que resolveria a questão no até o dia 15 de dezembro, sob ameaça de que sem acordo, ele mesmo resolveria a questão. 

Não resolveu e ao que parece, não resolverá, já que como bem disse o deputado Roberto Carlos, em entrevista nesta quinta, “a cada dia aparece um novo critério para a escolha" e "quem souber que é o nome, morre".

O que está muito claro no jogo, é que a Federação Partidária, firmada nacionalmente na eleição que elegeu o presidente Lula, colocou um freio nos desejos de cada um dos postulantes, já que estão impedidos pelas regras eleitorais de sair candidato pela vontade das suas legendas. As regras que regem as federações se tornaram um impeditivo: são três, mas só um prospera.

Não fosse isso, pela vontade expressada pelos postulantes, que ainda não são sequer pré-candidatos, Juazeiro já teria seguramente três nomes definidos: Isaac Carvalho (PT); Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV).

Correndo por fora, PSB, MDB, PSD e Avante, dentre outros, da mesma corrente politica, até podem lançar candidaturas ditas avulsas, mas por enquanto estão no “vamos ver o que dá”, esperando por uma indicação de Jerônimo, fora da Federação, que dificilmente virá.

Da redação redeGN