A blogueira e radialista Josélia Maria através das redes sociais gravou um video mostrando a sua indignação com as condições encontrada na UPA-Juazeiro, Bahia.
No video, a radialista denuncia a "situação alarmante na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro, um cenário de descaso e abandono".
Na manhã desta quarta-feira (7), Josélia Maria precisou de atendimento médico. "Fiquei mais de uma hora aguardando ser vacinada".
Segundo a denúncia, após uma consulta médica, Josélia Maria foi submetida a uma espera de mais de uma hora pela medicação prescrita, a qual nunca chegou. Enquanto isso, outros pacientes que chegaram após ela foram prontamente atendidos, deixando-a em uma situação de desamparo na unidade de saúde.
Ainda de acordo com Joséllia Maria, além da demora no atendimento, ressaltou as condições precárias em que se encontra a UPA. "A UPA está suja e abandonada". A blogueira clamou por respeito aos pacientes, destacando a importância de um tratamento digno para todos, independentemente de sua condição econômica ou social.
Josélia Maria fez um chamado urgente aos deputados para que destinem emendas visando à melhoria das instalações e condições de atendimento da UPA de Juazeiro. Enquanto expressava seu apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), Josélia Maria enfatizou a necessidade de melhorias.
Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informa que existe um protocolo de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a paciente em questão foi classificada como verde, ou seja, pouco urgente com atendimento em até 120 minutos. O atendimento iniciou às 08h24, quando teve sua ficha preenchida, passou pela triagem às 08h32, atendimento médico, às 08h52, logo em seguida encaminhamento para medicação. Às 09h10 , evadiu-se do local sem ser medicada.
A Secretaria lamenta a situação vivenciada pela radialista e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.
4 comentários
07 de Feb / 2024 às 13h31
Bem ,minha opinião, devia ter pacientes á frente da jornalista!tem que ter paciência e certamente vai ser atendida!vejo um pouco de POLITICA PARTIDÁRIA a ponto de LIGAR PARA DEPUTADOS pra não direcionar emendas para UPA !com o comportamento desta SRA. só pensou nela esqueceu que a UPA atende a CENTENAS de pessoas diariamente! Faça uma reflexão como tem teor político partidário.
07 de Feb / 2024 às 15h04
Srs leitores. E, em especial, a Sra Josélia Maria, Radialista e Blogueira. Essa nossa UPA, tive privilégio de ter falado sempre que assunto se refere a essa Unidade. No meu humilde entender, lá atrás, no momento em que foi anunciada a sua construção, e, depois inaugurada, ela já estava ultrapassada, sem condições de atender a demanda da população, sempre foi assim. Se tivéssemos verdadeiramente representantes políticos, não era nem pra ser alí construída e, afim, na época, a Câmara Municipal, gestor e, até a imprensa escrita,falada e televisionada, era pra fazerem levante, junto a sociedade
07 de Feb / 2024 às 15h11
Junto a sociedade Juazeirense, para que fosse construída em outro local, por que não, bairro João Paulo II, por exemplo, e, uma estrutura minimamente com condições de atender população. Alí, não passa de um posto de saúde avançado, sem estrutura alguma, se no hospital regional, a situação não é diferente, aproveito para sugerir aos demais meios de comunicação, representantes com cargos eletivos, sociedade Juazeirense, a irem visitar o Hospital Regional, pensem no absurdo, lá tem precedência. Gostaria que a Sra Josélia, fizesse documento,encaminhar gestão sobre sua matéria postada,e, sugerindo.
07 de Feb / 2024 às 16h31
Precisa ser melhorada em todos os quesitos, uma Unidade que deixa muito a desejar. Cade os órgãos que fiscalizam a saúde? Vamo trabalhar pessoal, saude em risco.