Em contato com a redeGN, moradores do bairro Dom José Rodrigues, que pediram reservas, manifestaram preocupação e pediram providências para evitar problemas mais graves diante das chuvas que se avizinham na região.
Na nota os moradores relatam que os problemas de alagamento na principal artéria do bairro, que ocorrem mesmo com chuvas menos volumosas, podem se agravar muito diante da obstrução do canal que escoa as águas pluviais no bairro Dom José Rodrigues: “O acesso a um prédio comercial em fase de construção, com um amontoado de areia e barro, está bloqueando totalmente a passagem das águas, criando uma barreira que certamente será de grave consequência quando chegarem as próximas chuvas”, informaram.
De acordo com a nota é necessário uma intervenção imediata do poder público para que prejuízos maiores não se confirmem: “Sem dúvida é uma tragédia anunciada que requer dos órgãos uma providência imediata”, cobraram.
Em fotos encaminhadas à redação é visível a interdição do canal, com passagens muito aquém do necessário, diante do volume de águas pluviais que correm por aquele setor.
Os moradores encaminharam fotos de enchentes anteriores no local e alertam que com a obstrução que acontece agora pode ficar ainda pior a situação.
Confira a nota:
“Sempre que ocorre alguma chuva em Juazeiro, mesmo as de pequena proporção, já é por demais conhecido por todos o alagamento que ocorre na avenida principal do bairro Dom José Rodrigues, popularmente conhecido como Juazeiro 4.
O bairro carece de obras estruturais e investimento público para acabar definitivamente com o problema que já perdura há aproximadamente 40 anos. A prefeitura realizou investimentos em 2022, mas, pouco adiantou. Para agravar ainda mais o problema da falta de escoamento das águas pluviais, construções estão sendo realizadas ao longo de todo o percurso por onde a água, por gravidade, deveria escoar.
Dessa forma, o acesso a um prédio comercial em fase de construção, com um amontoado de areia e barro, está bloqueando totalmente a passagem das águas, criando uma barreira que certamente será de grave consequência quando chegarem as próximas chuvas. Sem dúvida é uma tragédia anunciada que requer dos órgãos públicos providências imediatas”.
A redeGN vai buscar informações com os órgão competentes sobre o tema para tranquilizar os moradores e evitar problemas para comunidade.
Da redação redeGN/ Fotos arquivo de moradores
5 comentários
15 de Jan / 2024 às 23h41
Srs leitores e, população Juazeirense, em especial os moradores do bairro Dom José Rodrigues. Infelizmente, ao longo de muitos anos,não temos liderança de verdade, Para entender, que enquete não se fizer uma Macro Drenagem, problemas para minimizar os efeitos da chuva, ficaremos sempre nisso. Especificamente nesse setor, perto de onde Riachos dão início e, águas da chuvas, querem passar, aí, fazem intervenções/construções, porém, não observam importância da drenagem. Aí, mesmo, IF Sertão, fica próximo contorno Sobradinho, uma construção não muitos anos, nível muito abaixo do BA 210, quando
15 de Jan / 2024 às 23h45
Inunda tudo. Tinha uma estrutura de canal, próximo e, paralelo a BA, seguindo sentido Contorno M. Produtor, teve intervenção da BA e, ninguém se preocupou com estrutura para fazer drenagem, iria dar curso as águas dos Riachos e, minimizaria situação. Isso é toda cidade.
16 de Jan / 2024 às 07h03
População juazeirense precisa de educação ambiental, oque mais se ver é lixo no meio da rua, povo nao tem educação de pegar papel, plástico seja oque for. Pegar e jogar no lixo, mais não prefere jogar meio da rua. Depois entope tudo . Fica dizendo que culpa da chuva Ahhh me poupe viu . Isso é consequência das nossas atitudes.. Já sabem que não temos administração pública que presta Essa gestão msm largou Juazeiro no 2 ano de mandato.
16 de Jan / 2024 às 12h06
JUAZEIRO SEM COMANDO DESDE O GOVERNO DE ISAAC, PAULO BONFIM, E AGORA SUZANA RAMOS, QUE NÃO SE VER FISCALIZAÇÃO, FISCAL DE POSTURA, FISCAL DE OBRAS NAS RUAS, PARA ENBARGAR ESSAS OBRAS, AS IRREGUARIDDES SÃO MUITAS, E SE NÃO MUDAR VAI PERMANECER ASSIM FORA DE CONTROLE POR FALTA DE CORAGEM. SÓ HAVIA FISCALIZAÇÃO NO GOVERNO DE MISAEL, QUE POR VEZES PARALIZAVA A OBRA OU MANDAVA DERRUBAR. PREFEITO PARA GOVERNAR PARA A MAIORIA DO POVO, TEM QUE TER CORAGEM
16 de Jan / 2024 às 16h58
EMBARGAR E NÃO ENBARGAR , DESCULPE, ERRO DE DIGITAÇÃO.