A sexta-feira (08) foi movimentada em Sento-Sé com a realização do Fórum Soberania Alimentar e a Marcha pela Justiça Climática, Contra o Racismo Ambiental e o Combate e Prevenção às Arboviroses.
O Fórum aconteceu na Câmara de Vereadores de onde também partiu a marcha que percorreu as ruas centrais da cidade.
As ações integram a programação das atividades realizadas pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), em parceria com a Prefeitura de Sento-Sé, por meio de várias secretarias municipais, dentro da Campanha Entre no Clima UNICEF.
"Foram dois momentos significativos, onde a nossa juventude e comunidade em geral puderam aprofundar conhecimentos sobre o ativismo climático, soberania e segurança alimentar, justiça climática; racismo ambiental e as arboviroses. Com certeza todos os participantes hoje conheceram e desenvolveram uma consciência mais crítica, uma postura mais cidadã relacionada a cada temática discutida e deliberada", explica a mobilizadora do NUCA Sento-Sé, Giselda Carvalho.
Durante o Fórum, dois palestrantes: o professor Elvis Castro Reis e a nutricionista, Taate Araújo, apresentaram aos participantes uma variedade de conhecimentos. "Nosso objetivo foi ajudá-los a compreender que em nosso planeta tudo está conectado, que a ausência de uma única espécie pode comprometer todos no planeta. É preciso cuidar, conservar e preservar", pontuou o professor Elvis Barreto ao abordar em sua palestra temas como o ativismo climático e os jovens.
Já a nutricionista Taate Araújo falou sobre segurança alimentar e nutricional e soberania alimentar. "Dentro do tema passamos informações que mostram o impacto da insegurança alimentar no estado nutricional do indivíduo, que ela pode contribuir para o risco nutricional e que isso ocorre quando não há qualidade e quantidade de alimentos suficientes para um estilo de vida saudável, o que pode ocasionar uma menor qualidade de vida", destacou.
João Luiz Júnior foi um dos integrantes do NUCA Sento-Sé que participou das ações nesta sexta-feira e fez questão de falar sobre a importância dos eventos. "Com certeza com o fórum e a marcha mais pessoas e principalmente jovens agora sabem a importância da Justiça Climática contra o Racismo Ambiental, e também estão mais conscientes sobre os cuidados que devem tomar com as arboviroses. Espero que a partir de hoje sejam pessoas participativas no combate a esses problemas", afirmou.
Destaque – a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente, Tereza Rodrigues, também participou do Fórum, momento em que apresentou várias ações que a Prefeitura de Sento-Sé já vem desenvolvendo "em prol de um meio ambiente cada vez mais forte e sustentável, como: a implantação do Plano de Resíduos Sólidos, para uma coleta de lixo mais eficiente e de acordo com as necessidades do meio ambiente, a organização dos catadores de recicláveis, entre outras ações", disse Tereza Rodrigues.
Participaram ainda do evento os secretários municipais de Imprensa, Cleriston Ferreira, que esteve representando a prefeita Ana Passos; de Saúde, Samuel Santana; de Assistência Social, Jailson Rodrigues; e de Educação, Jeorge Murilo.
Os eventos contaram ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal, da Câmara de Vereadores e a participação da Banda Marcial do Colégio Municipal de Gestão Compartilhada CPM Dep. Jayro Sento-Sé.
Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE/Fotos: Alex Antunes
0 comentários