"Instituto Juazeiro 150 Anos, Uma Jornada Rumo ao Futuro!". Com esse tema foi apresentada na noite desta quinta-feira (5), em assembleia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, a proposta de fundação de uma organização social heterogênea para promoção de atividades práticas e ações colaborativas tendo como foco o desenvolvimento estratégico, amplo e perene do município.
Na oportunidade, foram reunidas pessoas de diferentes correntes políticas e religiosas, porém todas imbuídas de um objetivo em comum: agregar forças em união para transformar a realidade atual e resgatar a vocação empreendedora da cidade visando atender as necessidades de toda a população.
Entusiasta do projeto e um de seus idealizadores juntamente com o advogado Fernando Dantas e o professor aposentado Jairton Fraga, o advogado Márcio Jandir ressaltou a importância do fato de os presentes terem recebido com entusiasmo a ideia do Instituto e aceitado o convite para discutir planos e ações de desenvolvimento econômico e social, de turismo, de infraestrutura e tecnológico unindo diversos setores.
"A base do projeto do Instituto Juazeiro 150 Anos é propor ideias para diminuir a pobreza através de estratégias eficientes de promoção social e de crescimento sustentável abrangente a todos. Afinal, não existe desenvolvimento de fato onde a pobreza é tão presente", externou Jandir.
No dia 15 de julho de 2028 Juazeiro comemorará o seu sesquicentenário e foi a partir desse olhar para um futuro tão próximo que surgiu a ideia de criar o Instituto Juazeiro 150 Anos, uma iniciativa de pessoas que buscam legitimar sua contribuição para a sociedade civil. "Nossa organização é um ente da sociedade e não tem a pretensão de substituir o poder público, mas de ser uma agregadora na missão de promover ações para melhorar o presente e projetar um futuro que todos almejamos", destacou Fernando Dantas, que presidiu a sessão.
Movidos por um mesmo ideal que é ver o crescimento de Juazeiro em todos os aspectos, o ato reuniu pessoas de campos completamente opostos, a exemplo da professora Maeth Soares e do líder do MST na região Jailzon Sena, o Cobra, acompanhado da esposa Naiara Sena. Além deles, também participaram empresários, advogados, artistas, universitários, jornalistas, médicos, militares, representantes de entidades sociais e políticos, com destaques para o ex deputado Pedro Alcântara, o vereador Gledson Medrado e os ex-vereadores Damião Medrado, Cida Gama, Florêncio Galdino e Poliane Amorim, os ex secretários municipais Ângela Carneiro, Fonseca Fraga e Luiz Mororó, o coronel Irlan Oliveira, o empresário John Khoury e o pastor Irmão Robson, entre outros.
"Eu sou um realista cheio de esperança. Vamos reconstruir Juazeiro", disse o ex deputado Pedro Alcântara. Jonh Khoury ressaltou que antes de tudo é necessário mudar a si mesmo e assim poder contribuir para a sociedade. "Gostei da composição do Instituto por sua pluralidade de pensamentos. E é somente quando aprendemos a ouvir o outro, ainda que com ideias divergentes das nossas, é que damos o primeiro passo para o respeito e a união em prol de um bem comum". Enquanto o contador Antônio Calixto finalizou: "Nosso partido aqui no Instituto é Juazeiro. Essa é a nossa maior bandeira de luta e assim iremos construir a cidade que tanto sonhamos".
Após a explanação do projeto de fundação e aprovação do Estatuto, o Instituto Juazeiro 150 Anos agora está sendo encaminhado para os registros legais e, posteriormente, será marcado o ato de lançamento oficial com a apresentação do plano de trabalho.
Ascom/Fotos: Luiz Hélio
3 comentários
07 de Oct / 2023 às 16h18
Srs leitores.Sou filho desta cosmopolita e, seria muitíssimo bom e, muito legal, se as pessoas presentes mencionados na matéria, com raríssimas exceções, Sr Jairton Fraga, que ao longo dos anos, sempre tem se posicionado em favor de Juazeiro. Como eu posso acreditar, em Sr que já foi deputado estadual, por 5/6 mandatos consecutivos, com apoio todos níveis de poder, "união política por Juazeiro, por 2 vezes, se passaram 40 anos, hoje, vêm falar esperança ? Como acreditar em defensores de Juazeiro, onde tem infraestrutura, era pra terminar em 8 meses, já chegando em 3 anos, esse pessoal, quieto,
07 de Oct / 2023 às 16h28
Como acreditar em grupo, com participação Srs, já foram gestores da CODEVASF, local, influencia política, ao longo de muitos anos, e, tudo como antes, ex vereadores afim, tudo mesma coisa. Há anos, vivenciamos, políticos falarem Projeto Salitre/Salitrinho, nada acontece, Macro Drenagem, ninguém nem fala, nem cogitado até época de eleição. Temos um M.Produtor, Rodoviária, estrutura física afim, tamanho político nossos representantes. O Anel Viário, Passagem Urbana, sei lá o que, só agora, após quase 20 anos, projeto tira alça, coloca alça, nenhum amigo do rei, teve prestígio ou não se inte
07 de Oct / 2023 às 16h36
Sem prestígio político ou sem interesse, para defender os interesses da população Juazeirense. No meu pouco entender Srs, mais está parecendo, uma prévia formação/arquitetando um possível candidato a Prefeito da cidade. Mas, a sociedade, na sua grandiosissima maioria, a que não se rende, não se vende, não irá se deixar enganar, até mesmo, utilizando a Sra Angela Carneiro, para esse fim. Assumem o poder, não as convida, chega próximo pleito, falam seu nome.Que continue assim, mas, nunca ao passado.