"Instituto Juazeiro 150 Anos, Uma Jornada Rumo ao Futuro!". Com esse tema foi apresentada na noite desta quinta-feira (5), em assembleia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, a proposta de fundação de uma organização social heterogênea para promoção de atividades práticas e ações colaborativas tendo como foco o desenvolvimento estratégico, amplo e perene do município.
Na oportunidade, foram reunidas pessoas de diferentes correntes políticas e religiosas, porém todas imbuídas de um objetivo em comum: agregar forças em união para transformar a realidade atual e resgatar a vocação empreendedora da cidade visando atender as necessidades de toda a população.
Entusiasta do projeto e um de seus idealizadores juntamente com o advogado Fernando Dantas e o professor aposentado Jairton Fraga, o advogado Márcio Jandir ressaltou a importância do fato de os presentes terem recebido com entusiasmo a ideia do Instituto e aceitado o convite para discutir planos e ações de desenvolvimento econômico e social, de turismo, de infraestrutura e tecnológico unindo diversos setores.
"A base do projeto do Instituto Juazeiro 150 Anos é propor ideias para diminuir a pobreza através de estratégias eficientes de promoção social e de crescimento sustentável abrangente a todos. Afinal, não existe desenvolvimento de fato onde a pobreza é tão presente", externou Jandir.
No dia 15 de julho de 2028 Juazeiro comemorará o seu sesquicentenário e foi a partir desse olhar para um futuro tão próximo que surgiu a ideia de criar o Instituto Juazeiro 150 Anos, uma iniciativa de pessoas que buscam legitimar sua contribuição para a sociedade civil. "Nossa organização é um ente da sociedade e não tem a pretensão de substituir o poder público, mas de ser uma agregadora na missão de promover ações para melhorar o presente e projetar um futuro que todos almejamos", destacou Fernando Dantas, que presidiu a sessão.
Movidos por um mesmo ideal que é ver o crescimento de Juazeiro em todos os aspectos, o ato reuniu pessoas de campos completamente opostos, a exemplo da professora Maeth Soares e do líder do MST na região Jailzon Sena, o Cobra, acompanhado da esposa Naiara Sena. Além deles, também participaram empresários, advogados, artistas, universitários, jornalistas, médicos, militares, representantes de entidades sociais e políticos, com destaques para o ex deputado Pedro Alcântara, o vereador Gledson Medrado e os ex-vereadores Damião Medrado, Cida Gama, Florêncio Galdino e Poliane Amorim, os ex secretários municipais Ângela Carneiro, Fonseca Fraga e Luiz Mororó, o coronel Irlan Oliveira, o empresário John Khoury e o pastor Irmão Robson, entre outros.
"Eu sou um realista cheio de esperança. Vamos reconstruir Juazeiro", disse o ex deputado Pedro Alcântara. Jonh Khoury ressaltou que antes de tudo é necessário mudar a si mesmo e assim poder contribuir para a sociedade. "Gostei da composição do Instituto por sua pluralidade de pensamentos. E é somente quando aprendemos a ouvir o outro, ainda que com ideias divergentes das nossas, é que damos o primeiro passo para o respeito e a união em prol de um bem comum". Enquanto o contador Antônio Calixto finalizou: "Nosso partido aqui no Instituto é Juazeiro. Essa é a nossa maior bandeira de luta e assim iremos construir a cidade que tanto sonhamos".
Após a explanação do projeto de fundação e aprovação do Estatuto, o Instituto Juazeiro 150 Anos agora está sendo encaminhado para os registros legais e, posteriormente, será marcado o ato de lançamento oficial com a apresentação do plano de trabalho.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.