Nessa terça feira dia 06 de Junho de 2023, a diretoria do SINTRAB Saúde, reuniu - se com comissão de profissionais da enfermagem. Confira o comunicado:
Nessa terça feira dia 06 de Junho de 2023, a diretoria do SINTRAB Saúde, reuniu - se com comissão de profissionais da enfermagem para tratar sobre discussão e plano de ação em favor da implantação do PISO da categoria no município.
Após a suspensão da liminar por parte do ministro Barroso a lei 14.434/2022 que torna realidade hoje no Brasil a determinação de um PISO, como menor salário pago a categoria da enfermagem, essa lei é fundamentada na constituição federal, a partir da emenda constitucional 124/22, com garantias de recurso complementar da União através da PORTARIA GM/MS 597 de 12 de maio de 2023 do ministério da saúde que estabelece os critérios relacionados a transferências de recursos como assistência financeira destinada ao cumprimento do pagamento do Piso SALARIAL da enfermagem, para o exercício de 2023 , a portaria entrou em vigor no ato da publicação, com efeito inicial em primeiro de maio, sinalizando nove parcelas, sendo duas parcelas em dezembro uma correspondente ao décimo terceiro, as parcelas mensais se encontram programadas no site do ministério da saúde estimados a partir da base de dados da relação anual de informações sociais, RAIS, fornecidas aguardando apenas os gestores provocarem a liberação para os entes, a quem cabe a responsabilidade de buscar recursos para o município já que depende desse para auxiliar no pagamento do PISO da enfermagem,
Após decisão do ministro Barroso os municípios que ainda não implantaram o PISO, já devem retroativo referente ao mês de maio. Na visão da direção do sindicato o momento agora é dos sindicatos de bases agirem dentro de cada municipio, buscar fazer valer a lei, afinal a parte do governo federal foi feita cabendo as bases sindicatos e gestores fazer valer esse direito, lembrando que se cada um fizer a sua parte a enfermagem logo comemorará essa vitória tão almejada pela categoria.
Telma Marineide-Presidente.
16 comentários
07 de Jun / 2023 às 21h43
VAMOS A LUTA ENFERMAGEM, PARABÉNS SINTRAB SE NÃO CORRER ATRÁS NÃO PAGAM.
07 de Jun / 2023 às 22h11
Vamos a luta!! A lei já existe...falta só compreensão por parte dos políticos...
07 de Jun / 2023 às 22h12
TRABALHAMOS DIARIAMENTE E HÁ MAIS DE 30 ANOS LUTAMOS POR ESSE PISO DA ENFERMAGEM. ANTES ERA AVALIADO E SEMPRE ENGAVETADO. ATÉ QUE ENFIM VEIO LEI SANCIONADA EM 2022, PORÉM NOVA SUSPENSÃO. VEIO APRESENTAÇÃO DAS FONTES DE CUSTEIO, AGORA COM LEI JÁ EM VIGOR PARA PAGAMENTO E AINDA PROFISSIONAIS ESTÃO SEM RECEBER DEVIDOS VALORES. VÁRIOS MUNICIPIOS PELO BRASIL JÁ PAGARAM. AGUARDAMOS TODOS COM BASTANTE ATENÇÃO EMPENHO DOS GESTORES PRA EVITAR NOVOS DESENCONTROS POLÍTICOS COM UMA LEI TÃO NECESSÁRIA PARA PROFISSIONAIS QUE CUIDAM DA SAÚDE DA POPULAÇÃO E SÃO ATUANTES PARA QUALIDADE DA SAUDE EM NOSSO PAÍS.
08 de Jun / 2023 às 08h13
NÃO PODEMOS DEIXAR NOSSOS DIREITOS SOBRE RESPONSABILIDADE DA CNM, AQUI EM JUAZEIRO VOTEI EM SUZANA RAMOS!
08 de Jun / 2023 às 09h23
Ana Paula
08 de Jun / 2023 às 09h26
Bora prefeita Suzana Ramos, merecemos ser reconhecido, o piso é lei, já esperamos demais. Quanta dificuldade pra esse piso chegar em nosso contracheque.
08 de Jun / 2023 às 14h14
O piso da ENFERMAGEM hoje é realidade, é lei.Queremos o piso no contracheque do servidor.CUIDA PREFEITA!
08 de Jun / 2023 às 14h33
Chega de Espera por nosso Piso , JA É LEI Prefeita Suzana se Sensibilize com a Enfermagem e Pague o nosso PISO.
08 de Jun / 2023 às 15h04
Pegue nosso piso prefeita
08 de Jun / 2023 às 15h17
Vamos lá prefeita Suzana, paga o piso salarial da enfermagem! Precisamos disso
08 de Jun / 2023 às 15h54
Nosso piso depois de anos já é lei, precisamos que seja colocado em prática, que se cumpra a lei sem impercílio , nós não negamos fogo na hora da adversidades, que provém a reciprocidade com atitudes positivas nesse momento!
08 de Jun / 2023 às 16h24
Prefeita Suzana Ramos, valorize a enfermagem, pague o nosso piso. RESPEITEM A ENFERMAGEM!
08 de Jun / 2023 às 17h21
Sra. Prefeita, nosso piso já foi aprovado, só está dependendo do município para pagar! Temos que ter responsabilidade em cumprir com o dever para com nossos profissionais da enfermagem que mantém a saúde de Juazeiro em pé!
08 de Jun / 2023 às 17h30
Senhora prefeita Suzana Ramos o que precisamos agora é q a senhora pague nosso piso, os recursos já tem , estamos aguardando somente pelo pagamento
08 de Jun / 2023 às 18h05
O q precisamos agora é do nosso piso, assim poderemos ter um pouco mais de dignidade, sabemos q o salário de um técnico de enfermagem é pouquíssimo, e a esperança é nosso piso, então estamos aguardando senhora prefeita q nós pague o que já é lei somente faça cumprir
09 de Jun / 2023 às 08h07
Não vejo muito interesse da gestão em pagar o piso ,pq já tem município que já fez a lei do município para a implementação do mesmo e juazeiro nada ,triste isso @suzana @allan Jones o piso é lei e precisa ser cumprido se a verba é pouco o problema não é nosso e de vcs que não fizeram o serviço de casa certo a Rais e CNES é trabalho de vcs ,mais o ministério deu prazo para que fosse regularizado e o que vcs tem feito pra isso ? Uma coisa é certa o piso é lei e precisa ser pago, prepara o retroativo pq é desde de maio.