Missa em memória aos 60 anos de falecimento do Mestre Vitalino é celebrada neste sábado (21), em Caruaru

Neste sábado (21), uma missa será celebrada no Alto do Moura em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, em memória aos 60 anos do Mestre Vitalino. A celebração será realizada a partir das 19h30, na igreja de São Sebastião.

Vitalino Pereira dos Santos faleceu em 20 de janeiro de 1963. O artesão, que é Patrono da Arte do Barro de Pernambuco, será homenageado no desfile da escola de samba Mocidade Independente no Carnaval deste ano no Rio de Janeiro.

"É uma data para trazer à memória esse grande mestre da arte figurativa aqui no Brasil. Um momento para reunir familiares, amigos e admiradores do Rei do Barro", destaca Emanuel Vitalino, neto do artesão.

MESTRE VITALINO O artesão Mestre Vitalino É oficialmente, o Patrono da Arte do Barro de Pernambuco. O ceramista caruaruense retratou no barro cenários do cotidiano da terra e da gente dele, expressando as vivências da cultura local.

Vitalino Pereira dos Santos inspirou o trabalho de diversos artesãos do Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, deixando também um legado para família. Segundo a Prefeitura, o Alto do Moura, que já foi considerado o maior Centro de Artes Figurativas das Américas, hoje abriga mais de 300 artesãos e artesãs que perpetuam a arte do Patrono.

g1