Em entrevista concedida ao Bahia Notícias, neste domingo de posse do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o novo Secretário de Desenvolvimento Rural do estado, Tum, criticou a forma como Petrolina e Pernambuco levam a fama de protagonistas da fruticultura no Vale do São Francisco, destacando que municípios como Juazeiro e Casa Nova precisam também alcançar esse protagonismo.
Em entrvista conduzida pelos jornalistas Francis Juliano e Lula Bonfim, Tum, que deixa o mandato de deputado estadual, avaliou que é preciso realizar um trabalho no sentido de mudar essa concepção: “Nós temos esse problema. Por exemplo, em Casa Nova, minha cidade, e em Juazeiro, nós temos um índice muito alto de empregabilidade, por conta da uva, que é a atividade que mais gera emprego em nossa região. Casa Nova produz, Juazeiro produz, mas quem ganha a fama é Pernambuco, é Petrolina", disse.
Para Tum é fundamental que a Bahia recupere esse protagonismo na fruticultura, assumindo sia condição de "grande produtor de uva, goiaba, manga", dentre outras culturas: “Nós temos esse problema. Por exemplo, em Casa Nova, minha cidade, e em Juazeiro, nós temos um índice muito alto de empregabilidade, por conta da uva, que é a atividade que mais gera emprego em nossa região. Casa Nova produz, Juazeiro produz, mas quem ganha a fama é Pernambuco, é Petrolina”, destacou.
O novo secretário estadual lembrou ainda que Casa Nova tem uma das grandes vinícolas do Brasil e Petrolina, leva a fama de produtora de vinhos conhecidos mundialmente: "Para você ter ideia, a vinícola Miolo, conhecida nacionalmente, mundialmente, está em Casa Nova, mas quem leva a fama é o estado de Pernambuco. Então, nós vamos representar, além da fruticultura, mas também a questão do nosso estado ser o grande protagonista, trazer o protagonismo para a Bahia”, disse.
O secretário avaliou que não está necessariamente comprando uma briga com Pernambuco, mas avaliando que é preciso uma divulgação maior do que acontece no Vale: “Não iremos comprar briga. Nós só iremos mostrar para o Brasil e para o mundo que Casa Nova e Juazeiro são os maiores produtores. Por exemplo, somos os maiores produtores de goiaba do Brasil. Somos os maiores produtores de manga. E a fama quem leva é o estado de Pernambuco. É divulgar o que realmente acontece, que a produção fica no estado da Bahia”, finalizou.
Da redação redeGN/Com informações do Bahia Notícias
10 comentários
01 de Jan / 2023 às 18h47
Meu Deus, vão novamente ressuscitar esse barrismo dos anos 1970's? Que infelicidade do secretário com suas palavras.
01 de Jan / 2023 às 18h52
É o que eu sempre observei e já postei nas redes sociais, nós produzimos, no caso Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, e que leva a fama é a cidade vizinha, fábrica de vinho é em Casa Nova e Curaçá e quem leva a fama é a vizinha, o vapor do vinho, a barca foi doada pelo governo da Bahia, porém a saída para o passeio é da cidade vizinha, os organizadores dessa rota do vinho dão mais ênfase a petrolina e pouco a Juazeiro e quase nada a Sobradinho e Casa Nova.
01 de Jan / 2023 às 19h48
É um sem noção, só o projeto bebedouro acredito que produz mais que Juazeiro e casa nova juntos.
02 de Jan / 2023 às 08h06
DOR DE COTOVELO , ATÉ UM CEGO SABE QUE JUAZEIRO COMPARADA A PETROLINA É O BAIRRO MENOS DESENVOLVIDO DE PETROLINA, OS ROEDORES DE PETROLINA COMEM CENOURA, JÁ ROEDORES DE JUAZEIRO..... SÓ ROEM .KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ALÉM DE FAZEREM O L E O J
02 de Jan / 2023 às 08h48
Já vai começar mal. Petrolina e Juazeiro apesar das diferenças, são uma só cidade, uma depende da outra, não vamos ressuscitar um bairrismo desnecessário. Que os verdadeiros políticos da Bahia e de Juazeiro busquem políticas para engrandecimento da nossa cidade e a nossa região. Bairrismo não.
02 de Jan / 2023 às 09h30
Completando meu comentário. A diferença entre Petrolina e as cidades da região, o futuro secretário abordou, os políticos do outro lado do rio, apesar das diferenças, brigam pelo engrandecimento da cidade, os projetos políticos são pessoais mas a atitudes visão as melhorias que são necessárias. Senão vejamos alguns exemplos as ampliações nas rodovias que circundam as entradas de Petrolina, as duplicações nas vias urbanas. O secretário deve se preocupar com as rodovias que chegam a sua terra Casa Nova que apesar de não ser de sua pasta, mas serve de escoamento da produção agrícola.
02 de Jan / 2023 às 15h10
E a sorte pra uns e azar pra outros é que o galeguinho não ganhou pra governador, senão Petrolina iria ganhar um mercador do produtor decente pra abastecer o Brasil.
02 de Jan / 2023 às 15h14
Pelo novo censo, Petrolina e Juazeiro passam dos 630 mil habitantes (juntas) ou seja as duas (juntas) equivalem praticamente a uma capital e podem ganhar muitos investimentos por conta disso uma prova é os atakarejos da região que somam mais de 3 mil empregos diretos e quase 7 mil indiretos, então pq não ficam juntas ao invés de ter bairrismo.
02 de Jan / 2023 às 15h17
Ao invés de ficar criticando Petrolina o nobre ex deputado deveria criar projetos e apresentar a empresas que queiram se instalar na cidade, deveria fazer projetos de apresentação da cidade para revistas, sites, canais de tv etc...
02 de Jan / 2023 às 17h07
Estou retificando uma informação que o Sr Júlio César fez sobre o Vapor do Vinho: a embarcação foi adquirida pelo Sr Rogério Rocha e não houve nenhuma contribuição do Governo Estado e sobre a saída do passeio ser em Petrolina fica por conta de toda logística e apoio que o Nobile Suítes Hotel, pois além do espaço ao lado do hotel que serve de estacionamento e por ser na Orla que favorece o estacionamento de vários ônibus ao mesmo tempo, coisa que a orla de Juazeiro não permite e não há espaço suficiente, portanto antes de fazer qualquer comentário , é interessante ouvir as pessoas envolvidas.