De leitores a autores: Estudantes da Rede de Petrolina lançam livro de Contos

Com criatividade e muita imaginação, 19 estudantes do 9º ano da Escola Municipal Professora Eliete Araújo, lançaram nesta segunda-feira (26), o livro 'Conto Mais um Conto', resultado de um projeto de incentivo à leitura e escrita conduzido pelo professor da unidade, João Trapiá.

Esta é a segunda obra publicada pela Escola, que desenvolve de forma permanente diversos projetos que valorizam a produção autoral e marcam o protagonismo juvenil dos seus alunos. A noite de autógrafos foi cheia de emoção e contou com a presença dos familiares dos pequenos autores, equipe da escola e comunidade.

Muitas mães e pais se emocionaram ao verem a produção cultural dos seus filhos e o reconhecimento que eles passam a ter como pessoas que produzem textos e que tocam a alma de outras pessoas. Uma destas novas escritoras é a aluna Anna Luiza. Emocionada com o resultado do seu trabalho, a estudante destacou a importância da educação na formação de cidadãos conscientes de seu potencial. "Vivenciar esse projeto com meus colegas de classe foi uma experiência única na minha vida escolar, pois, ampliou meus conhecimentos e aprendizagem. Foi um ano inteiro de muita dedicação. Agora o trabalho está rendendo frutos e é um verdadeiro presente", disse Anna. 

Para produzir o livro, os estudantes participaram, durante o ano letivo, de várias oficinas de leitura e escrita. O professor João Trapiá enfatizou o quanto o incentivo à produção cultural é importante para os estudantes e parabenizou os novos autores. "A escola é um ambiente de promoção da vida e da cidadania. Hoje estamos colhendo frutos de um projeto lindo, que abre as portas da percepção para os alunos. Como é gratificante vê-los lançando seus livros, recebendo o carinho e o reconhecimento de seus familiares, professores e amigos. Muitos aqui descobriram a arte em suas vidas e vão levar isso para sempre. Temos aqui escritores que vão influenciar a sociedade por várias gerações. Esta é uma noite para entrar para a nossa história e desses alunos", destacou João.

Os interessados em adquirir a obra devem entrar em contato com a editora responsável Oxente, através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (75) 9 8807- 3930.

Ascom