O deputado federal Elmar Nascimento , baiano de Campo Formoso e líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, é um dos principais cotados para assumir o Ministério da Integração Nacional no Governo Lula.
De acordo com publicações da imprensa nacional, Elmar, acompanhado do senador Alcolumbre, teve encontro com Lula no quinta-feira (22), quando teriam solicitado ao presidente eleito o comando do Ministério das Cidades.
Fontes apontam que, em função de tratativas com o MDB para esta pasta, Lula teria iniciado conversas no sentido do União Brasil ocupar a pasta da Integração Nacional.
No Governo Bolsonaro, o deputado baiano Elmar Nascimento, esteve muito próximo do Ministério da Integração, sendo indicação dele o presidente nacional da Codevasf e a 6ª Superintendência da companhia, em Juazeiro-Ba.
Essa proximidade de Elmar com o governo Bolsonaro e algumas declarações suas contra Lula, ao longo da última campanha, levaram petistas a fomentar ações para tentar barrar sua indicação.
Pelo andar da carruagem e a necessidade urgente de apoio parlamentar no congresso, além da força do presidente da Câmara Artur Lira, que é um dos defensores do nome de Elmar para o Ministério, é pouco provável que a turma do contra vença essa disputa.
É importante lembrar que Elmar Nascimento, indicado por Lira, foi o relator da PEC da Transição, projeto aprovado na Câmara, que vai facilitar a vida do novo presidente neste início de mandato.
Na Codevasf, em Juazeiro, favas contadas para sequência de Miled Cussa Filho no comando da 6ª Superintendência. É o que circula nos bastidores.
Está previsto para esta quarta-feira (28) o anúncio dos demais nomes que vão compor o ministério de Lula, quando o nome de Elmar pode ser confirmado, ou não.
Foto divulgação: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
0 comentários