No dia que quebrou o silêncio e fez um pronunciamento no Palácio da Alvorada após o resultado da eleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL), horas antes, consultou os militares do Exército Brasileiro sobre a possibilidade de judicializar o resultado das urnas.
A justificativa seria de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia ser considerado inelegível por conta das condenações na Lava Jato.
De acordo com a CNN Brasil, os integrantes das Forças Armadas, entretanto, não deram apoio ao presidente para seguir nessa investida. Fontes militares ouvidas pela CNN disseram que a sugestão chegou a receber o aval de uma das Forças e negada por outra, além do Exército, o fiel da balança que não endossou a tentativa do presidente.
Até o momento, levantamento do Comitê de Transparência não encontrou irregularidades nos testes, feitos em 641 urnas, sendo 56 com uso de biometria de eleitores. O Exército integra esse comitê.
Militares do Alto Comando do Exército Brasileiro estão fechados no posicionamento de aceitar o resultado das eleições presidenciais e descartam qualquer possibilidade de intervenção ou golpe.
A CNN apurou que a leitura interna é de que as eleições ocorreram dentro da lisura do processo eleitoral e que não houve fraude comprovada nas urnas eletrônicas. Porém, a instituição não deve se posicionar sobre o assunto. A ordem na caserna é que esse posicionamento, se ocorrer, será por meio do Ministério da Defesa.
Bahia Notícias
4 comentários
05 de Nov / 2022 às 10h41
E as declarações do argentino, cadê a postagem aqui?
06 de Nov / 2022 às 06h36
Sensatez de homens esclarecidos, nós estamos diante de Presidente maluco, mas graças o equilíbrio mental, a sensatez e inteligência dos que constituem o EMFA, a democracia está mantida, e é isso o que desejamos sempre para o nosso país. Foram quatro anos do terror psicológico disseminado por Bolsonaro, homem este que jamais deverá retornar ao poder central ou qualquer um daqueles que o apoiaram nesta investida.
06 de Nov / 2022 às 10h55
golpista, mau perdedor!
06 de Nov / 2022 às 11h50
Agora sim viveremos um terror. As portas do inferno se abriram no Brasil, tráficos, roubos, estupros, corrupção e tudo de ruim pode- se esperar pra o ano que vem e mais 3 anos. E viva o povo nordestino. Que cada vez ficam mais dependentes dessa corja que é a esquerda. Até salvei essa msg pra provar no futuro. Aguardem. Hj 06/11/22