Temos diversos motivos para agradecer as coisas boas que recebemos na vida e costuma-se render graças pela oportunidade de existir e evoluir. Acordar, dormir, levantar com saúde são benefícios extraordinários para os seres humanos. Entretanto, entende-se que a virtude, chamada gratidão, está fora de moda, porque o sentimento de ingratidão permanece enraizado na espécie humana deixando nítido traições e profunda incapacidade de experimentar sentimento de afeição pelas dádivas adquiridas. Isso evidencia grandes desafios inerentes ao reconhecimento daquilo que se recebe e a importância de cumplicidade entre as pessoas.
Etimologicamente a palavra gratidão, que deriva do latim, é traduzida como estar agradecido ou ser grato. O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa - Michaelis define que gratidão é o "sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor". O conceito de gratidão ainda é mal compreendido pelas pessoas onde é comum considerarem “obrigado” e “gratidão” sinônimos.
Embora a palavra 'obrigado' seja comumente usada para agradecer a alguém, deve-se considerar que ao longo da evolução da humanidade essa palavra perdeu o seu significado original que é literalmente "ligar, amarrar". Quando falamos "obrigado" estamos dizendo "estou lhe devendo essa!" “estou amarrado a você por esse favor”. Já a expressão 'gratidão' está ligada a sentimentos nobres carregados de amor, verdade e justiça. O ser grato agradece profundamente pelo que recebe e valoriza pequenas e grandes obras. Um simples "obrigado" é chique e elegante, porém não representa o sentimento genuíno de gratidão. Quem é agradecido é mais feliz.
A prática da gratidão é um santo remédio para curar muitas enfermidades possibilitando uma vida mais saudável e longeva. Para a Psicologia Positiva a gratidão é concebida como uma virtude moral, um sentimento moral ou mesmo uma emoção que pode ajudar na harmonização entre os indivíduos fortalecendo as interações sustentavelmente. A esse respeito, Cohen abordou que a gratidão pode motivar a confiança nos relacionamentos e Santo Agostinho foi categórico em pontuar que a amizade se expressa na ajuda mútua e na gratidão.
O reconhecimento seguido de profundo agradecimento são requisitos fundamentais a uma vida plena e satisfatória. Para Billy Graham "de um lado a outro da Bíblia Sagrada, somos ordenados a sermos gratos. A gratidão é o fluxo natural de um coração que está sintonizado com Deus". Essa comunhão nos remete à cultura do agradecimento. É por esse motivo que Cícero abordou que "nenhum dever é mais importante do que a gratidão". Ser grato é ser verdadeiramente humano em potencial de crescimento.
Comte-Sponville externou que uma pessoa grata é aquela capaz de ver no outro a causa da sua alegria. Ser amigo e ter amigos são coisas complexas porque exigem amor. Quem ama sempre quer o bem do outro e por isso agradece com ternura, satisfação e jamais esquece. Quem tem um amigo agradece com amor a verdadeira amizade que atua como um bálsamo suave nas mentes. Bono e McCullough registraram que a gratidão também pode proteger-nos contra transtornos psiquiátricos promovendo saúde mental através da força do amor.
Já a ingratidão se apresenta por diversas maneiras nos relacionamentos por meio do egoísmo, da vaidade exacerbada, ciúmes doentios e traições. Um ser ingrato, na maioria das vezes, sente-se merecedor de todos os benefícios da vida e acredita que o outro tem sempre a obrigação de servi-lo. Quem é ingrato geralmente não tem consciência plena das dádivas recebidas e por isso segue sem reconhecer o valor das boas ações. Johann Goethe disse que a “ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato”. Essa fraqueza pode se manifestar no nosso dia a dia através das murmurações conscientes ou inconscientes como, por exemplo:
- Poxa vida, hoje está muito quente meu povo!
- Hoje está muito frio rapaziada!
- Essa minha profissão é um porre de chata!
- Eu seria mais feliz se eu tivesse uma estatura maior!
- Se eu fosse famoso eu agradeceria todo dia!
- Só tem pão cadê a manteiga? Assim não dá pra viver!
- Não pedir para nascer nesse mundo!
- Eu sou um azarado só nasci para sofrer! Como agradecer com essa vida?
Ou seja, somos tentados a viver a vida do outro ao invés da nossa e nos comparamos, o tempo todo, a estereótipo imaginário ideal. Isso cresce a tal ponto que supervalorizamos a vida das outras pessoas em detrimento da nossa realidade existencial. Costumamos acreditar que a vida do vizinho é a melhor. Insistimos que a casa mais linda, a melhor família, os melhores alimentos, a melhor renda estão sempre presentes na vizinhança e nunca em nossos lares. Temos uma visão muito duvidosa sobre a vida íntima das pessoas em nossa volta. Quer saber da verdade sobre a vida de seu vizinho? Passe um tempo morando com ele que você vai saber. A vida do outro é um terreno no qual não podemos intervir e nem tirar conclusões porque cada um cuida de si conforme a sua realidade.
Miguel de Cervantes considera a ingratidão filha da soberba. Esse orgulho exagerado de si mesmo tem levado muitas pessoas ao egocentrismo causando-lhes doenças crônicas inviabilizando as relações harmônicas. Quando as coisas não estão milimetricamente conforme queremos damos chiliques e reclamações tolas desabrocham. Respeitando o direito de ir e vir Machado de Assis nos alerta dizendo que “a ingratidão é um direito do qual não se deve fazer uso”, porque quando praticado resulta em sofrimentos.
Geralmente um ser desprovido de gratidão carrega no seu íntimo tonelada de infelicidade e a esse respeito Victor Hugo destacou que “os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles”. Wasko Martins foi firme em dizer que “a ingratidão é um câncer que consome aquele que a possui”, mostrando que o ser humano não grato é portador de enfermidades graves apresentando dificuldades de perdoar. Sobre essa temática, Neto sugere que “pessoas gratas apresentam mais propensão a perdoar” sendo mais felizes e prósperas. Por isso, William Shakespeare não polpou em dizer que "a gratidão é o único tesouro dos humildes".
O ser grato é rico porque possui fidelidade ao seu real tamanho e respeita os direitos coletivos sendo mais agradável e menos narcisista. McWilliams e Lependorf afirmaram que os narcisistas são incapazes de externar gratidão por apresentarem grandes dificuldades em reconhecer os seus limites. Além disso, de acordo com Kashdan e Breenan, as pessoas que supervalorizam os bens materiais são mais propensas a terem menos gratidão. Essa autossuficiência tem funcionado como combustível à ingratidão enclausurando as pessoas do bom convívio social. Para o filósofo japonês Meishu-Sama "é realmente verdade que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria", ou seja, uma queixa puxa outra e a bola de neve vai crescendo exponencialmente.
Parafraseando a terceira Lei de Newton pode-se afirmar que toda ação corresponderá a uma reação em sentido contrário com a mesma intensidade. Sendo assim, vale simplificar que de acordo com a semeadura praticada o resultado será inevitável. Fortalecendo essa ideia Legião Urbana, na música Boomerang Blues, poeticamente expressa que "tudo o que você faz um dia volta pra você" e que segundo Arruda “a gratidão atrai, a ingratidão repele”. Ademais, Piaget fez questão em se posicionar sobre esse assunto externando que “a gratidão é um importante antídoto ao individualismo que atua na valorização do benefício recebido promovendo visibilidade ao benfeitor”.
Portanto, reconhecendo que somos seres sociáveis e portadores de inteligência, uma vez que não temos recursos suficientes para pagar tudo que a vida nos proporciona, é prudente agradecermos pelas misericórdias dispensadas que podem se apresentar de forma micro ou macroscopicamente. Para essa visão holística Sêneca não deixou passar e escreveu que "quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida". Só não vale passarmos a vida inteira, ao lado das pessoas que amamos, indiferentes no que diz respeito ao reconhecimento da importância do outro nas nossas vidas. Escrevendo isso, lembrei-me de uma frase de O Diário de Anne Frank que diz "os mortos recebem mais flores do que os vivos porque o remorso é mais forte que a gratidão". Por causa disso, meus amigos e minhas amigas, é importante lembrar que hoje é o dia e agora é a hora de celebrar a vida com a própria vida, pois amanhã pode ser tarde demais!
Josiel Bezerra - Professor de Biologia - Mestrando UPE (Universidade de Pernambuco) - Ciência e Tecnologia Ambiental.
49 comentários
11 de Oct / 2022 às 03h52
Belíssima reflexão
11 de Oct / 2022 às 05h52
Todas as nossas ações são comandadas por pensamentos que são mensagens mentais. Essas mensagens influencia todas as células do nosso corpo e em resposta elas produzem substâncias químicas que circulam em todo organismo e produzem respostas! Pensamentos de gratidão, amor, felicidade ou qualquer pensamento positivo, induzem nossas células a produzirem substâncias rejuvenescedoras, curativas. Ao contrário, pensamentos negativos, de ódio, rancor, raiva etc, produzem efeitos contrário. Nos dias atuais vivemos uma epidemia de depressão produzida justamente por tais pensamentos.
11 de Oct / 2022 às 06h48
Bela reflexão , nos dias de hoje a ingratidão tá dominando as pessoas , Sempre digo temos que agradecer sempre e por tudo , mesmo que seja algo não bom , mas sempre tente achar um lado positivo dessa história, quando agradecemos ficamos bem com nós mesmo, pra nossa paz interior, saúde. Pense nisso Agradeça sempre e reclame menos.
11 de Oct / 2022 às 07h33
Parabéns meu amigo Josiel Bezerra pela está linda reflexão
11 de Oct / 2022 às 08h48
Realmente, existem pessoas que não sabem agradecer pelo que tem. Linda reflexão!
11 de Oct / 2022 às 09h47
Isso e vdd uma pura realidade neh. Tá complicado viver nos dias de hj.
11 de Oct / 2022 às 10h43
Excelente reflexão! Muitas vezes esquecemos inclusive de sermos gratos àqueles que estão ao nosso redor diariamente. Nossa família, amigos (os que amamos).
11 de Oct / 2022 às 12h01
E a gratidão é muito importante, seja a Deus ou as pessoas que estão no nosso dia a dia.
11 de Oct / 2022 às 12h13
É tudo na vida tem que ter um esforço e no final tudo dará certo não tem vitória sem luta, quando nos nos entendemos que tudo aquilo que agente faz são vários desafios a ser enfrentado, porta na cara sabendo eles que ali é um sonho que está prestes a se concretizar pôr isso que devemos ser grato a Deus por tudo e seguir de cabeça erguida e dizer eu conseguir eu posso vc pode etc...
11 de Oct / 2022 às 12h57
Não há nada pior do que ajudar uma pessoa e, quando você precisar dela, não receber um auxílio em troca. Ou pior: nem sequer ouvir um singelo “obrigado”. A ingratidão é uma das características mais terríveis e condenadas na humanidade, pois revela um ato de desprezo e egoísmo. Em geral, a pessoa ingrata age dessa forma porque se considera superior aos outros. Assim, se alguém tem uma atitude positiva em relação a ela, essa pessoa simplesmente considera que o outro não fez mais do que a sua obrigação.
11 de Oct / 2022 às 13h16
Estava realmente necessitado desse texto! Realmente as o esvaziamento das palavras é um dos nossos grandes dilemas, usar palavras como amor, obrigado, gratidão tendo os seus sentidos tão esvaziados faz com que nós mesmos nos tornemos pessoas mais vazias. E é neste sentido primeiro que "A palavra tem poder".
11 de Oct / 2022 às 13h18
Josiel Bezerra parabéns pelo seu artigo a Deus ingrata ingratidão, muito interessante!
11 de Oct / 2022 às 13h29
Testo muito bom meu amigo parabéns
11 de Oct / 2022 às 13h38
Realmente vivemos em um mundo, aonde so tem pessoas ingratas e por mais que tenha tudo, sempre achará que estara faltando algo... Vai entender.. Mais a gratidão é tudo.... Parabéns ótimo artigo amei.
11 de Oct / 2022 às 13h39
Verdade josiel hj em dia as pessoas são ingratas não reconhece o que é gratidão elas nem o menos sabem agradecer a Deus pelo o o dia concedido .devemos ser sempre gratos a Deus em primeiro lugar depois as pessoas q nós faz o bem sem querer nada em troca temos q agradecer até pelo o que não deu certo .gratidão e uma palavra maravilhoso q poucas sabem colocar em patrica
11 de Oct / 2022 às 14h00
Concordo plenamente com você, infelizmente nós humanos somos muito ingratos e não conseguimos enxergar as coisas!
11 de Oct / 2022 às 14h05
Parabéns pelo artigo, Linda reflexão!
11 de Oct / 2022 às 14h44
Um bom texto, agora serei mais grato e gratidão por compartilhar
11 de Oct / 2022 às 14h59
Belas palavras, Josiel Bezerra.Uma ótima reflexão nos dias atuais.Parabéns pelo artigo.
11 de Oct / 2022 às 16h07
Eu agradeço muito a Deus por me presentear com pessoas como você fazerem parte da minha trajetória de vida. A sua escrita está cada vez melhor, parabéns pela ótima reflexão. Grande abraço meu amigo!
11 de Oct / 2022 às 17h21
Parabéns pelo excelente texto!!! Amei a reflexão!!!
11 de Oct / 2022 às 17h21
Parabéns pelo excelente texto!!! Amei a reflexão!!!
11 de Oct / 2022 às 17h34
Parabéns pelo seu excelente texto. Amei a reflexão.
11 de Oct / 2022 às 18h32
Vivemos em um contexto de mundo onde as pessoas se distanciam a cada dia, a gratidão é fundamental dentro das relações; 1 com o criador, 2 entre as pessoas, o salmista relata no salmos 103 , bendiga ó minha alma ao senhor, gratidão deve está intricicamente ligada a nossa alma, Parabéns meu Filho, você vai longe, tenho orgulho do filho que você é !
11 de Oct / 2022 às 19h32
Gostei munto do conteúdo
11 de Oct / 2022 às 19h35
Muito bom o texto,sinto muito feliz é recompensado por cultivar a fé em Deus, paz,o amor,harmonia, felicidade, alegria,saúde,inteligência é a sabedoria. Não podemos ser como o elefante do circo, domado pelo seu domador, que o mesmo tenha muitas forças, mas não sujeita a se liberar de uma flagia corda, seremos mais fortes do que esse elefante. A maior força vem de Deus. vida é o maior presente que Deus nos deu, temos gratidão por tudo que Deus nos deu. Obrigado por me dar a oportunidade de fazer parte da sua gratidão. Que Deus te abençoe muito
11 de Oct / 2022 às 21h37
Parabéns Josiel pelo belíssimo texto. Linda reflexão!!!
12 de Oct / 2022 às 16h55
Tudo tem tempo para o seu aprendizado, só depende nós mano PS vida que segue
12 de Oct / 2022 às 17h14
Estou te devendo essa
14 de Oct / 2022 às 14h11
Fantástico! Gratidão pela oportunidade de nos fazer refletir sobre algo tão íntimo e profundamente transformador!
15 de Oct / 2022 às 13h04
Excelente texto meu amigo
15 de Oct / 2022 às 13h52
Linda reflexão professor , parabéns
15 de Oct / 2022 às 14h05
Excelente
15 de Oct / 2022 às 15h30
Bela reflexão professor!
15 de Oct / 2022 às 17h03
Ótima reflexão professor!! Hj em dia é muito provável de vc ajudar, ajudar e ajudar uma pessoa e no final ao invés dela dizer um obrigado ou nos ajudar quando precisarmos, mas infelizmente, não, recebemos um gesto de ingratidão!! Mas a gente vence o mal com o bem, pois oq é ruim se destrói sozinho!!
15 de Oct / 2022 às 17h24
Linda reflexão professor
15 de Oct / 2022 às 18h48
Parabéns meu amigo Josiel lindo texto
15 de Oct / 2022 às 21h28
Sábias palavras,professor!Essa reflexão mostra o quanto é importante dar valor aquelas pessoas que estão nos ajudando!
16 de Oct / 2022 às 12h26
Belissima reflexão, ameii demais!!
16 de Oct / 2022 às 12h32
As veses o ser humano e muito ingrato mesmo. Linda reflexão professor!
16 de Oct / 2022 às 12h38
Belíssima reflexão
16 de Oct / 2022 às 12h41
Caro amigo Josiel Bezerra excelente texto … Incrível uma pessoa como você meu professor não canso de lhe parabenizar mil vezes parabéns .Ser humano humilde sábio disposto sempre a compartilhar seus conhecimentos Abraços meu amigo !!!
16 de Oct / 2022 às 16h28
Parabéns professor pelo texto!!
16 de Oct / 2022 às 18h24
Ótima reflexão professor,parabéns!
17 de Oct / 2022 às 13h55
Parabéns! Boa reflexão.
18 de Oct / 2022 às 22h41
Gratidão, que essa palavra venha fazer parter do nosso dia a dia.
18 de Oct / 2022 às 23h19
O mundial hoje em dia presicar agradecer mais Principalmente os seres humanos
20 de Oct / 2022 às 19h03
Sempre certeiro em suas reflexões. Vivemos uma sociedade de conflitos, devido sobretudo ao individualismo inato a concepção patrimonialista: O ter ou possuir a qualquer custo. Gratidão, antes de tudo é entendermos que somos incapazes de alçar grandes vôos sozinhos. Sempre precisamos que alguém para ser nossa bússola, e nós ensine a bater as asas.
28 de Oct / 2022 às 12h38
Excelente reflexão, professor!