Tempos atrás uma visita de um candidato a presidente da República ao sertão era motivo de atrair prefeitos em busca de visibilidade. Durante visita do atual presidente e candidato á reeleição a "não presença dos prefeitos e políticos sertanejos chamou a atenção". A REDEGN buscou contato com lideranças políticas da região norte da Bahia e do Vale do São Francisco e "ninguém quis se pronunciar", sobre a ausência ao lado do presidente no evento realizado ontem, em Juazeiro e Petrolina.
Na nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (28/9), indica que o descontentamento da população com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a subir. Segundo os dados, a avaliação negativa do governo é de 42% entre os entrevistados.
Reportagem de Gerson Camarotti, Comentarista político da GloboNews, do Bom Dia Brasil, na TV Globo, e apresentador do GloboNews, avalia que as últimas pesquisas de intenção de voto, que apontam um cenário adverso para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), aprofundou a crise instalada na campanha nos últimos dias.
Aliados e integrantes do governo passaram a cobrar responsabilidades, gerando acusações de erros e abandono. Mas todos reconhecem a culpa de Bolsonaro na amplificação da crise na campanha.
Interlocutores próximos de Bolsonaro passaram a acusar integrantes do Centrão de abandonar o presidente, especialmente no Nordeste. A debanda de parlamentares do bloco foi explicitada no último ato de campanha na região, quando Bolsonaro esteve na terça-feira (27) em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) ao lado de poucos apoiadores, como ex-ministro Gilson Machado.
Esse movimento de abandono já era percebido antes mesmo do início da campanha, mas se intensificou nas últimas semanas por causa da elevada rejeição de Bolsonaro no Nordeste.
"Ficou impossível fazer campanha para Bolsonaro. O que está em jogo nesse momento é a sobrevivência de cada político", justificou ao blog um influente deputado do Centrão, explicando a "cristianização" do presidente no Nordeste.
Por outro lado, parlamentares do Centrão dobraram as críticas ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Responsabilizam Guedes pela demora em viabilizar o Auxílio Brasil turbinado, prejudicando o desempenho de Bolsonaro no Nordeste e entre os que ganham até dois salários mínimos. Guedes também é criticado por declaração recente negando o agravamento da fome no país.
"Mas na campanha, Bolsonaro passou a ser uma espécie de denominador comum das críticas. Todos responsabilizam o presidente por declarações recentes com novas ameaças de não respeitar o resultado das urnas. Isso porque intensificou nesta reta final da disputa um movimento de voto útil no Lula em vários setores da sociedade que resistiam o apoio ainda no primeiro turno ao petista", avalia Gerson Camarotti.
Redação redeGN com informações Gerson Camarotti-G1 Foto Redegn
20 comentários
28 de Sep / 2022 às 11h52
Essa Globo Lixo é irresponsável e mentirosa, nós aqui do Vale do São Francisco jamais vimos tamanha manifestação!
28 de Sep / 2022 às 11h53
Quando um gato chega ao local os ratos somem
28 de Sep / 2022 às 12h06
Porém, teve o apoio do povo, isso basta.
28 de Sep / 2022 às 12h16
Prefeita Suzana Ramos, a Senhora acaba de cometer um ato de ingratidão ao não recepcionar o Presidente da República, logo agora que o Presidente autorizou a licitação para execução da tão decantada obra da travessia urbana, está cometendo os mesmo erros do gestor anterior que era de um partido oponente! Queremos o melhor para Juazeiro independente da cor partidária! EITA Juazeiro!!!!
28 de Sep / 2022 às 13h38
Quem vota é o povo e não prefeitos.
28 de Sep / 2022 às 13h40
Ele pode ter sido abandonado por prefeitos, mas o povo o recebeu de braços abertos. É o que importa.
28 de Sep / 2022 às 13h58
Seria razoável, a redação corrigir esse título em que fala que "Apoiadores o abandonou".
28 de Sep / 2022 às 14h41
Esta é imprensa brasileira, corrupta e mentirosa, ainda acham blogs para divulgarem os FAKE NEWS, esta mesma imprensa que divulga pesquisas do IPEC do mesmo grupo GLOBO LIXO
28 de Sep / 2022 às 15h39
Eu que tudo sei, vi a prefeita no horário em que o Bozonaro estava em Juazeiro, distribuindo santinhos do filho candidato no Mercado do Produtor. E ela justificou à assessoria do Presidente que não poderia comparecer ao ato por compromissos inadiáveis assum idos anteriormente..........
28 de Sep / 2022 às 16h27
Hilárico e risível o comentário do Cabeçafeitaglobeleza, nada de novo, acompanhem o povo, até vcs blog GN, vamos que vamos.
28 de Sep / 2022 às 17h06
O apoio que precisa é do povo, isso é esperado no nordeste principalmente em Petrolina onde o presidente apoia outro candidato a governador que não é o filho da cidade, e Juazeiro agente sabe que celeiro de esquerdistas, lamentável é a prefeita de Juazeiro que a dias atrás comemorava a publicação da travessia da cidade no diário, e agora nem se fez presente para agradecer, postou fotos com ministro do Bolsonaro filho do Bolsonaro e agora , faz como os coelhos ,uma falsa neutralidade, os coelhos pelo menos tem motivo.
28 de Sep / 2022 às 17h20
Se estar abandonado por apoiadores for daquele jeito , imagine quando for o contrário.
28 de Sep / 2022 às 17h21
Abandono não foi o que eu vi nas ruas!
28 de Sep / 2022 às 17h26
Rsrs! Perguntar não ofende!! Eu sempre soube da sua posição politica. Da Globo, Uol, Folha de São Paulo qualquer um que tenho pelo menos Dois neuronios sabe o motivo. Falta de dinheiro isso é uma verdade. No Seu Caso seria falta de neuronios? Ou carater? Sei que você não postarar meu comentario.
28 de Sep / 2022 às 20h14
Quem precisa de apoio é os prefeitos e não o presidente bolsonaro, o povo estão com bolsonaro, nesse domingo dia 02 vamos dar a resposta para os previstos.
28 de Sep / 2022 às 20h16
Eu estava lá o povo estavam apoiando, bolsonaro com certeza já está Reeleito 22
28 de Sep / 2022 às 21h21
Para ser eleito, Bolsonaro só precisa dos votos e apoio da população.
29 de Sep / 2022 às 20h54
A Globo lixo está com os dias contados, não vai ter cadastro renovado.
01 de Oct / 2022 às 05h32
O comparecimento de Suzana no evento onde o Presidente Bolsonaro esteve não mudaria em absolutamente nada, a rejeição a ela é altíssima e não será reeleita, é uma prefeita de um só mandato. Bolsonaro não precisa de apoio dessa laia de prefeitos, esses prefeitos é que precisam de Bolsonaro. Eu jamais vi tamanha manifestação de apoio a um Presidente como eu vi terça-feira, aqui em Juazeiro e Petrolina.
01 de Oct / 2022 às 21h09
Entendo que, esse pessoal, jornazistas não tem vergonha mesmo, comentando coisas que , talvez, ouviram falar, ou, criam suas próprias narrativas O presidente da República do Brasil e candidato a reeleição, foi bem recebido pelo povo nas ruas do vale do São Francisco, e, isso basta. Bolsonaro reeleito em 2022.