Os cantores uauaenses, Nilton Freittas e Renam Mendes, serão as estrelas na primeira edição do Forró do Conselheiro, evento que será realizado no Pelourinho, no próximo dia 9 de setembro, sexta-feira (9).
Rennan Mendes é músico instrumentista, produtor musical, arranjador, cantor e compositor. Nasceu em Uauá, Alto Sertão de Canudos, na Bahia, começou a tocar teclado aos seis anos de idade.
Aos nove anos, ganhou a sua primeira sanfona, presente de seu pai, o também sanfoneiro, "Veinho". Logo, montou o seu primeiro grupo de forró, que não demorou pra virar sucesso nas festinhas das escolas, nas alvoradas, quadrilhas e aniversários dos amigos em sua cidade. Aos doze, passou a tocar ao lado do pai, puxando fole sertão adentro. Depois de tocar teclado e sanfona em algumas bandas da sua cidade, Rennan entendeu que precisava seguir com suas próprias teclas e voou pra poder somar hoje um currículo bastante extenso, entre parcerias, produções musicais, gravações (CDs, DVDs, programas de TVs e rádios), direções e apresentações com vários grupos e artistas de nome nacional e internacional, como Xangai, Matingueiros, Maciel Melo, Raimundo Sodré, Socorro Lira, Flávia Wenceslau, João Sereno, Oswaldinho do Acordeom, Jorge de Altinho, Flávio Leandro, Targino Gondim, Armandinho Macêdo e Mariene de Castro. Rennan também faz parte do "Quinteto Sanfônico da Brasil", idealizado por Targino Gondim.
Nilton Freittas é cantor, compositor, instrumentista, arranjador e produtor musical. Ainda na infância, cantava e tocava em eventos escolares e religiosos, programas de calouros, festas juninas e barzinhos de Uauá e região, desenvolvendo as suas principais qualidades: o talento e a versatilidade. A partir dos anos 80, já morando em Juazeiro, Nilton Freittas ganhou significativos prêmios, tais como: o "Sons das Margens do Sol" - Troféu João Gilberto, a "Canção Ribeirinha" - Troféu Edésio Santos e foi finalista do Canta Bahia, em Salvador (Rede Globo). Nilton Freittas é, também, um dos compositores da música Boato Ribeirinho, que teve inserção na novela Velho Chico da Rede Globo, e foi recitada pela atriz Cristiane Torlone e cantada por ela e pelo forrozeiro e ator Chambinho do Acordeon. Boato Ribeirinho, uma parceria com Wilson Duarte e Zé Wilson Freitas, foi gravada por ele, como também, Targino Gondim e Elba Ramalho e outros intérpretes da música popular brasileira.
Dentre todas as gravações realizadas pelo artista, destacamos os seguintes CD's: "Caminhos", "Meu Xodó", "Belo Sertão" (uma parceria com Targino Gondim e Roberto Malvezzi - Gogó), "Voz do Sertão", "Já é Carnaval" (Ensaio de Carnaval), "Forrozando e Recordando", "Vidas" e "Belo Chico" (outra parceria com Targino Gondim e Roberto Malvezzi - Gogó).
Por ser um músico com uma voz e um toque de violão diferenciados, Nilton Freitas interpreta variadas vertentes da MPB como o forró, o xote, o baião, a cantoria, a ciranda, a balada e o pop rock.
O Forró do Conselheiro acontece no tradicional restaurante Uauá, no Pelorinho, em Salvador, com previsão de início às 19h, desta sexta-feira (9).
Reservas podem ser feitas pelo telefone: 71 98193-6757
0 comentários