Faleceu sexta (19) em Juazeiro o funcionário público José Francisco Bastos, bastante conhecido como Zé Tarzan, que atuou por muitos anos como árbitro no futebol amador da cidade.
Zé Tarzan foi personagem de uma história inusitada no futebol: Expulsou e “desespulsou” o astro do futebol Luiz Pereira, natural da cidade e homegeado numa partida festiva entre a Seleção Brasileira de Master e o um selecionado de Juazeiro, em 1992.
“A imprensa à época fez um relato do ocorrido em campo: Dezoito anos depois de ser o primeiro jogador brasileiro a receber o vermelho em Mundial, Luís Pereira se viu envolvido em mais uma situação polêmica com uma expulsão. Em fevereiro de 1992, ele voltou a Juazeiro junto com a Seleção Brasileira máster para fazer um jogo festivo contra o time que leva o nome da cidade”, publicamos no quadro reminscências.
A Seleção Brasileira de Master vencia o time da cidade por 3 a 0 mas, quando Luiz Pereira cometeu uma falta, recebeu o cartão amarelo, reclamou asperamente com Zé Tarzan, que não teve dúvidas: deu o vermelho, para desespero dos organizadores do evento, incluindo o prefeito da época, Joseph Bandeira, que entrou em campo, conversou com Zé Tarzan e ele resolveu reverter a expulsão. O fato ganhou repercussão nacional e foi relatado em diversos veículos da imprensa nacional.
Zé Tarzan era muito querido, principalmente entre os futebolistas e não temos informações sobre sepultamento e causas da morte.
Nossos votos de pesar à família e amigos de Zé Tarzan.
Da redação redeGN
0 comentários