O sistema de convivência dos seres humanos está em crise, porque evidências deixam nítido a falta de tolerância entre as pessoas. A intolerância permeia as diversas classes sociais. Ela está enraizada nas entranhas do orgulho e da soberba sendo um grande desafio a ser resolvido ainda nesse século.
A palavra intolerância vem do latim significando literalmente a “impaciência, incapacidade de aguentar”. Em relação a isso, vale considerar que a expressão “tolerância zero” nunca esteve tanto na moda como atualmente. A forma de discriminação, através da intolerância, é observada na política, religião, no controle social, racismo, sexismo, discriminação por idade e assim por diante.
Quando falamos sobre as inúmeras formas de atuação da intolerância, na nossa sociedade, percebemos a decadência da humanidade. A esse respeito, Giacomo Leopardi, destacou que "nenhuma qualidade humana é mais intolerável do que a intolerância". A impaciência reina nos corações intoleráveis e faz acepção de pessoas, causando-lhes profundas crueldades.
Para a princesa Diana "o maior problema do mundo atual é a intolerância. Todos são tão intolerantes uns com os outros". Ademais, uma pessoa intolerante é capaz de excluir definitivamente os indivíduos que não comungam dos mesmos ideais dela. Isso é o “tolerância zero total”. Ninguém é obrigado a concordar com as convicções alheias, porém o respeito à diversidade deve ser assegurado.
Não existe intolerância insignificante. Ela mata sonhos e vidas. O desafio é sair da ilusão hipócrita do sistema opressor. Charles Chaplin disse que "se matamos uma pessoa somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis". Já parou para pensar nisso meu amigo? Estamos vivendo na era da inversão de valores. O certo ficou errado e o errado ficou certo. Por isso, Santo Agostinho expressou que "tão cegos são os homens, que chegam a gloriar-se da própria cegueira!". Ou seja, ser um ignorante no universo dos intolerantes é ser viável e legal. A esse respeito, Platão nos orienta que "muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua".
Considerando a fragilidade dos seres humanos é salutar afirmar que o orgulho ofusca a visão realista, dos nossos pontos fracos, promovendo o império da escravidão. O pior tipo de escravidão é a inconsciente, porque o escravizado defende os seus opressores e agride a quem almeja libertá-lo.
Somente com o reconhecimento do real tamanho, o ser humano, pode discernir as suas mazelas. Concernente a isso, o pai da psicanálise, Sigmund Freud disse que "de erro em erro, vai-se descobrindo toda a verdade". Entretanto, o segredo do autodescobrimento, é inerente ao nível de vontade que o ser possui. Carlos Drummond de Andrade, para acalentar os ânimos, alertou que "há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos". Por isso, não se desespere quando as coisas estiverem desmoronando, amanhã é um novo dia.
A intolerância é um termômetro da falta de amor entre as pessoas. Às vezes somos intolerantes por ignorância ou mesmo por maldade. Pitágoras relatou que "os homens são miseráveis porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance". É por esse motivo que a busca pelo autoconhecimento se torna primordial às realizações dos humanos. Sendo que a virtude fundamental do ser humano é a fraternidade universal.
A mudança da intolerância à tolerância exige sentimentos nobres. Primeiramente, não custa dizer que, o que não queremos para nós não devemos distribuir com os outros. Para fortalecimento dessa ideia Sêneca aponta que "se quer ser amado, ame". Não se entregue ao fracasso. Por gentileza, levante-se e siga. Fernando Pessoa não deixou passar essa oportunidade e externou que "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". E Carl Jung, estimulando a transformação interior do ser humano, disse que "se você vira as costas para as suas próprias sombras elas não deixam de existir". Lute e vença.
Estritamente expresso, o ser intolerante carrega no seu âmago toneladas de maledicências. Por isso, vale considerar que a origem da intolerância vem desde os primórdios. Dessa forma, Machado de Assis diz que “não é a ocasião que faz o ladrão, o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: a ocasião faz o furto; o ladrão já nasce feito”.
Diante da temática sobre intolerância e as propostas de intervenção, verifica-se que a bondade quando está ligada intimamente ao poder promove a benevolência com mais intensidade. O poder em si não é uma coisa ruim. Ele não corrompe. Na realidade o ser humano é corrompido e o poder só dar oportunidade de manifestação dessa corrupção. Portanto, é bom recordar que somos iguais e não temos procuração para massacrar o próximo em detrimento do nosso ego. Lembre-se de que o terreno da vida é muito fértil. Ninguém é obrigado a semear, porém tudo que nós plantarmos um dia vamos colher.
Josiel Bezerra - Professor de Biologia - Mestrando UPE (Universidade de Pernambuco) - Ciência e Tecnologia Ambiental.
26 comentários
28 de Apr / 2022 às 23h49
Muito bom
29 de Apr / 2022 às 00h02
Parabéns professor,belo texto
29 de Apr / 2022 às 01h56
Muito bom o texto, fica aí o alerta para que sejamos amor em todas as partes, pois se há amor não há intolerância e a humanidade deve caminhar por este caminho onde todos nós somos iguais sem distinção de raça ou de gênero. Somos todos iguais somos todos iguais....
29 de Apr / 2022 às 05h30
Sábias palavras,professor!
29 de Apr / 2022 às 05h57
Testo ótimo, fiz questão de ler até o final, e fala de uma realidade atual né verdade
29 de Apr / 2022 às 07h06
A humanidade avança em ciência, tecnologia, comunicação etc., de forma vertiginosa, no entanto, em valores humanos, parece que regride. No seio da família, pais geralmente trabalham e negligenciam na educação do filhos. O pouco tempo que sobra do seu trabalho é dedicado às redes sociais, restando pouco para os filhos. Na escola não existe nenhum programa voltado aos valores humanos, os professores não podem ensinar o que não aprenderam e ciclo se repete!
29 de Apr / 2022 às 07h18
Verdade josiel hj em dia as pessoas não se ama mais as vezes as pessoas são tão inguinorante q não pensa se vai magoar um coração ou não elas simplesmente falam e mágoa e as vezes tolera algo só pra disfarçar q está gostando quanto na verdade não estão gostando de alguma atitude ou ação da pessoas . Um grande abraço e fica na paz .
29 de Apr / 2022 às 07h55
Um tema muito propícia ao momento que vivemos com tamanha falta de tolerância em os seres humanos. Parabéns professor Josiel.
29 de Apr / 2022 às 07h56
Um tema muito propícia ao momento que vivemos com tamanha falta de tolerância em os seres humanos. Parabéns professor Josiel.
29 de Apr / 2022 às 08h49
verdade muitas pessoa não saber tratar os outros ao seus redo,um bom dia e um gesto simples que muitas pessoas ignorar.a itolerrancia é a faltar de amo ao próximo e a se mesmo o mundo precisa,mais de amor de forma geral assim podemos conviver com as diferança dos outro.
29 de Apr / 2022 às 13h28
A intolerância é uma doença que necessita ser tratada.
29 de Apr / 2022 às 13h34
Só o amor para nos iluminar nas trevas da maldade.
29 de Apr / 2022 às 13h42
Devemos respeitar o diferente pra que todos vivam em harmonia. Obrigada pela reflexão! Amo esses seus artigos!
29 de Apr / 2022 às 13h52
Interessante esse texto. Só Deus nas nossas vidas!
29 de Apr / 2022 às 21h33
Excelente artigo, na realidade a tolerância no ser humano é imensa, na qual não se reconhece.
30 de Apr / 2022 às 11h16
Excelente artigo meu amigo arrasando como sempre. Adoro lê seus artigos e reflito muito nas suas postagem e como sempre você está de parabéns! Sucesso.
01 de May / 2022 às 11h36
A a intolerância de muitos se achar único ,achar que todo mundo tem que concorda pensar como ele pensa , e não é assim temos que respeitar As opiniões as decisões o pensar próximo, ter mais amor ao próximo !!!!!
01 de May / 2022 às 11h43
Belo artigo meu caro !!!! "O maior problema do mundo atual é a intolerância. Todos são tão intolerantes uns com os outros - Frases de Diana, Princesa de Gales. Uma ideia morta produz mais fanatismo do que uma ideia viva; ou melhor, apenas a morta o produz. Pois os estúpidos, assim como os corvos, sentem apenas o cheiro das coisas mortas."
02 de May / 2022 às 23h27
Sempre bom os ensinos desse amigo e professor. Gostei bastante dessa leitura.
05 de May / 2022 às 09h29
O ódio mata mesmu as pessoa.
05 de May / 2022 às 19h20
Com toda certeza meu amigo, gostei muito da forma como você se vale das referências que usa para exemplificar, as imagens que você cria com seu estilo de redação faz com que a mensagem seja séria, contundente, e ao mesmo tempo agradável de se ler. Parabéns pelo bonito trabalho que vem realizando. Grande abraço!
07 de May / 2022 às 23h03
Excelente reflexão, Josiel! A intolerância precisa ser combatida para que possamos, no futuro, ter uma sociedade mais igualitária e livre. Como sempre você arrasando em seus textos. Parabéns!!
08 de May / 2022 às 21h16
Conforme o tempo passa, está cada vez mais aumentando o número de pessoas intolerantes, não respeitando o ponto de vista do outro. Isso não começou agora vem se arrastando ao longo dos anos, mais ultimamente tem se intensificado cada dia mais, por conta de não respeitar o ponto de Vista do outro, a escolha, as decisões e assim por diante. A intolerância pode levar a violência ou mesmo gerar uma guerra.
09 de May / 2022 às 10h04
Mensaje muito boa. Vou ler denovo pra entender melhor esse assunto tam inportante.
09 de May / 2022 às 10h14
A intolerância na sociedade nos mostra o quanto necessitamos mudar às formas de percepção a outrem.
11 de May / 2022 às 09h56
Intolerância está reinando em Jua.