Linhas cruzadas, queima de placas de ramais, indisponibilidade de serviço e queda das chamadas telefônicas eram alguns dos problemas que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia enfrentava com uma central analógica.
Diante da necessidade de qualificar o serviço, o órgão procurou uma alternativa de tecnologia digital que permitisse melhorar o atendimento e ampliar a produtividade.
Após a implementação de uma solução digital integrada, em maio de 2020, hoje o tribunal comemora redução de perdas de ligações e aumento da capacidade de atendimento aos usuários.
"A produtividade aumentou 100%. Houve redução significativa de perdas de ligações e aumento da capacidade de atendimento", afirma Rodrigo Rosário dos Santos, técnico Judiciário Especializado em Eletricidade e Telecomunicações do TRE/BA. Além da necessidade de qualificar o serviço, a digitalização permitiu ao tribunal manter a operação durante o período da pandemia, já que o novo serviço passou a ficar acessível de qualquer lugar pelo navegador, inclusive no home office.
"A pandemia acelerou os processos de transformação digital nas organizações, mas as vantagens de um PABX digital vão além. É uma ferramenta que impulsiona operações empresariais e promove uma melhoria na comunicação interna da empresa", afirma o diretor de relações com o mercado da Dígitro Tecnologia, Octávio Carradore. A empresa foi a fornecedora do TRE/BA no processo de digitalização da central de atendimento.
O processo de transformação digital incluiu ainda a implantação do chatbot Maia, um robô baseado na solução Persona que atende no site do tribunal e no Telegram. Ele interage com os eleitores, o que permite a emissão de certidões, consulta ao local de votação e situação eleitoral, facilitação no pagamento de multas eleitorais e transferência para o atendimento humano através de uma central de atendimento exclusiva para essa finalidade.
De acordo com Rodrigo Rosário dos Santos, técnico do TRE/BA, o investimento também resultou em redução de custos com manutenção da infraestrutura analógica. "A Dígitro é uma empresa com um potencial tecnológico ascendente, conta com uma equipe de pré e pós venda incrível, além do serviço de suporte eficiente e capacitado. As soluções Dígitro trouxeram ganhos em potencial para o tribunal, inclusive possibilitando a disponibilização dos recursos da central telefônica, que agora é totalmente digital, a diversos setores do órgão. A solução Dígitro tem hardware robusto e software consolidado e em constante melhoria", afirma.
Ascom TRE-BA
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