No último dia (11), a reportagem da Rede GN percorreu trechos da zona rural do Norte da Bahia e constatou o desespero das famílias que vivem nas distantes localidades da zona rural e estão sem o abastecimento de água potável nas cisternas.
Na comunidade da Fazenda Canabravinha, Curaçá, Bahia, que foi um dos destaques na reportagem pela falta de água nas cisternas, teve o cenário mudado: as cisternas desde ontem (17) estão novamente cheias e água representa fartura e alegria para os moradores.
O agricultor Edvaldo Silva declarou a Rede GN, "a imensa alegria de ter novamente as cisternas cheias. "Estamos todos aqui muito agradecidos e imensamente felizes. A falta de água é desesperador. Deus Abençoe".
A prefeitura de Curaça, através da Secretaria de Agricultura Sustentável e Ações no Interior e atual presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, Ticiano Dantas Felix, desde a exibição da reportagem buscou a solução e os meios de resolver o problema.
A Prefeitura de Curaçá renovou o compromisso que continua cobrando do Governo Estadual e Federal um aumento na oferta dos serviços de abastecimento através de carro pipa. "Desde o mês de abril já houve uma melhora e tem 11 carros pipas atendendo o município, através da Operação Carro Pipa do Exército Brasileiro, Programa Agua Potável do Governo do Estado e Defesa Civil Municipal", ressaltou, Ticiano Félix.
Ticiano alertou também que em função desse abastecimento por carros pipas muita gente abandonou as calhas que colhem água da chuva, o que causa um certo prejuizo nesse abastecimento das cisternas. "Estamos buscando conscientizar as pessoas que, independente desse abastecimento por Pipa, é preciso manter as calhas limpas e em boas condições para reter a água da chuva que tem caído periodicamente na região", lembrou.
Paulo José, coordenador da Operação carro Pipa em Curaçá, informou que entre dezenas de outras localidades, a Fazenda Canabravinha, as familias da Fazenda Curral Velho, Fazenda Poço do Angico foram contempladas."Temos diariamente carro pipas no fornecimento de água potável para atender as familias de agricultores", disse Paulo.
A agricultora Maria do Socorro Xavier, que havia enviado uma carta ao Programa de Rádio, ao comunicador Geraldo José, e que de acordo com ela "era um grito de socorro para pedir ajuda na esperança de que as autoridades tomem conhecimento e garantam o abastecimento de água na região", agora agradecu: "Louvado Seja o Nome de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa gratidão as as autoridades que providenciaram a santa água. Nossa gratidão ao comunicador Geraldo José".
Os moradores continuam na esperança de serem beneficiados com a a perfuração de poços na região. Eles estão realizando um abaixo assinado e solicitando a Codevasf o empenho para perfurar um poço cartesiano na região.
Confira lista distribuição carro pipas Curaçá aqui
Redação e fotos Ney Vital Rede GN
0 comentários