É impossível ficar calado e não exercer o meu direito de opinar sobre os fatos recentes, pois ainda estamos num país democrático e com liberdade de expressão. Não estou aqui para julgar a prisão do Deputado Daniel Silveira – embora nisso também darei minha opinião –, mas sim refutar a narrativa avassaladora dos ditos "grandes jornais". É chato ter que cortar na própria carne, mas enfim, vamos lá!
Serei curto e objetivo. Um parlamentar não pode ser preso, por qualquer declaração que venha a dar. Isso não sou eu quem digo, mas a Constituição Brasileira e isso está dentro da famosa Imunidade Parlamentar. E pensando nessa reação de grande parte da imprensa, ou seja, dos "jornalistas de sempre" ao afirmarem que o Deputado Daniel Silveira naquele vídeo infeliz ameaçou a Democracia.
Esses "jornalistas de sempre" vociferam em suas plataformas online, blogs e vídeos tanto na TV como na internet que "a imprensa não pode ser tolerante com os intolerantes", isso se referindo ao teor da fala do Deputado, que, se caso não for preso com a perda do mandato, tal evento culminará na "vitória da intolerância"!
Mas, vejamos esse assunto de forma multilateral. É certo que a Democracia tem que ser defendida, onde o direito à manifestação seja respeitado, e digo isso referente a TODOS os pontos de vista, quer eu e você goste, ou não. E isso tem a ver com o caso do parlamentar. É possível até, respeitando os devidos limites, que o Deputado defenda nas redes sociais até a Ditadura. Mas é preciso entendermos (e isso com uma certa maturidade) que o parlamentar em questão ao fazer tal defesa, jamais conseguirá obter êxito nessa empreitada dentro de um regime democrático. Há instituições e freios, tanto na Lei Brasileira como na Ética que jamais permitiriam a destruição desses marcos que foram erguidos ao longo de décadas! Para mim, isso é ponto vencido.
Agora, opinativamente exponho o que penso. Se o Deputado Daniel Silveira não puder mais exercer o seu direito constitucional de defender a "sua ditadura", dentro do escopo que ele pensa (e isso está lá no vídeo para quem quiser ver) eu também digo que ninguém mais em lugar algum - sendo deputado ou não - poderá defender a DITADURA DO PROLETARIADO, por exemplo. O PC do B, dentro dessa lógica, nem poderá mais existir por defenderem também uma ditadura! Foi esse o argumento usado em 1946 para que todos os deputados do Partido Comunista perdessem o mandato. Alguém aqui lembra desse episódio? Sim foi durante o mandato de um presidente pouco falado pelos professores de história, José Linhares. Ele foi Ministro do STF em 1945 e depois era o primeiro da linha sucessória a assumir a Presidência da República. Garantiu a realização das eleições mais livres até então.
Ora, se eu quisesse defender o Regime Monarquista tenho todos os direitos constitucionais para assim fazê-lo. A Democracia que é aparelhada por lei das quais se destacam a Liberdade de Expressão e de Manifestação me garantem se eu assim quiser. Podemos até defender o fechamento do STF também, pois quem decide isso em última instância é o povo e a maioria do congresso. E isso não é um "golpe" como os onze Ministros do Supremo Tribunal Federal estão dizendo. Eles a meu ver, já estão fantasiando que esse tipo da fala do parlamentar precede a um tipo de "Golpe de Estado". Se você meu caro leitor não acredita, leia o Mandado de Prisão em Flagrante", que embora seja a maior aberração do Direito Brasileiro (Advogados e Juízes sabem do que eu estou me referindo) é exatamente isso que alega o Ministro Alexandre de Moraes: "o acusado está com esse discurso provocando a manifestação popular contra a instituição Supremo Tribunal Federal". Eu digo que isso é a mais pura "falácia do espantalho". Todo tipo de ideia pode ser defendida e todos os parlamentos do mundo assim o fazem.
E o que me deixa mais pasmo é ver jornalistas despreparados e sem conhecimento básico de OSPB, que é Organização Social e Política - matéria esta que foi banida das escolas durante os governos Lula e Dilma - falarem a besteira de que o Deputado Daniel Silveira cometeu um delito por assim pensar. Na minha forma de interpretar a coisa, eu digo aqui que desnecessária foi a forma que ele se pronunciou. Ele fez o uso de expressões chulas e ofensivas, o que caracteriza quebra do decoro parlamentar. E quem julga a forma que o parlamentar se pronunciou não é o STF e sim a Câmara dos Deputados. Não é o jornal tendencioso e magoado por não mais receber aquelas verbas milionárias do Governo Federal para falarem bem do mesmo, que tem o "dever democrático" para assim fazer.
Porém, uma coisa eu afirmo aqui: a essência do que foi dito pelo Deputado é o que pensa a maioria dos cidadãos de bem. Cidadãos estes que defendem um estado Democrático de Direito. Notem bem: eu disse "pensam" e não "falam", antes que qualquer paulofreiriano diga que o Erry Justo apoia palavras de baixo calão! Assim como existe uma enorme diferença entre pensar e falar, eu digo que existe a Extrema Direita e a Extrema Esquerda em qualquer democracia do mundo. Assim como existe também o jornalismo panfletário, ideológico, comprado e tendencioso a publicar aquilo que lhe convém ao depender do "bolso do freguês".
Agora me vem essa pergunta: "por que os jornalistas de sempre alegam que o Daniel Silveira não pode se manifestar"? Certamente ele pode defender até – o que eu não defendo evidentemente e até repúdio - a Segunda Edição do AI-5, se ele quiser! Não existe Lei no Código Penal Brasileiro que configure a apologia desse regime que aconteceu em 1964 ao mesmo peso do crime de apologia ao Nazismo. Não esqueçam que ele é parlamentar e tirar o direito dele de se manifestar como tal é sim cometer um crime. Quem defende tais aberrações que o Ministro Alexandre de Moraes está fazendo, na minha opinião, não é um democrata, mas sim um totalitarista. É uma barbaridade jurídica sem precedentes.
Quem tem o poder e a capacidade de "selecionar as ideias que podem ser defendidas e que não podem ser defendidas"? A imprensa? Quando o PT na época que estava no Governo defendia o Controle Social da Mídia – que é de fato a censura da imprensa – nenhum grande jornalista disse nada! E digo que não existe nada mais antidemocrático que esse programa de Controle Social da Mídia inventado pelo PT, alegando que a Venezuela é exemplo de Democracia e dessa forma também fez.
Finalizo aqui dizendo, que como Democrata que sou, e, profissional de imprensa que eu defendo todo tipo de manifestação, quer eu goste ou não. O grande erro do Daniel Silveira, na minha opinião, não foi o que ele disse, mas sim, da forma chula e grosseira que ele se manifestou em suas ideias. E isso não é motivo para essa prisão, até porque se assim for, o Ex-Presidiário Lula que chamou o STF de acovardado deveria estar preso pelo mesmo "crime" também. A Deputada Joice Hasselman que defendeu em vídeo (e está lá no youtube para quem quiser assistir) o fechamento do STF! Ora, ela também deveria da mesma forma ser presa, vocês não acham? O que dizer dessa expressão do Deputado Alexandre Frota: "Eu sou o ator pornô mas vocês [do STF] é quem fazem a maior sacanagem nesse país"? São dois pesos e duas medidas, infelizmente!
Numa nação, onde uma boa parte de quem faz as Leis é de criminosos, dificilmente teremos justiça imparcial e tão pouco democracia. Essa é a minha forma de pensar e sem dizer nenhum palavrão!
ERRY JUSTO - Jornalista
43 comentários
19 de Feb / 2021 às 23h44
Péssima argumentação, defesa de crime e criminoso, infelizmente não se pensa no todo, sempre a mesmice medíocre e falácias. Que ele pague pelo crime que cometeu e sirva de exemplo para os que sob o manto da imunidade parlamentar e a liberdade de expressão cometem atos desprezíveis e corruptos.
20 de Feb / 2021 às 00h08
DEMOROU! Apareçeu o ex CANIDATO a vice PERFEITO! sabe tudo e não sabe NADA! por que não te calas erry!! ka, ka
20 de Feb / 2021 às 01h05
Erry Justo mais uma vez fantástico! Relembrou do plano diabólico do PT de calar a imprensa! A democracia só é autêntica quando aceita críticas inclusive a ela mesma. Se não for assim, não é democracia. Essa prisão teria de ser temporária para eventualmente ser convertida em preventiva.
20 de Feb / 2021 às 07h07
Você comprou o diploma de jornalista aonde mesmo? Porque ou você é mal intencionado ou não sabe do está falando. Ele pode ser preso sim, tanto que foi. Ele é contra a própria democracia que o elegeu. Não se faça de bobo pra defender fascista!
20 de Feb / 2021 às 07h14
Justo o Sr. É Bolsonarista doente, claro que defende esse deputado, falam tanto mal do STF ,se não tivesse a corte para frear as maluquices desses políticos aí o país iria virar uma ditadura total.
20 de Feb / 2021 às 08h41
Esse bolsominion não quer ditadura, AI5?! Pois teve um gostinho dela.. já que na ditadura não existe liberdade de expressão, propriamente dita. Escreveu não leu, o pau comeu..
20 de Feb / 2021 às 09h42
eu só acho que este blog não deveria dar espaço nenhum pra quem defende ai5, ditadura, etc. barrava e pronto. só acho. não se deve ser tolerante com os intolerantes
20 de Feb / 2021 às 11h16
Incrível foi ver o PSOL no julgamento do deputado falando de democracia e garantias constitucionais!
20 de Feb / 2021 às 11h20
O povo aqui nos comentários é tão ignorante que após a leitura do artigo do Erry Justo sempre surgem comentários nada a ver com o que ele falou. Acho que nem entendem... Será que eles sabem realmente ler? Ah, devem ser freirianos como bem disse o autor.
20 de Feb / 2021 às 11h22
Que saudades das aulinhas de OSPB na escola. Eu também sou desse tempo! A revista Veja está dentro da nova forma de mentir no jornalismo. No seu bucho abundam matérias sem assinatura, dados precisos obtidos de fontes ectoplasmáticas, certezas absolutas do repórter-fantasma, e um deboche permanente ao que não é coca-cola e McDonalds.
20 de Feb / 2021 às 11h23
Um impeachment de um ministro do STF também cairia bem, afinal a moral e bons costumes no meu entendimento sobrepuja a própria lei é princípio básico esquecido. Mas infelizmente a lei protege quem tem dinheiro ou poder, e se tiver os dois, melhor ainda.
20 de Feb / 2021 às 11h29
E lamentável nos os brasileiros honestos ter um supremo desta qualidade, excraxados a todo momento já e hora de se tomar uma providência eles tem q explicar pq toma certa medidas e nos convencer que estao correto. O pior foi aquela votação ontem que mostrou a todo Brasil o quão rabos-presos de juizes são aqueles parlamentares.
20 de Feb / 2021 às 11h36
Como é triste ver os poderes de digladiando. É por isso que o Brasil nunca irá para frente! Eu queria saber por que, por exemplo, que certos deputados agridem com palavras violentas, o Presidente, e NADA acontece com os mesmos. Seria um aparelhamento ideológico do supremo?
20 de Feb / 2021 às 11h39
É hora de você fazer uma matéria expondo o que vc vê no atual governo da mulé aqui em Juá.
20 de Feb / 2021 às 11h42
Como os jornais podem ser tão panfletários e, ainda por cima, como dizem, vender tanto? Mistérios do capital. O capital é feito de mistérios ? Mas todos se movem conforme rola a grana.
20 de Feb / 2021 às 11h45
Não sei amigo Erry... Mas mesmo assim o Bolsonaro com esses deputados está no meio de uma tremenda roubada! Saibam eles que pau que dá em Chico vai dar também em Francisco. O que valeu para o Daniel vai valer para eles também se pisarem na bola. Foi aberto um enorme precedente.
20 de Feb / 2021 às 11h48
Até que enfim alguma coisa inteligente escrita nesse maravilhoso blog
20 de Feb / 2021 às 11h48
Parabéns pelo excelente artigo. Poucos sabem fazer uma leitura política como você! Realmente você não nasceu para ser prefeito, você nasceu para nos trazer informação com credibilidade e inteligência. Esqueça a carreira política!
20 de Feb / 2021 às 11h53
364 COVARDES se curvaram diante dos Onze DONOS do BRASIL! Deixaram o colega sozinho na Fogueira. Parabéns pelo teu raciocínio, mas cadê o teu programa no rádio?
20 de Feb / 2021 às 11h57
É meu caro Erry! Você disse certo: é o que o povo de bem pensa, mas não fala! São muitas as certezas e poucas as verdades. Ou, talvez, a verdade seja a certeza de alguém… Bobagem. Quando a gente quer mentir, enganar, enrolar, a gente diz que é verdade e fim. E se o outro não tem um veículo, uma TV, um jornal, vai ter que engolir. Sua opinião foi bem oportuna.
20 de Feb / 2021 às 12h04
Quem sofre com toda essa cachorrada é o povo, infelizmente. Grande sincericida, "a política não aceita inocência"... Segue o jogo!
20 de Feb / 2021 às 12h08
O Brasil tem agora um jornalista e um deputado presos por crime de opinião. Seria uma tentativa de "desova" moral? Justo, você maneja bem o Princípio da Primazia da Realidade em suas publicações. Daria um bom advogado!
20 de Feb / 2021 às 12h16
Quem defende um Estado Democrático de Direito não pode permitir uma prisão ilegal sob qualquer pretexto! Hoje no Brasil há 130 Deputados Federais que foram capazes de manter essa lógica coerência. Parabéns Erry por você ser coerente ao que é certo no que escreve.
20 de Feb / 2021 às 12h21
Este é o nível de nossos parlamentares em Brasilia. Aos idiotas que aplaudem toda essa palhaçada de pé, eu vos digo, cuidado que a espada é de dois gumes!
20 de Feb / 2021 às 13h09
Nós vivemos num país Erry, onde superfaturar respiradores nessa pandemia que poderiam salvar vidas, ou ROUBAR verbas públicas não leva ninguém para cadeia. Mas falar mal dos “semi-deuses” do STF é vapt-vupt! Atropelaram até a imunidade parlamentar do deputado. E VIVA A NOSSA FALSA DEMOCRACIA!
20 de Feb / 2021 às 13h14
Erry, no Brasil não interessa “o que se fala” mas sim QUEM FALA! Será que essa repressão vai respingar também nos veículos de imprensa? Será que teremos em nova edição o Plano do PT em CENSURAR a imprensa? Como profissional da área eu já fico preocupada!
20 de Feb / 2021 às 13h19
O Presidente do STF Luiz Fux disse que “a sociedade” quer ver Daniel Silveira preso”... Errado! A sociedade quer André do rapp preso, Lula preso, José Dirceu preso e os mais de 30 mil presidiários soltos por causa dessa pandemia. Será que Fux tem algo a dizer sobre esses?
20 de Feb / 2021 às 13h21
Acredito que, que com essa prisão por crime de opinião, o supremo fará isso com todo mundo. Chegou o momento de pautar o impeachment do careca!
20 de Feb / 2021 às 13h34
Não vou emitir opinião sobre o STF, pois tenho medo de ser preso e até vir a prejudicar a RedeGN. Não aprovo a forma como o Deputado se expressou, no entanto, um deputado ser preso por crime de opinião, por um ministro do STF, que cria um novo arcabouço jurídico como o "mandato em flagrante", me parece muito grave e aguardo posicionamento de nossos senadores a respeito.
20 de Feb / 2021 às 13h38
Se estivesse em flagrante delito não exigiria mandado e se há mandado fica descaracterizado o flagrante. Se já não bastasse a abertura de procedimentos inconstitucionais, nos quais juiz, investigador, acusação e "vítima" se confundem, em completo desprezo pelo sistema acusatório, mantidos sem crime definido e muito menos provas, agora temos o afastamento da imunidade material e prisão de um deputado por "crime de opinião", à noite e com um mandado decrépito. Haja malabarismo retórico para quem tentar racionalizar e justificar todas essas estultices como jurídicas!
20 de Feb / 2021 às 13h41
O Deputado Freixo do Psol, chamou o Presidente de tudo, muito pior que o Dep Daniel. O Presidente mandou prender ele? Outros, inclusive jornalistas, pregaram a morte do Presidente. Algum deles está preso??? Sinceramente, essa corda está arrebentando, não dá para ter regra só para um lado. Não dá para criar leis, sem passar pelo Legislativo, como estão fazendo os Ministros do Supremo. Se eles podem. Todos nós podemos também. O ódio da nação ao supremo, nasceu das atitudes deles próprios.
20 de Feb / 2021 às 13h47
Está mais do que na hora do Congresso Nacional propor e aprovar uma PEC mudando a regra para preenchimento de vagas no STF! A nomeação de ministros da maneira que é feita, por critérios exclusivamente políticos, favorece negociações escusas em troca de votos. Isso, na minha opinião, é inadmissível! Deveria ser por concurso público de provas escritas e títulos, além de comprovação de um tempo mínimo de exercício de magistratura, tipo 15 ou 20 anos. Também deveria ser fixado um mandato de no máximo 15 anos e não praticamente vitalício como é hoje (aposentadoria compulsória por idade).
20 de Feb / 2021 às 13h52
Ao ler esse teu artigo, fiquei aqui em casa pensando... Brasil acima de tudo? Deus acima de todos? Ainda não... O alvo não é o Daniel Silveira, o alvo é o brasileiro com opinião formada, entendeu?
20 de Feb / 2021 às 13h55
Parabens nobre jornalista Erry Justo, concordo 100% com seu maravilhoso artigo. Erry, você é o unico jornalista racional do vale do são francisco, imparcial. A CF/88 foi gasgada pelo STF desde o dia que não cassaram os direitos politicos do collor, dilma, a CF/88 foi jogada no lixo desde o dia que o STF soltol o maior ladrão da politica mundial, o lula, o STF rasgou a constituição, quando não prendeu o Aecio, temer, fez o contrario, soltou um dos maiores traficantes do Brasil, o André do Rep. E agora pra completar a cagada juridica do STF, prendem um Deputado Fedetal no exercicio de seu manda
20 de Feb / 2021 às 14h02
O "Respeito é algo que a gente conquista, não é imposto por lei, até porque ninguém inventou uma maneira de cercear pensamentos alheios”. (Paulo Ricardo Zargolin)
20 de Feb / 2021 às 14h05
Aluno meu que escreve na prova “mandado de prisão em flagrante” toma um ZERO. Se há mandado, é porque não houve flagrante; se houve flagrante, não cabe mandado. Esse tipo de aberração jurídica é produto de excesso de ignorância ou de excesso de prepotência. Em minha opinião, nesse caso foi de ambos.
20 de Feb / 2021 às 14h06
Parabens nobre jornalista Erry Justo, concordo 100% com seu maravilhoso artigo. Erry, você é o unico jornalista racional do vale do são francisco, imparcial. A CF/88 foi gasgada pelo STF desde o dia que não cassaram os direitos politicos do collor, dilma, a CF/88 foi jogada no lixo desde o dia que o STF soltol o maior ladrão da politica mundial, o lula, o STF rasgou a constituição, quando não prendeu o Aecio, temer, fez o contrario, soltou um dos maiores traficantes do Brasil, o André do Rep. E agora pra completar a cagada juridica do STF, prendem um Deputado Fedetal no exercicio de seu manda
20 de Feb / 2021 às 14h14
Excelente artigo Erry! Quero ver o STF mandar prender o General Vilas Boas que EM 2018 tuitou essa prosa toda!
20 de Feb / 2021 às 14h23
Xingar o Presidente Bolsonaro , assim como debochar , chamá-lo de genocida ,sem que ele tenha culpa pela destruição que os comunistas e sua poderosa quadrilha, fizeram no nosso país, pode ser dito , sem problemas. Agora, dizer a verdade sobre esse stf que aí está, não pode. Que vergonha... Dois pesos e duas medidas! Concordo contigo ERRY.
20 de Feb / 2021 às 14h31
Nada estranho; o carequinha do STF já prendeu um jornalista que deixou aleijado. Nada estranho se esse parlamentar tomar o mesmo rumo também... Brasil de hipócritas e assassinos!
20 de Feb / 2021 às 14h39
QUANDO os dispositivos legais e democráticos vão parar o STF??? O povo não os elegeu, eles não são a voz do povo!
20 de Feb / 2021 às 15h07
Uma observaçãozinha aqui: a verdade que fora o Senado somente o PGR poderia fazer frente a essa escalada de autoritarismo do STF... Mas o seu Augusto Aras, pelo contrário, foi quem deu aval ao inquérito (ilegal) das fake news e foi com base nesse inquérito que o deputado foi preso. Mas o que me deixa mais indignado, lá trás quando criticamos a indicação desse petista para PGR, muitos apoiadores incondicionais do Bolso (inclusive aqui), saíram em defesa desse EGR (Engavetador Geral da República), argumentando que tinha sido uma boa escolha. O resultado está aí!...
20 de Feb / 2021 às 16h54
INFELIZMENTE UMA PARTE DO JORNALISMO BRASILEIRO VIROU UMA BOUTIQUE DE FALSAS VIRTUDES!