A segunda noite da 23° edição do Festival Edésio Santos da Canção aconteceu nesta sexta-feira (11) e as 12 músicas finalistas foram selecionadas. O FESC é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e esse ano acontece com os recursos da Lei Aldir Blanc.
Segundo o jurado Pib Ferreira, a seleção das 12 canções foi uma tarefa difícil, pelo alto nível de qualidade das concorrentes. “O Festival reúne grandes compositores e intérpretes e é sempre difícil julgar. Temos medo de errar, de ser injusto, então é preciso analisar bem as letras, os arranjos, as músicas que nos tocam, nos emocionam, a interpretação. Levamos em conta todas essas coisas e conseguimos fazer as escolhas”, explica.
A canção Canto em Pranto, da cantora, compositora e jornalista Joyce Guirra está entre as classificadas. Joyce já venceu uma edição do FESC e foi escolhida como Melhor Intérprete em outra. Na noite de hoje ela estava visivelmente emocionada e arrancou aplausos dos colegas concorrentes. “A emoção é a essência da arte, da música. Minha música diz muito sobre o existir, sobre o ser e sobre a relação com o outro que, muitas vezes, se torna uma extensão de nós. Uma relação que é conflituosa, mas que é permeada de muito amor. Foi isso que tentei passar”, disse Joyce.
As músicas classificadas para a grande final da 23° edição do Festival Edésio Santos da Canção são as seguintes:
- Dilema (Noel Ferrari)
- Se Urú Obaí - Da Minha Boca Sai Fogo (Gean Ramos)
- Onde Tudo Começa (Keréto)
- Flor de Lótus (Dayanne Silva Ferreira de Menezes)
- Se Por Acaso Ela Tiver (Nally Maria e Ivan Greg)
- Voe! (Elder Ferrari e Victor Aureli)
- We Will Survive (Allan Carlos Mendes de Oliveira)
- Tempo de Amor (Eugenio Cruz)
- Canto em Pranto (Joyce Guirra)
- Mundo Afora (Nelson Luiz Leal Gusmão)
- Travessia (Killauea)
- Arame Farpado (Gutemberg Vieira e Sérgio Silva)
Neste sábado (12), às 19h, transmitida pelas páginas Facebook e YouTube da Prefeitura de Juazeiro, acontece a grande final do FESC. Além das 12 canções finalistas, também haverá apresentação do show de Almério, cantor pernambucano ganhador do Prêmio Revelação da Música Brasileira e indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Regional.
Por Ramáiana Leal/SECULTE
2 comentários
12 de Dec / 2020 às 20h00
Acho muito interessante o Festival Adesio Santos , mas muito limitado dentro de uma Proposta de Cultura em ma cidade que se diz o celeiro de Cultura. Aonde está as outras representações culturais. Juazeiro preciso de um Festival Amplo onde todas as formas de arte possam ter oportunidades.
12 de Dec / 2020 às 20h04
Juazeiro da Bahia e toda região do Vale do São Francisco tem muitos artistas em suas várias representações. Tem muitos escritores, poetas, artistas plásticos, dançarinos, enfim, são farias forma de arte. Juazeiro da Bahia precisa de Um Festival amplo que contemple todas as modalidades de arte e não apenas Festival da canção.