Esta semana, uma equipe multiprofissional do Hospital Dom Malan, composta por assistentes sociais, psicólogas e enfermeiras, realizaram um momento de sensibilização com as mulheres da Casa de Apoio e Alojamento Canguru sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce para a cura do Câncer de Mama.
A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa no hospital, que é referência em saúde da mulher e da criança. Vale lembrar que no Dom Malan as pacientes têm acesso a consultas e exames. Por mês, são disponibilizadas, em média, 300 mamografias, 110 ultrassons de mama e 220 consultas com o mastologista (entre primeiras consultas e retornos).
De acordo com a supervisora do Serviço Social, Kátia Silene, a intenção da equipe, especialmente neste mês dedicado à prevenção do câncer de mama, é intensificar o autocuidado. "A mulher precisa entender que, acima de tudo, necessita se cuidar, se amar e se tocar", ressalta.
O hospital, que também é Amigo da Criança, e segue os 10 passos para amamentação, neste Outubro Rosa, também destaca a importância da amamentação para prevenção do câncer de mama.
Estudos apontam que, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de aparecimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%. O motivo é que, durante o período da amamentação, o nível de estrogênio no organismo da mulher não aumenta.
Além disso, também há relação entre a amamentação e a prevenção de outros tipos de câncer, como o de ovário, que poderia ser reduzido em 30% se as mulheres amamentassem por mais tempo. Para cada mês de amamentação, estima-se uma redução de 2% de chances de ter a doença.
Ascom HDM/IMIP
0 comentários