(Foto do lançamento do novo Renda Cidadã)
Apesar de reconhecer o quanto é delicado e complexo gerir Políticas Sociais em qualquer governo, o problema se torna mais grave quando o objetivo é menos humano e mais populista-eleitoreiro, em total contraponto à enorme importância que representa para milhões de brasileiros esse socorro emergencial. O pior é esse jogo de invenções que fazem para cada um aparecer como o pai de uma criança sempre diferente, tentando fazer de nós uma plateia que só aplaude.
Está completando apenas 15 dias em que o Posto Ipiranga – leia-se Paulo Guedes e toda a sua equipe -, foi pública e severamente contestado pelo Presidente, por anunciar um programa RENDA BRASIL que, abruptamente, foi arremessado ao Arquivo Morto sem dó nem piedade! E como num passe de mágica e surpreendendo a gregos e troianos, de repente valorizou o programa lançado pelo seu principal adversário de ontem e hoje, o Lula (PT). De maneira acachapante para a sua equipe - e prefiro repetir o contido na minha crônica “RENDA BRASIL” RECEBE CARTÃO VERMELHO, para melhor ativar nossa memória -, enfaticamente, assim se manifestou o Presidente:
“Para encerrar: até 2022, o meu governo está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”. Não pretendo ser profeta, mas diante de tantas idas e vindas, ideias e arrependimentos, imagino que esse Projeto ressuscitará em algum momento até o final de 2021, em tempo de o milagre produzir os frutos desejados pelo populismo eleitoral em 2022! Quem viver, verá o cumprimento dessa profecia; ou melhor, profecia não, quase certeza!”
Desculpem os leitores, mas a suposta profecia dizia que a ressurreição do Projeto era para 2021 – com consequências para 2022 -, e não é que já ocorreu em 2020! Pasmem, diante de tamanha insegurança! Ora, se o RENDA BRASIL morreu antes de nascer, não é que em ato solene e público, na tarde de 28/09, cercado de sisudos e descrentes Ministros, Deputados e Senadores (foto), o Presidente já anunciou o surgimento do “natimorto” RENDA CIDADÃ, cujo único efeito imediato foi a queda da Bolsa de Valores! Pelo andar cego dessa carruagem, até 2022 teremos sucessivos lançamentos de projetos emergenciais e, quando cansarem do nome “RENDA”, talvez, a criatividade insana induzirá ao surgimento de um novo “FILHO, NETO ou BISNETO DO BOLSA FAMÍLIA”!
Toda a problemática que está a inviabilizar o custeio desses projetos esbarra sempre na fonte de recursos, em razão da necessidade de cumprir o Teto Fiscal. Se foi um forte obstáculo encontrar a fonte financeira para alimentar o RENDA BRASIL, para o seu mano recém lançado os recursos deveriam ser pensados com mais seriedade e prudência. Tirar 5% dos recursos do FUNDEB, ou seja, da sofrida Educação, e de forma insensata imaginar que seja razoável dar calote no pagamento dos Precatórios, significa admitir dois absurdos que conduzirão o novo e desproposital projeto a mais um atestado de óbito. Da forma como está sendo encaminhado não vejo razoabilidade nas palavras do Presidente: "Estamos buscando recursos com responsabilidade fiscal”. Então, que sejam analisadas e refletidas todas as variáveis e suas consequências fiscais, políticas e sociais, antes de armar um vergonhoso palanque para lançamento de programas que não se enquadram nos limites fiscais. Mas, quando eles querem, fazem e acontece...
Mesmo que existam ações positivas do atual governo, as negativas resultantes da falta de maturidade ou excesso de poder em alguns pontos importantes, têm maculado esses possíveis sucessos. Dizer que o país está há um ano e meio sem indícios de corrupção, não deve ser motivo de glória ou exaltação, porque honestidade e moralidade são atitudes de responsabilidade do governo, e para isso foi eleito.
Portanto, está na hora de parar as sucessivas invenções com o dinheiro público e procurar ler o que na cartilha manda: trabalhar e fazer o melhor pela população, sem preocupação com a paternidade das ideias.
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – de Salvador - BA.
NOTA DO AUTOR: É com pesar que registro o falecimento ontem à noite do ilustre amigo e colega JOSÉ RODRIGUES BEZERRA (83 anos, ex-Superintendente do Banco do Brasil na Bahia, e logo após exerceu os cargos de Diretor de Finanças e Chefe de Gabinete da Presidência do BB, em Brasília. A causa não foi COVID.
20 comentários
04 de Oct / 2020 às 23h30
Volto a elogiar mais um artigo semanal seu, repleto de verdades. No caso presente, destacam-se 2 aspectos, ao meu ver, relevantes: (i) a denominação do programa que, pelo escrúpulo de não reproduzir o nome dado pelos petistas, há de ser rebatizado, como já teria ocorrido com o "Minha Casa Minha Vida"; (ii) a fonte dos recursos para implementar o novo Programa Social, inicialmente planejado com calote dos PRECATÓRIOS e do já desvalido FUNDEB (leia-se, falida Educação). A cúpula do "Posto Ipiranga", sem dúvida alguma, está empenhada em criar um mecanismo que, como você destaca em sua (continua).
04 de Oct / 2020 às 23h31
(Cont.) ...crônica, venha a beneficiar a reeleição e os privilégios imorais dessa turma, em 2022, como soe acontecer, com mais um golpe contra a população carente que, constituindo maioria neste país infeliz, reelegerá seus algozes, estes, travestidos de benfeitores. (Salvador-BA).
04 de Oct / 2020 às 23h33
Um verdadeiro “samba do crioulo doido”. (Salvador-BA).
04 de Oct / 2020 às 23h38
Muito bem colocado. (Salvador-BA).
04 de Oct / 2020 às 23h44
Realmente, chefe, estamos num mato sem cachorro... (Salvador-BA).
05 de Oct / 2020 às 00h01
É uma mudança de nome a cada governante que francamente! Ou seja, como bem diz no contexto do Artigo, cada um fica querendo aparecer batizando os auxílios com nomes e siglas, mas, de quem é dinheiro? NOSSO.
05 de Oct / 2020 às 04h47
HOJE TUDO PIORANDO...ARROZ 5.00..FEIJAO. 5.00..OLEO 7.00 e BOLSONARO MILIONARIOS E FILHOS MILIONARIOS SO PASSEANDO COMNOSSO DINHEIRO
05 de Oct / 2020 às 04h49
"LULA LIVRE" TE INCOMODA ????? Por que Aécio Livre NÃO te incomoda? Por que Michel Temer livre NÃO te incomoda? Por que o caso Queiroz não te incomoda ? Por que a Reforma da Previdência do Paulo Guedes que ACABA com os SEUS DIREITOS não te incomoda ? Por que a Privatização da Petrobrás não te incomoda ? Por que a Privatização da Embraer não te incomoda ? Por que os MILICIANOS da FAMÍLIA BOLSONARO não te incomoda ? Por que a morte de Mariele não te incomoda ? Por que o AUMENTO DE DESEMPREGADOS não te incomoda ? Por que a DESIGUALDADE SOCIAL não te incomoda ? Por que a SUSPENSÃO de 19 medicam
05 de Oct / 2020 às 04h49
"LULA LIVRE" TE INCOMODA ????? Por que Aécio Livre NÃO te incomoda? Por que Michel Temer livre NÃO te incomoda? Por que o caso Queiroz não te incomoda ? Por que a Reforma da Previdência do Paulo Guedes que ACABA com os SEUS DIREITOS não te incomoda ? Por que a Privatização da Petrobrás não te incomoda ? Por que a Privatização da Embraer não te incomoda ? Por que os MILICIANOS da FAMÍLIA BOLSONARO não te incomoda ? Por que a morte de Mariele não te incomoda ? Por que o AUMENTO DE DESEMPREGADOS não te incomoda ? Por que a DESIGUALDADE SOCIAL não te incomoda ? Por que a SUSPENSÃO de 19 medicam
05 de Oct / 2020 às 04h54
Estou com uma leve desconfiança q meu irmãozinho (apesar de ser branco) o COVID-19 O igualou aos mortais; como vinha lhe dizendo, o nosso irmãozinho TRUMP mentindo, ainda mais que a FAKADA por aki deu " certo" se ele passar, mais de 15 dias no hospital, se ele tomar CLOROQUINA, se ele tomar, produtos de limpeza... Vaosm v como vai se comportar o virus e ele. Torço muito q ele se recupere gradativamente; um dia fique sem febre, outro, melhore a voz, outro perca o gosto da borracha e depois q se levante aos pouco e se lembre sempre q tb é gente e de grande risco para humanidade em geral!...
05 de Oct / 2020 às 05h00
AGORA COM NOTAS DE R$ 200 DÁ PRA FAZER BANKERS EM VARIOS LUGARES E, PRA TRANSPORTAR É MELHOR, NÉ FAMILÍCIA!? BOLSONARO ENGANOU O BRASIL. BOLSONARO NUNCA MAIS. BOLSONARO PIOR QUE JEDEU
05 de Oct / 2020 às 05h11
BOLSONARO TEM DINHEIRO PARA COMPRAR CENTRAO E PARA O POVO BRASILEIRO MORRENDO NA MISERIA?????A MULHER DE BOSONARO DESVIANDO SETE MILHOES DO COVID 19 PARA A IGREJA DE DAMARIS????MUITO LARANJAS E RACHADINHAS E A JUSTIÇA NAO VER????
05 de Oct / 2020 às 05h31
O governo nos obriga a voltar a falar do mesmo assunto. Chego a conclusão que o impedimento de aprovar mais este projeto assistencialista, não é apenas financeiro e sim pela falta de um nome para batizá-lo, já que em poucos dias, tentou nascer com dois nomes (Renda Brasil e agora Renda Cidadã). Observa-se que a ganância de anunciar e tanta, que chegaram a insensatez de “copiarem” o nome de um Programa criado pelo Governo do Estado de São Paulo, sem mudar uma única letra. (Renda Cidadã: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/renda-cidada/). >>> Continua>>>
05 de Oct / 2020 às 05h32
>>> Continuação>>> Fico tentando encontrar respostas para duas perguntas: 1 - Tirar 5% dos recursos, da sofrida Educação, não vai fazer falta, ao descobrir um santo para cobrir outro? 2 - A resposta para quem está na fila dos precatórios, é que não há recursos para pagar. Se é verdade, qual será a mágica, retirar recurso de onde não existia?
05 de Oct / 2020 às 05h48
BOLSONARO ESTA LIBERTANDO OS NORDESTINOS DAS AMARRAS DA ESQUERDA QUE OS MANTEM PRESOS À POBREZA !
05 de Oct / 2020 às 06h21
TÁ DESTRUINDO O BRASIL. BOLSONARO TA DESTRUINDO O BRASIL. MUITO FOGO. MUITAS MORTES. MUITA CARESTIA. MUITAS DOENÇAS. MUITAS RACHADINHAS. MUITAS LARANJAL DO BOSONARO
05 de Oct / 2020 às 06h38
BOSTANARO SO PENSA EM ELEGER OS FILHOS SENADORES DEPUTADOS VEREADORES. OS BRASILEIROS SOFRENDO. 300 REAIS NAO DAR PARA COMPRAR ARROZ FEIJAO. FILHOS DE BOLSONARO TAO RIQUISSIMO FAZENDO LARANJAS EM BRASILIA. Cade Queiroz?
05 de Oct / 2020 às 07h04
bronca porque Bousonaro ficou por quase 30 anos como deputado e nunca aprovou um projeto sequer, sempre votou contra os trabalhadores, dormia nas sessões da câmara e desrespeitava ( ainda desrespeita) as mulheres...
05 de Oct / 2020 às 08h09
Infelizmente o orçamento brasileiro chegou a um nível insustentável. Mesmo com a reforma da Previdência, que terá seus benefícios a médio e longo prazo, as demais reformas estruturais no governo federal acabaram paralisadas ou por interferência ideológica do congresso (como a absurda a rejeição da carteira digital estudantil) e do STF , ou por desencontros entre os ministérios, embora tenhamos a melhor equipe técnica que um governo já teve no Brasil nas últimas décadas. E a pandemia adicionou pobreza. FOZ DO IGUAÇU-PR
22 de Oct / 2020 às 11h45
Agenor, segue desenvolvendo sua psicopatia comunista e idiotização política! ridículo e ruminante!