Ando vomitando palavras, muitas palavras, milhões delas. Algumas saem suaves como xarope de hortelã aliviando minha garganta, massageando os ouvidos e a alma de quem as ouve.
São palavras leves, suaves, aveludadas feitas para acalmar, para acariciar os tímpanos de quem as escutas e acalmar os corações amargurados pela vida. São palavras que eu as chamo de palavras mães, pois só as mães conseguem serem suaves em momentos de angústia e aflições.
Outras saem duras, ásperas como lixa grossa, arranhando, sangrando minha garganta e os tímpanos de quem as ouve. São palavras ditas e feitas para ferir, machucar, humilhar, denegrir, para triturar a alma de quem as ouve e deixá-la no seu estado mais humilhante e deplorável possível.
São palavras punhais que têm a intenção de perfurar a alma e deixá-la sangrar, agonizando até o seu último suspiro. São palavras cães, tiranas, palavras que veem diretas ou maliciosamente disfarçadas em brincadeiras e simulações.
Tem ainda senhores, àquelas que não foram vomitadas e ficaram estragadas, apodrecendo no meu subconsciente, me torturando, me devorando, me consumindo. São palavras, temerosas, tímidas, medrosas, detidas, presas que muitas vezes vieram à garganta para serem vomitadas, mas não conseguiram, se acovardaram e voltaram. Foram engolidas novamente e têm causado um estrago irreparável ao meu estômago e a minha alma.
Edi Santana Barbosa
20 comentários
02 de Sep / 2020 às 02h09
Palavras punhais.....eta porra !!!...Poeta de primeira grandeza Edi Santana. Palavras é um Poema forte, seguro, a cara desse Poeta genial de Juazeiro da Bahia. Aplausos e mais aplausos....Viva a arte , viva a Poesia...Viva o Poeta Juazeirense Edi Santana Barbosa.
02 de Sep / 2020 às 05h31
E a cada palavra, minha alma se sente agraciada, abraçada, alimentada... gratidão Edi Santana pelo seu dom de traduzir e transformar palavras em arte. Forte abraço!!
02 de Sep / 2020 às 08h47
Bravo, bravo e bravo, não é por acaso que o trabalho literário de Edi Santana Barbosa começa a ter visibilidade em lá fora através dos concursos literários. Recentemente dois dos seus trabalhos foram premiados o Poema “Lamento da Periferia” e o Conto “ Solidão”. Palavras o coloca num patamar dos grandes escritores brasileiro.
02 de Sep / 2020 às 09h00
Que real, palavras que acalmam, curam, mas também ferem! Parabéns Edi, sucesso sempre irmão!
02 de Sep / 2020 às 09h06
Gosto de ler os poemas sem saber logo de cara quem é o autor, mas é impressionante como ao começar a ler o poema palavras eu identifiquei o autor. Essa agressividade poética característica nos poemas do autor é algo marcante. Parabéns pelo poema Poeta Edi Santana Barbosa. Esse poema foi uma das coisas mais forte, sincera e marcante que eu li ultimamente.
02 de Sep / 2020 às 09h13
Autor ímpar que tem mestria no ato de poetizar e verbalizar as palavras,fazendo jogo das mesmas e utilizando-as com uma sonoridade bela e de uma Semântica exemplar,Parabéns professor, por esses versos que são verdadeiros e relevantes para nossa língua mãe
02 de Sep / 2020 às 09h24
Palavras duras e forte, mas ao mesmo tempo alivia nossa alma quando não estamos em um momento de paz.... parabéns meu bem, mais uma vez você nos surpreende ( nós leitores).
02 de Sep / 2020 às 10h16
É impressionante o amadurecimento na arte literária do escritor poeta Edi Santana Barbosa. Sua poesia alcançou uma robustez de sentidos visto apenas nos grandes Poetas. Sim, Juazeiro da Bahia tem um grande Poeta......
02 de Sep / 2020 às 11h27
Era tudo que eu gostaria de fazer também meu Poeta lindo. Queria vomitar muitas palavras , milhões delas. Você consegue expressar toda essa angústia que as vezes sentimos de forma magistral. Você Poeta é...
02 de Sep / 2020 às 17h22
' Parabéns Edi, Sucesso!!
02 de Sep / 2020 às 23h39
Palavras mães, palavras punhais....que coisa maravilhosa esse poeta fez nesse poema PALAVRAS. Ele nos chama a reflexões sobre o cuidado que devemos ter a proferir as palavras, pois assim como ela pode acalmar, ajudar, confortar, elas pode ferir, machucar. Edi Santana Barbosa é desses poetas que chama o ser humano a pensar. Sou fã desse cara.
02 de Sep / 2020 às 23h42
Poeta, poeta...como eu gostaria de ter a capacidade de colocar no papel em versos meus sentimentos .....você consegui poetizar as angustias, decepções, sentimentos dos mortais em seus versos. Obrigado Poeta , pois o que eu mais queria nesse momento era poder vomitar tudo isso. parabéns......
03 de Sep / 2020 às 12h33
Por onde anda a Comenda Manuca Almeida da Poesia ? Já passou da hora dessa cidade reconhecer o trabalho desse Poeta Juazeirense Edi Santana Barbosa. Só nesse blog aqui são vários poemas de cunho social publicados e caso queira ver mais é o só acessar o canal de Yutube do Poeta. Não euforia de um fã, mas sim a cobrança de um reconhecimento justo.
03 de Sep / 2020 às 15h00
Muito pertinente a colocação de Cleriston. Vejo os poemas de Edi Santana Barbosa sendo premiado em Festivais pelo Brasil a fora e em sua cidade natal nadaaaaa....Putz que cidade é essa minha gente.
03 de Sep / 2020 às 20h50
O trabalho do Professor Edi Santana é muito importante, sua poesia é de cunho social, pelo menos a maioria delas como : Lamento da Patifaria, 80 Tiros, Quanto Vale uma Vida , dentre outras. O cara está colocando o nome de Juazeiro da Bahia em visibilidade lá fora e dentro de sua própria cidade não tem o valor que merece. Parabéns Geraldo José pelo apoio que sempre deu a esse grande Poeta do Vale do São Francisco.
03 de Sep / 2020 às 21h43
Aquela máxima que sempre ouvimos nessa cidade ...."Juazeiro da Bahia é ingrata com seus filhos", mas, que bom que hoje com a internet os artista podem mostrar seus trabalhos pro mundo e a valorização e respeito às vezes vem de fora de onde a gente menos espera.
03 de Sep / 2020 às 22h03
Vamos a real pessoal ...justamente por ser poemas de cunho social forte, verdadeiro que instiga as pessoas a pensarem, a olharem a sua volta, a questionar sua cidade, seus representantes, é que dificulta o reconhecimento dele aqui nessa cidade tupiniquim, onde as pessoas estão atreladas a esse comportamento mesquinho e pobre.
04 de Sep / 2020 às 01h16
"palavras punhais que têm a intenção de perfurar a alma e deixá-la sangrar, agonizando até o seu último suspiro." Puta que pariu que coisa forte ..... "palavras que veem diretas ou maliciosamente disfarçadas em brincadeiras e simulações. Poeta você pegou pesadíssimo nesse Poema me fez viajar numa reflexão profunda.....Butou pra lá viuuuu...........
04 de Sep / 2020 às 13h10
... premiação e reconhecimento pelo poder e instituicoes de cultura dessa cidade. Professor Edi Santana você é sem dúvida nenhuma um dos Grandes nomes da poesia não só em Juazeiro, mas na região é agora sendo reconhecido no Brasil... Você é ... mesmo....
06 de Sep / 2020 às 11h33
Como Professor de Sociologia já utilizei 2 poemas desse Poeta em minhas aulas os poemas Lamento da Periferia e Meu Berço. Os poemas do Professor Edi Santana é uma provocação ao pensamento reflexivo.