Beneficiários do auxílio emergencial que tiveram o dinheiro bloqueado e não conseguem movimentá-lo no aplicativo Caixa Tem podem enviar documentos pelo WhatsApp para ter a grana. A parcela paga pelo governo é de R$ 600, mas pode chegar a R$ 1.200 no caso de mães chefes de família.
Ao todo, a Caixa Econômica Federal bloqueou cerca de 1,3 milhão de contas. A opção de desbloqueio pelo WhatsApp está disponível para aproximadamente 640 mil cidadãos com pendências referentes à documentação para ter o benefício.
Para quem está com acesso negado por indício de fraude, o que envolve mais 660 mil trabalhadores cadastrados, o desbloqueio só ocorre nas agências, conforme calendário que leva em conta o mês de aniversário do beneficiário.
O Agora mostra como fazer o desbloqueio. Primeiro, o trabalhador deve acessar o aplicativo Caixa Tem. Em “Liberar acesso”, virá o link para que o cidadão acesse o WhatsApp da Caixa. É por lá que serão enviados os documentos necessários.
Segundo o banco estatal, será preciso enviar apenas um documento de identificação e uma selfie. Basta tirar fotos, que devem ter formados específicos, como JPEG ou PDF.
O documento de identificação pode ser o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nos dois casos, a foto a ser enviada deve ser feita em um local iluminado e todos os dados devem estar legíveis, sem borrões.
Benefício pago na pandemia | Como ter os valores
- A Caixa bloqueou preventivamente a poupança social aberta no Caixa Tem de alguns cidadãos que recebem o auxílio emergencial
- Ao todo, 1,3 milhão de contas foram bloqueadas; parte delas por indícios de fraude e outra parte por falta de documentação
O que fazer
- Quem não consegue acessar a grana do auxílio emergencial via Caixa Tem recebe uma mensagem; há duas diferentes
- Para saber qual é a falha, o cidadão precisa entrar no aplicativo e fazer a consulta ao benefício
1 - Se o bloqueio for por suspeita de fraude
- Ao acessar o Caixa Tem, aparecerá a seguinte informação: “É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com seu calendário de recebimento”
2 - Se o bloqueio for por documentos pendentes
- Ao acessar o Caixa Tem, em “Liberar acesso”, aparecerá a seguinte informação: “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”
Como enviar a documentação que falta
- O beneficiário deve estar logado no Caixa Tem
- Após receber a primeira mensagem, de que deve enviar os documentos pelo WhatsApp, virá outra, com a seguinte informação: “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”
- É preciso seguir esta indicação, enviando a palavra cadastro
- Será aberto o WhatsApp por onde os documentos devem ser enviados; o usuário deve se certificar de que está no número 0800-7260104 ((((COLOCAR TELA))))
- O programa informa ainda que precisa de um documento de identificação e de uma selfie; clique em “Iniciar”
- Na tela seguinte, virão as informações sobre como deve ser o cadastro dos documentos; vá em “Continuar”
- Escolha o documento que vai enviar, se é o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e clique sobre o nome que estiver na tela RG ou CNH
- Primeiro, tire a foto de frente do documento e clique em “OK, entendi”
- Depois, acesse “Clique aqui para enviar a foto” e vá em “Continuar”
- Na próxima tela, haverá a informação sobre a necessidade de enviar o verso; clique em “Ok, entendi”
- Tire a foto do verso do documento e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, vá em “Continuar”
- Aparecerá uma mensagem informando que os documentos foram recebidos; agora, é necessário mandar uma selfie; clique em “Continuar” e, na próxima tela, em “Continuar” novamente
- Faça a selfie e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, clique em “Continuar”
- Pronto; aparecerá a mensagem de agradecimento pelo envio e com informações sobre o desbloqueio do benefício
Orientações para enviar as fotos de documentos
- Tire a foto em um local bem iluminado
- O documento precisa aparecer inteiro
- Verifique se os dados estão legíveis
- A foto deve estar em um dos seguintes formatos: png, jpeg, pdf ou tiff
- Orientações para tirar a selfie
- Tire a selfie em um local bem iluminado
- Não use chapéu
- Não use óculos
- Segure o celular na altura dos olhos
1 comentário
31 de Jul / 2020 às 13h05
O problema maior que após o envio da documentação a demora pelo resultado é enorme,desde do dia 27 enviei as fotos e ate o momento o resultado não saio, e vc nao consegue fazer nenhum movimento na conta digital,mesmo com o dinheiro ja depositado na conta,lamentavel esse app da Caixa economica