Conforme anunciado pela RedeGN trabalhadores do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) realizaram manifestação na tarde desta segunda-feira (20) em frente a sede da unidade na cidade e depois ocuparam a BR-407 com objetivo de solicitar o apoio da sociedade para a causa.
Em vídeo encaminhado ao blog os trabalhadores mostraram a precariedade da estrutura da unidade de saúde. As imagens mostraram vazamentos de água e segundo os funcionários, a água vem da antiga sala de regulação – onde ficavam alocadas as pessoas que atendem as ligações de urgência.
O blog lembra que em novembro de 2019 uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual contra o Município de Juazeiro em razão de problemas e irregularidades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade.
A reportagem ouviu o enfermeiro Willy Santos e o Dr. Renato. Vejam o vídeo:
Conforme a promotora, foi proposto à Prefeitura um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularização do Samu local, mas o Município não respondeu à proposta de acordo.
Após a divulgação pela redeGN (Veja aqui) a Secretaria de Saúde enviou a seguinte nota:
A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está em reforma, tem uma equipe de manutenção no local buscando um vazamento no subsolo da unidade para sanar e continuar com as revisões na parte elétrica e hidráulica do SAMU.
A SESAU, enquanto administradora dos serviços de saúde municipais, reafirma que todas as medidas estão sendo tomadas para que a reforma seja concluída o mais rápido possível.
A Secretaria reforça seu compromisso com os profissionais da rede especializada e também da atenção básica que se empenham e desenvolvem suas atividades diariamente no atendimento e compromisso com a população.
Da redação Foto Geraldo José
4 comentários
20 de Jul / 2020 às 20h42
Está em reforma eterna. Uma reforma que não tem pessoas trabalhando para terminá-la. É simples! Convidamos a população a vir conhecer o SAMU. Autoridades: promotores, vereadores, defesa civil, imprensa... Vocês podem constatar que essas notas que a gestão emite são apenas uma tentativa de justificar o que não tem justificativa. Façam o mínimo! Peçam desculpas... Reconheçam o seu descaso! Tenham ombridade!
20 de Jul / 2020 às 21h24
Srs leitores do conceituado, e, em especial, os moradores desta cosmopolita, outrora já foi terra feliz. Particularmente, eu, nunca vi na história desta cosmopolita, uma situação desse tipo. Com pessoal, que há 12 anos, onde hoje, funcionários da linha de frente, vem a público, expressar indignação de todos que verdadeiramente amamos esta cidade mãe, nunca em sua história, nenhum cidadão(ã) , acometido com qualquer enfermidade e, nessessitando de ser internado, foi conduzido(a) para Remanso,(todo respeito ao povo daquele município , para tal finalidade. Nos últimos 12 anos, foram
20 de Jul / 2020 às 21h34
Nos últimos 12(doze) anos, foram fechadas 4 (quatro)casas de saúde. Ex: Só Baby, CLISE, SEMEC, Santa Casa de Misericórdia. Juazeiro, não precisa de um BOM FIM, Precisa sim, de um BOM RECOMEÇO. Sem falar Juazeiro, não criação e aumento de tributos, ex: Taxa de lixo e Taxa rede esgoto, mesmo, o país, desde 2014, enfrentar maior crise Política e Financeira. Ainda tem gente, que coloca em seu slogan de gestão, "Está Cuidando das Pessoas " Estamos combatendo e enfrentando o CORONAVIRUS.
21 de Jul / 2020 às 07h27
Uma vergonha gestão vergonhosa!