O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, manifestou profunda indignação com o tratamento que a cidade de Juazeiro vem recebendo por parte do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Villas Boas. Segundo o chefe do executivo municipal, a SESAB vem deixando de cumprir compromissos assumidos pessoalmente pelo governador Rui Costa.
“No momento em que resolvemos transformar a UPA em unidade de referência para o coronavírus, o governador Rui Costa assegurou apoio financeiro à iniciativa. Investimos recursos municipais para transferir o atendimento adulto para a Promatre e pediátrico para o Hospital São Lucas. Porém, até este momento, a única ajuda que recebemos da SESAB foi uma faixa que está colocada na frente da unidade de pronto atendimento”, declarou Paulo.
O prefeito relatou surpresa após mais uma tentativa de diálogo com Fábio Villas Boas. “Na conversa que tivemos por telefone, nesta terça-feira, ao negar que faria os repasses assegurados, Fábio me sugeriu que eu fechasse a UPA se fôssemos precisar dos recursos estaduais. Eu quero dizer aqui, de público, que a UPA não somente não será fechada como ainda será ampliada porque, ao contrário de Fábio, nós temos compromisso com o povo de Juazeiro”.
A relação com a SESAB não tem sido fácil nos últimos anos, segundo o prefeito: “Temos recebido todo o apoio da parte do governador. Rui fala comigo praticamente todos os dias, mas ele tem na sua equipe alguém que sabota o seu trabalho e faz mal à saúde do nosso povo”.
“Em uma conversa, no ano passado, testemunhada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Irmão Robson, pela representante da Comissão de Saúde da Câmara, Neguinha da Santa Casa, e pelos deputados Zó e Roberto Carlos, Fábio Villas Boas chegou a dizer que ‘velho tem que morrer em casa, não no hospital’. Tal postura é inaceitável para um agente público!”, revelou Paulo Bomfim.
Os problemas de saúde pública se acentuaram em todo o país em razão da pandemia e, de acordo com o prefeito, a cidade de Juazeiro tem dificuldades extras. “Além de termos um país sem ministro da Saúde há dois meses, posso afirmar que, para Juazeiro, é como se não tivéssemos também um secretário estadual de Saúde. Nossa sorte é ainda contar com a sensibilidade do governador Rui Costa. Todavia, ter Fábio como interlocutor é pior do que não ter interlocutor nenhum”, finalizou Paulo Bomfim.
Ascom PMJ
17 comentários
07 de Jul / 2020 às 20h55
E qual é o compromisso que Paulo Bonfim tem com a população? já viu o pt, pcdo b , psol , dem ter compromisso com ninguém? o compromisso deles é com o bolo deles e o poder. estão tentando quebrar o comércio , e já quebrou e muito, ele quer enganar a quem?
07 de Jul / 2020 às 21h27
O circo pegou fogo e o prefeito deu sinal, acuda, acuda a saúde municipal.
07 de Jul / 2020 às 21h52
Isso mesmo Paulo Bonfim! Tem que expor mesmo
07 de Jul / 2020 às 22h23
Cheirinho de rompimento com o governo do estado... um vai jogar a culpa no outro e mais gente vai continuar morrendo... vergonhas para nossa cidade esses 3 ...: o prefeito, o governador e o secretário de saúde
08 de Jul / 2020 às 00h21
Com a fama que seu grupo político tem prefeito... Nem os aliados estão confiando mais.
08 de Jul / 2020 às 05h49
HOJE TUDO PIORANDO...TUDO CULPA DE BOLSONARO. deputado federal Eduardo Bolsonaro ultrapassou os limites e agrediu a parlamentar Joice Hasselmann e mais de 46 mil famílias de brasileiros mortos pelo coronavírus. Ele disse: “não sabia que coronavírus dava em porco também’, aludindo ao apelido pejorativo de Joyce ‘Peppa Pig’ https://www.brasil247.com/m...
08 de Jul / 2020 às 07h12
E pouco a pouco as máscaras vão caindo: a primeira foi a da própria saúde em que as denúncias sobre sua situação sempre eram desmentidas pela prefeitura, e agora estamos como estamos, sem comércio pq não tem leito! De repente agora mais essa! Bonfim não consegue articular com o governo federal, como Miguel, e parece que com o estadual também não! E Deus me livre a UPA fechar, ainda mais em ANO DE ELEIÇÃO... Compromisso!
08 de Jul / 2020 às 07h31
Agora vai querer culpar alguém por sua incompetência,balaio de gato.Todos iguais.O secretário faz o que seu Rui manda.Quero ver o circo pegar fogo,nem vc,nem o secretário,nem o governador tem compromisso com a população.FORA PAULO BONFIM.
08 de Jul / 2020 às 07h48
Meu Deus quanto fanatismo de algus não estou defendendo mais o que tem haver Bolsonaro com essa matéria? O prefeito está falando de fogo amigo que é pior ainda , pior pra Juazeiro e neste caso o Prefeito tem razão o Hospital Regional vem sofrendo ano após ano com falta de recusos e leitos e com a Pandemia deveria realmente ter msid investimentos e não haver atraso salarial que vem acontecendo constantemente TEM QUE AUMENTAR O NÚMERO DE LEITOS DE UTI EM JUAZEIRO AO MENOS ESSA LIÇÃO TEM QUE FICAR PRA TODOS OS GOVERNANTES.
08 de Jul / 2020 às 08h31
A manchete está errada, não existe secretário boicotando governador, eles atuam coesos, combinados e afinados. Um faz o que o outro manda, e pronto. O corona vírus o governo combate com discurso, porque a grana vai para os fundos das campanhas. Só com compras fcticias de respiradores já foram R$ 54 milhões... acorda!
08 de Jul / 2020 às 08h33
O prefeito, mais perdido que cego em tiroteio. Rui, sacaneando o garçom por debaixo dos pano. Juazeiro, jogado as traças. #ForaGarçom, #ForaRui e #ForaBolsonaro.
08 de Jul / 2020 às 12h15
Sempre querendo transferir a culpa para outros. O secretário segue a cartilha do chefe, então a culpa é de Rui Costa. Muita propaganda e pouco resultado.
09 de Jul / 2020 às 11h13
É fácil culpar os outros pelas suas cagadas e alianças porcas, não é Paulo Bonfim?
11 de Jul / 2020 às 06h18
Se seus aliados estão fazendo o isso prefeito, mostra sua total incapacidade de gestão e política. Afinal se o secretário estadual de saindo fez isso, foi com o aval do seu camarada Rui Costa. Talvez seja por sua invalidade de gestão e colocar mais dinheiro aqui não daria em nada. E cadê o prefeito Titular Isaac, que tem tanto prestígio? Vcs são um piada de mau gosto!
11 de Jul / 2020 às 06h24
Carlos Bastos, vc está correto, mas esse prefeito nunca questionou as atitudes do governo do estado. Continua tratando o governador como se fosse garçom de churrascaria, ou seja, bajulando Rui Costa, até nos comentários ele tira Rui da conversa. E com vc falou, o secretário faz alinhado com Rui. Sempre foi assim e sempre será. Mas ele agora é PT e quer continuar sempre o garçom do Rui. Falta é um gestor de coragem em Juazeiro. E pior que as opções não poucos. Mas acredito que Neiva e Alsemo possam dá um cara nova a essa cidade.
11 de Jul / 2020 às 09h51
Roberto deixe de ser Maria vai com as outras. Neiva sempre foi subserviente de Joseph, Misael, Edson etc. Anselmo sempre foi subserviente dos comandantes e dos governadores. Não muda nada com esses dois nem com os outros da oposição tudo a mesma merda. O prefeito também. Tem é que arranjar um nome novo.
15 de Jul / 2020 às 23h14
Ao meu ver a culpa não é do Paulo Bonfim, nem do Governador, mas do povo que aceita calado os descalabros de um bando de descomprometidos com o povo baiano é muito menos com nosso povo Juazeirense, para eles os números são interessantes pois gera recursos que não se sabe onde vai parar, hidroxicloriquiba é ivermectina maus sulfato de zinco vem curando milhares de pessoas no Brasil é no municipio do mas aqui no Nordeste não se pode sequer doar estes medicamentos, por ordem do govermo do estado, vejam o caso de Teixeira de Freitas. Vamos enfrentar está bandalheira .