Amora Pêra Gonzaga do Nascimento, Nanan Gonzaga e Daniel Gonzaga, filhos de Gonzaguinha e netos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, divulgaram “nota de nojo” nas redes sociais repudiando o uso da música Riacho do Navio por Jair Bolsonaro em live.
A música foi tocada na sanfona pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, na quinta-feira (2). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugurou na sexta-feira (26) um trecho do eixo norte da transposição do rio São Francisco.
A obra bilionária, iniciada na segunda gestão do governo Lula (PT), teve o eixo leste, que corta Pernambuco e Paraíba, inaugurado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) em março de 2017. Logo em seguida, de maneira simbólica, pelos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff (PT). A transposição é a maior obra hídrica do Brasil. O orçamento inicial de toda a obra saltou de R$ 4,5 bilhões para R$ 12 bilhões.
Bolsonaro acionou a abertura de uma das comportas, em Pernambuco, para que a água comece a chegar ao reservatório de Jati, no Ceará. Ele não falou com a imprensa nem fez discurso.
Durante uma live, o presidente citou a música Riacho do Navio, composição do Zé Dantas, interpretada por Luiz Gonzaga. Os filhos de Gonzaguinha enviaram nota de repúdio.
Leia nota na integra:
Diante da impotência e da impossibilidade de processo por propaganda indevida, por dupla apropriação, da canção de Luiz Gonzaga e Zé Dantas e do projeto do Rio São Francisco; nós, filhos de Luiz Gonzaga do Nascimento Jr, netos de Luiz Gonzaga, o Gonzagão, apresentamos uma NOTA DE NOJO diante deste governo mortal e suas lives. Governo que faz todos os gestos ao seu alcance para confundir e colocar em risco a população do Brasil, enquanto protege a si mesmo e aos seus.
Não estamos de acordo com o uso da canção Riacho do Navio, nem sua alteração, nem sua execução (com duplo sentido) pelo Senhor Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, em transmissão ao vivo pelo Senhor Presidente.
E, AINDA QUE SIMBOLICAMENTE, não autorizamos ao Governo Federal o uso das canções assinadas por nenhum de nossos familiares, ou, ao menos, das respectivas partes que nos cabem.
Sonhamos com o dia em que nosso país volte a ser e a ter respeito e honestidade em relação à sua história, suas injustiças e desequilibrios.
Sonhamos o dia em que se volte a reconhecer, dentro do país, a importância da Cultura, das artes Brasileiras, e seu imenso legado por gerações, assim como o é em todo o mundo.
Sonhamos com o dia em que a informação e o conhecimento sejam distribuidos democraticamente à todes, para, apenas recomeçar, sanarmos essa doença que não faz distinção, além da social, como costuma ser na nossa violenta história. E depois, para que o poder e o espaço, em toda instância, possa ser equalizado e distribuido.
Sonhamos dias sem mortos pela violência do Estado, seja ela direta ou indireta. Finalmente; sonhamos com quando poderemos dançar e cantar abraçados, sem medo, nos bailes de forró e nas tantas festas as quais o Brasil faz e das quais é feito.
Trabalhamos todos os dias por realizar estes sonhos, que não são apenas por nós, mas por todas as gentes deste país.
Por hora, trabalhamos em casa, cumprindo as indicações internacionais da Organização Mundial de Saúde e pedimos que, todos que possam, também o façam.
Julho 2020
Amora Pêra Gonzaga do Nascimento
Nanan Gonzaga
Daniel Gonzaga
18 comentários
05 de Jul / 2020 às 00h40
amora, pera , com todo respeito às FRUTAS Nanam, O que diabo é isso gente ! Muito respeito também aos seus antecedentes, mas uma nota dessa é ridicula, deviam era agradecer muito o presidente uma música que a geração nova não conhecia e agora até esse povo que ninguém conhecia !!!!TRISTE...
05 de Jul / 2020 às 05h56
63.000 mortes...FORA GENOCIDA PSICOPATA LARANJAS BOLSONARO.....Para haver o segundo( pagamentos de assassinatos) faz se necessário o primeiro é claro. Para pagar assassinos 'rachadinhas" e elas aconteciam na câmara Federal já que parentes do Queiroz estavam no Gabinete de Bolsonaro. Eram parentes do Queiroz.
05 de Jul / 2020 às 05h58
BOLSONARO PIOR QUE CORONAVIRUS. BOLSONARO QUEIROZ PIOR QUE COLLOR. BOLSONARO TA AFUNDANDO O BRASIL
05 de Jul / 2020 às 06h01
BOLSONARO FAZENDO MISERIA DOENÇAS MORTES FOME NO BRASIL.. BOLSONARO TA PIORANDO TUDO COM ESSA RACHADINHAS ..90% de comissoes??
05 de Jul / 2020 às 06h26
O que tem demais? Quanta hipocrisia, a que ponto chega o fanatismo partidário de alguns.
05 de Jul / 2020 às 06h46
Com os devidos respeitos aos familiares de Gonzagão e Gonzaguina, mas o Bozo não vai entender nada disso aí. Ele passou 28 anos no congresso e não aprendeu nada de articulação política. Esqueçam! Assim como eu, que ingenuamente e humildemente subscrevo na carta de vocês, sugiro pensar e apoiar um novo projeto político que não permita a corrupção profunda como outrora, nem o autoritarismo burro e inconsequente de agora.
05 de Jul / 2020 às 08h03
Devem ser lulistas, defendem os ladroes e não tem autoridade pra essa atitude nojenta e agressiva contra um Presidente honesto e comprometido.
05 de Jul / 2020 às 08h30
O atual governo se sustenta na farsa, na fraude e no atropelo do direito, em todos os seus aspectos. Aplausos aos netos do velho Lua, que, muito oportunamente, repudiaram o uso indevido de um dos melhores clássicos da Música Popular Brasileira. É mais do que hora de reagir aos abusos praticados por esse (des) governo contra setores sensíveis da sociedade brasileira, inclusive no campo artístico e cultural. VADE RETRO SANTANÁS!!!
05 de Jul / 2020 às 10h29
Aff, que povo mais fresco! Nota de nojo??? Vão ocupar a mente de vcs com algo reamente útil. Quando Lula se comparou a Jesus Cristo ninguém emitiu nota nenhuma. Hipocrisia!!!
05 de Jul / 2020 às 11h20
Nossa que povim esses heim? Filho e Netos do eterno Gonzagão, deviam era agradecer ao Presidente por lembrar em sua Live um dos grandes clássicos da música Nordestina!
05 de Jul / 2020 às 12h11
Filhos de quem , agora isso,no governo lula não disseram nada porquê, já sei a mamata era demais com pt
05 de Jul / 2020 às 12h21
Usar qualquer produção de outra pessoa sem a devida autorização é crime e deve ser ser repudiada. Mas essa posição dos parentes do nosso grande Gonzaga, é uma hipocrisia. Chamam de bandido quem nunca foi condenado e defendem ex presidiário, preso justamente por desvio de dinheiro público. Quanto dinheiro público foi desviado na era do PT, uma quadrilha gigantesca
05 de Jul / 2020 às 12h28
Ridículos! A esquerda não perde a oportunidade de passar vergonha, nunca! Graças a Bolsonaro, essa obras, e milhares de outras vão ter um final diferente, ou seja, vão funcionar! Bando de carniças, o dinheirinho livre acabou, vão trabalhar, produzir alguma coisa, ao invés de passar vergonha, chega!
05 de Jul / 2020 às 13h00
Eu amo meu Presidente honestos ! Que o grande e soldoso Luiz Gonzaga, perdoi esses netos, que não sabem o que falam e devem serem filiados ao PT que saqueou e destruio o Brasil ! O brasil será erguido mais uma vez pelo gorberno Jair Bolsonaro! Eu amo meu Presidente Bolsonaro, eu tenho orgulho deste presidente !
05 de Jul / 2020 às 13h01
Eu amo meu Presidente honestos ! Que o grande e soldoso Luiz Gonzaga, perdoi esses netos, que não sabem o que falam e devem serem filiados ao PT que saqueou e destruio o Brasil ! O brasil será erguido mais uma vez pelo gorberno Jair Bolsonaro! Eu amo meu Presidente Bolsonaro, eu tenho orgulho deste presidente !
07 de Jul / 2020 às 07h50
Parabéns!!! Familia muito sensata. Jamais nossos amados Gonzagas deixariam seu nome e legado estarem ligados à esse governo da Costa!!!
11 de Jul / 2020 às 00h34
A eleição presidencial acabou e Bolsonaro foi eleito democraticamente. Essa nota infame é um desrespeito não apenas contra Bolsonaro, mas também contra a democracia brasileira.
11 de Jul / 2020 às 00h37
A eleição presidencial acabou e Bolsonaro foi eleito democraticamente. Os filhos de Gonzaguinha estão desrespeitando não apenas ao presidente da república como também à democracia brasileira.