Tenho dúvidas – e até acho improvável – que o coronavírus vá provocar uma guinada na vida das pessoas, transformando positivamente de um momento para o outro seus costumes, comportamentos, modo de agir, e os cambaus. As coisas não são tão simples como às vezes podem parecer, sobretudo quando se trata do comportamento humano. E nem é preciso ser psicólogo para saber disso.
Pelo menos até onde se sabe, não foi isso que ocorreu quando de outras crises pandêmicas havidas ao longo da história - tirante, é óbvio, uma possível e natural euforia resultante da sensação de alívio que alguns abençoados tenham tido – uma vez passado o susto.
Tais transformações – creio eu – podem até ocorrer, mas de forma paulatina e no bojo de uma conjuntura maior que envolva, entre outras coisas, uma possível revisão de conceitos – o que, aí sim, é absolutamente factível. Factível e essencial à própria sobrevivência da humanidade que mais uma vez se vê frente a frente com um inimigo sobre o qual ainda não tem pleno controle. O que demonstra o quão ainda somos vulneráveis e o quanto ainda temos de caminhar, não obstante uma porção de coisas boas que fizemos até aqui.
Apesar de todo transtorno a que nos tem submetido, a pandemia não deixa de ser uma excelente oportunidade para que repensemos muitos dos nossos conceitos.
Doravante, um bocado de coisas poderá ganhar novos significados, adquirindo novas formas e redimensionando seus papéis, de modo a adequar-se às diferentes demandas e exigências que já começam a dar as caras. É o caso das ciências. Das artes. Das tecnologias. Dos veículos midiáticos. Dos mecanismos de produção. Das relações interpessoais e de trabalho. Da relação aluno-escola. Das ações de solidariedade, nos seus diversos níveis. Das políticas sociais e de meio ambiente. Dentre outros.
Algumas experiências já começam a ganhar corpo mundo afora. Na Holanda, há poucos dias, um manifesto assinado por personalidades de variados segmentos, incluindo cientistas e pesquisadores, chamou atenção para a urgência na adoção de um novo modelo de desenvolvimento. A ideia é que haja maior investimento nas áreas sociais e ambientais, com vistas a melhor atender às demandas que, inevitavelmente se seguirão à pandemia.
No caso do Brasil, uma das melhores lições desse momento é a que diz respeito ao papel do Estado. A crise deixa cada vez mais claro que esse troço chamado Estado existe para proteger os cidadãos e não apenas para impor normativas. O que torna descabida qualquer tentativa de redução do Estado e de suas políticas, principalmente aquelas de feição social.
Cito, a título de ilustração, os casos do “auxílio emergencial” e do Sistema Único de Saúde.
Sem o auxílio emergência – apesar de transitório, como o próprio nome já diz – a situação certamente estaria muito mais crítica. E não é difícil imaginar o que poderia estar acontecendo país afora, com milhões e milhões de estômagos vazios.
O caso do SUS não é diferente. Sem ele, os efeitos da doença seriam muito mais desastrosos e a grande maioria dos infectados estaria condenada a morrer. O que aconteceria conosco se, a exemplo dos Estados Unidos, não dispuséssemos de um serviço público de saúde dessa grandeza, mesmo que ainda falho em certos aspectos? Sem dúvida, uma catástrofe!
Isso talvez não seja o bastante para conter o afã dos “privatistas” de plantão. Mas não deixa de ser uma pá de cal no “mito” do Estado mínimo.
Fato é que um novo mundo estar sendo gestado. Depende de nós torná-lo melhor do que o foi até o momento.
José Gonçalves do Nascimento
Escritor
9 comentários
16 de Jun / 2020 às 23h13
Comunismo nunca mais. Vamos vencer os corruPTos e seus apoiadores.
17 de Jun / 2020 às 06h30
Diante dos fatos mais que prováveis é impossível o TSE não cassar essa chapa, Se não cassar, será conivente com esse gado raivoso. Toda a familícia deverá se mudar para a cadeia. BOLSONARO NUNCA MAIS
17 de Jun / 2020 às 06h32
BOLSONARO PIOR QUE O VIRUS....Não é só caçar a chapa, tem que ir para a cadeia o genocida miliciano terrorista e seus adoradores.
17 de Jun / 2020 às 06h55
FORA COMUNISTA CORONAVIRUS BOLSONARO LARANJAS RACHADINHAS... HOJE TUDO PIORANDO E BOLSONARO PASSEANDO DE JET-SKY E HELICOPTEROS COM NOSSO DINHEIRO
17 de Jun / 2020 às 06h57
BOLSOÑARO BILIONARIO E O POVO POBRE MORRENDO DE FOME DOENÇAS VIRUS E BOLSONARO RINDO COMENDO CHURRASVO COM FERNANDO
17 de Jun / 2020 às 09h47
Fernando Costa, se atualize minion. Seus "discursos", como os do psicopata fascista só giram em torno do PT. Quantos orgasmos desnecessários! Mas, esperar o que de vcs...limitados em raciocínio????
17 de Jun / 2020 às 11h17
BOSTANARO fosse o Pinóquio, o nariz já teria dado mil voltas em volta da terra! Vai mentir assim lá na china!
17 de Jun / 2020 às 11h22
BOSONARO não tem forças para nada mais do ameaçar mas, ta desgastado, ninguém tem medo nem dele, nem de milícias, nem do generais de pijama... Acabou, porra! Para vc, psicopata genocida do Planalto! Tchau, querido!
19 de Jun / 2020 às 10h48
Parte dos pobres de direita já estão dizendo que todos são iguais, nada muda pra melhor!... A elite é competente pra manipular. O PT será um dos 3 partidos mais votados nessa Eleição 2020 - podendo ser o mais votado!