Leitos clínicos em Salvador, para pacientes acometidos de Covid-19 e sem a necessidade de ocupação de UTI, devem atingir saturação nos próximos dez dias, de acordo com projeção foi feita pelo prefeito ACM Neto, em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (4), com transmissão pelas redes sociais.
Na prática, pela projeção da prefeitura, no dia 14 de maio haverá um déficit de 25 leitos clínicos para receber novos pacientes com a covid-19. ACM Neto afirmou que Salvador dispõe de 933 leitos, sendo 444 clínicos com ocupação de 34%; e 428 de UTI, com ocupação de 27%.
A busca agora, segundo o prefeito de Salvador, é correr para adquirir novos leitos clínicos para evitar um colapso no sistema: “A taxa de internação nos leitos clínicos é de 15% dos casos confirmados. O tempo médio de permanência foi de sete dias. Então, mantendo essa taxa de internação e tempo de permanência, teremos uma saturação no dia 14, daqui dez dias. Estamos correndo. Conseguimos no Prohope novos leitos clínicos. Tudo está sendo feito. Hoje tenho uma nova reunião com o governador e com o secretário de Saúde do estado. Estamos fazendo todo o possível para ofertar novos leitos”, disse.
No que diz respeito às internações com necessidade de Terapia Intensiva, se não houver providências imediatas e aquisição de novos equipamentos e contratação de mais profissionais, a saturação deve acontecer por volta do próximo dia 20, alertou o prefeito. "Nos leitos de UTI, a previsão é para o dia 20 de maio, faltariam seis leitos caso a taxa continue sendo essa. A gente tem como parâmetro que 5% dos pacientes necessitam de terapia intensiva. E permanecem 14 dias ocupando um leito. Isso nos levaria a um colapso no dia 20 de maio", afirmou.
Da redação redeGN
3 comentários
04 de May / 2020 às 21h58
E aí prefeito e governador, o que vocês estão fazendo com a verba federal...
04 de May / 2020 às 22h00
Que pena que a sua equipe da saúde não conseguio previr isso.
05 de May / 2020 às 05h09
MORO é herói natural brasileiro. Herói por 2 motivos: é corajoso e tem práxis. Mas o PT e a religião cujo nome é Petismo o odeia. Tal qual os manés dos bolsonaristas. PT? E a Copa do Mundo no Brasil, hein? Em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis. “Muito engana-me, que eu compro” E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta? Eis: Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan “Skol® a Cerveja que desce redondO"