Iniciada há pouco mais de 30 dias a construção dos quiosques padronizados no Parque Fluvial segue em ritmo acelerado e já está apresentando evoluções significativas.
A intervenção desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), faz parte da obra de construção do Parque Fluvial de Juazeiro que vem promovendo a recuperação ambiental de parte da margem do Rio São Francisco na cidade (trecho entre o início do bairro Angari e o muro da Marinha).
De acordo com o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, a obra segue com os serviços de fundação, responsável pela sustentação de toda a estrutura que será edificada. “Estamos executando a concretagem de sapatas, pilares e o fechamento de toda essa estrutura com paredes em alvenaria. O próximo passo será a execução da laje para que possamos nivelar a área que vai receber os quiosques com o nível existente do calçadão existente na Orla”, explica Guimarães.
O secretário destaca ainda que além dos quiosques padronizados o Parque Fluvial vai receber ainda um terminal hidroviário e um atracadouro para os caiaques. “A fundação embora seja a parte da obra que vá ficar aterrada é considerada uma das mais importantes, pois é a responsável pela sustentação de toda a estrutura. Estamos executando a escavação e concretagem das sapatas que são os grandes blocos de concreto armado e responsáveis pela transmissão das cargas ao solo”, explica o secretário.
O Parque Fluvial é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUR, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 2 Km.
Toda a extensão já recebeu academias da saúde, parques infantis, pista de skate, pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, nova iluminação em LED, paisagismo e substituição do antigo guarda corpo por uma releitura da antiga Balaustrada. A obra ainda vai receber, além da construção dos quiosques padronizados, um terminal hidroviário e um atracadouro náutico para ordenar a área dos caiaques.
Gardennia Garibalde/SEDUR
3 comentários
15 de Apr / 2020 às 22h14
Sara que existe liberação da SPU para liberação dessa construção? Será que a prefeitura têm as licenças e liberações necessárias para construção desses quiosques em área de propriedade da UNIÃO?
16 de Apr / 2020 às 11h15
Atençao Ministério Público mais uma obra sem Autorização SPU, ao que parece a SPU cedeu e autorizou a construção no Terminal Hidroviário que fica em outra area totalmente diferente, os prepostos estao aproveitando essa portaria para construção desses quiosques, alem de que estao usando recursos publicos para construção de locais para venda de "Drogas Licitas" entenda-se Bebidas. Ainda tentam enganar os evangelicos. Chama-se desespero por votos.
16 de Apr / 2020 às 11h24
coxinha, o cara mais chato de juazeiro , viram ao lado uma poça de agua? se o rio encher, la se vai as obras