Secretária da Saúde se reúne com equipe do Lacen para tratar das ações de melhorias no atendimento à população

Nesta terça-feira (03), a secretária da Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro, recebeu na sede da Sesau representantes da equipe do Laboratório Municipal (Lacen).

Na pauta, o planejamento para 2020, as ações de melhorias no atendimento aos usuários do SUS no município, a valorização dos profissionais da unidade e ainda sobre os fluxos para atividades diante de suspeitas do coronavírus - COVID 19.

Acompanhada pela superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta e pelo diretor de Vigilância Klynger Farias, a secretária Fabíola ouviu atentamente os profissionais do Lacen, Vandeglécia Cardoso e Handerson Fabrício, ao tempo em que ressaltou o compromisso da gestão Paulo Bomfim com toda a saúde de Juazeiro, lembrando que em 2019 o município investiu acima do mínimo exigido de 15% na área, aplicando 22,59% dos recursos, o que totalizou R$ 57.318.000,00.

“Os desafios são grandes e diários, mas estamos conseguindo entregar uma saúde mais digna para a população. Esse é o nosso compromisso. Sabemos da importância do Lacen como laboratório central responsável pelos procedimentos dos diversos tipos de exames, sempre com eficácia e profissionalismo. O trabalho da equipe já é exitoso, mas podemos e vamos melhorá-lo ainda mais com investimento e ainda mais valorização dos profissionais”, explanou.

O Laboratório Municipal de Juazeiro tem uma importante função na saúde pública, pois realiza exames em tempo hábil e de acordo com os protocolos do Estado e do Ministério da Saúde. “São quase 600 procedimentos realizados ao mês, entre coletas e análises, além de realizar plantões de urgência e emergência para a UPA e os hospitais públicos e privados de Juazeiro”, destacou Tatiane Malta.

Confira os serviços ofertados pelo Lacen

- Baciloscopia para Tuberculose

- Baciloscopia para Hanseníase

- Cultura de Tuberculose;

- Coleta de sangue nas unidades de Saúde da Família (Caravana da Saúde);

- Coleta de sangue para realização de Carga viral (pacientes de Hepatite e HIV);

- Material coletado para realização dos procedimentos no Lacen em Salvador:

Sorologia para Chagas
Cultura Teste de Sensibilidade
Leishmaniose canina
Sorologia para dengue
Sorologia para chikungunya
Sorologia para zika
Sarampo
Sorologia para HTLV
Meningite
Sorologia para Leishmaniose visceral
Sorologia para Toxoplasmose
Sorologia para Citomegalovírus
Sorologia para Hepatites
Sorologia para Colinesterase
Sorologia para rubéola
Sorologia para varicela
- Material coletado para realização dos procedimentos no Lacen Municipal:

Leishmaniose visceral
Orientações à equipe da rede hospitalar e epidemiológica quanto à coleta e o procedimento técnico;
 - Atendimento domiciliar e hospitalar para coleta de agravos.

O Laboratório Municipal funciona na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, N° 5, no Centro. Mais informações pelo telefone 3611 7307.

Luiz Hélio/Sesau