Prezado Geraldo José e leitores do Blog,
Diante da vivência atual em um ano eleitoral, onde iremos eleger um prefeito para um novo mandato em nossa cidade; da apresentação de tantos pré-candidatos a este cargo; e das necessidades que a cidade enfrenta, venho apresentar uma opinião sobre o que Juazeiro precisa, a meu ver.
Nossa cidade possui uma ocupação urbana historicamente problemática. Por um lado, apresentou uma situação fundiária onde a Igreja Católica era possuidora da maioria dos terrenos, a qual não ajudou a ordenar esta ocupação. Por outro, houve um rápido crescimento por conta da explosão econômica provocada pela fruticultura irrigada. O resultado: muitos bairros oriundos de invasões, sem ordenamento topográfico algum e sem estrutura mínima habitável, como padronização dos lotes, acesso a saneamento e pavimentação, iluminação adequada ou redes de água e drenagem. Não há calçadas decentes para transitar, nem ciclovias para as bicicletas. Carros, pedestres, ciclistas e carroceiros se misturam em confusão nas vias apertadas da cidade. Não há como negar. É a nossa história.
Entende-se por isso que, o maior problema atual de Juazeiro é estrutural e consequentemente, a solução para isso está na ENGENHARIA. Só ela pode "consertar" os erros do passado, tornando a cidade mais urbanizada e oferendo melhor qualidade de vida para a população. Ela irá elaborar os grandes projetos necessários para resolver os graves problemas estruturais de mobilidade urbana, paisagismo, pavimentação e saneamento ambiental. Só ela irá erguer as estruturas necessárias para edificar melhores condições para as áreas administrativas, para educação e para saúde. No fim, ótimos resultados sociais e econômicos serão alcançados. Nesse caso, então, Juazeiro precisa de um prefeito que tenha a engenharia na cabeça. Não necessariamente que seja formado em engenharia civil, mas que possua gana por construir obras e investir em projetos grandiosos.
Mas todos sabem que para executar as obras de engenharia, necessita-se de muito dinheiro; e estes devem ser oriundos dos recursos financeiros públicos. É aí onde entra a segunda qualidade que Juazeiro precisa: um gestor bem articulado. Juazeiro precisa de um prefeito que saiba conquistar recursos para a cidade. Que saiba entrar em qualquer ministério ou secretaria estadual. Que saiba atrair empresas. Que tenha bom relacionamento com diversos deputados (e não só com o do seu partido).
Espero que em 2020 Juazeiro possa eleger um gestor com esse perfil, para o seu bem e de seus munícipes.
Manoel Pires
Bairro Santo Antônio
17 comentários
16 de Jan / 2020 às 07h15
Juazeiro precisa de um gestor comprometido com a cidade e seu povo temente a Deus sério, bom caráter a exp do pastor Teobaldo.
16 de Jan / 2020 às 08h50
Não depende de prefeito. O Brasil todo ta se quebrando. Bolsonaro tá piorando tudo e todos. So Jesus Cristo pode salvar o Brasil. Bolsonaro maior mentiroso do mundo. Bolsonaro ta errado xingar jornalista
16 de Jan / 2020 às 10h26
Isso mesmo, o prefeito é o líder da população municipal. Tem que ser uma pessoa inteligente e honesta, com boas propostas para a população. De todos que já tivemos, nenhum foi bom. Por isso que a cidade não se desenvolve.
16 de Jan / 2020 às 10h45
De um Prefeito! Porque o que temos é arrogante , tirador de onda e que acha que isso é ser prefeito
16 de Jan / 2020 às 10h50
Vejo aqui alguns comentários ridículos de pessoas que não têm nenhuma noção, apenas escrevem besteiras defendendo ideologias. Juazeiro precisa de governantes que saibam administrar e resolver os problemas da cidade sem partidarismos que só ateavancam os interesses do município.
16 de Jan / 2020 às 10h52
Em Juazeiro falta: prefeito, vice-prefeita, vereadores, deputados, representantes comprometidos com a cidade, população ativa (sem esperar um empreguinho na prefeitura), entre outras coisas.
16 de Jan / 2020 às 10h52
Celia, que comentário ridículo. Reserve a sua paixão para os seus.
16 de Jan / 2020 às 11h16
enche o SACO estes post ! JUAZEIRO precisa de moradores que VALORIZEM E CUIDEM de sua CIDADE do jeito que é ela ! e os gestores da cidade cuidar melhor da SAUDE, ILUMINAÇÃO , SANEAMENTO, PAVIMENTAÇÃO, SEM ZONA AZUL, TAXAS AGUA E ESGOTO SEM MUITO ARROCHO, MURISOCAS, ETC ! e os moradores deixar de inveja, comparando a cidade que moramos com outra cidade de outro estado ! NÃO TEM NECESSIDADE DISSO ! É SOMENTE INVEJA.
16 de Jan / 2020 às 11h32
Pode acreditar! A cidade de Juazeiro, com nova gestão, pode crescer muito e resgatar a auto-estima de quem nela vive e ama. Estou à disposição. JUAZEIRO RUMO À RENOVAÇÃO TOTAL!
16 de Jan / 2020 às 11h33
é por conta de pessoas como a Célia do comentário acima que Juazeiro está dessa forma. O Manoel Pires trouxe uma excelente abordagem sobre a nossa cidade, e Célia, dotada da mais alta ignorância, aborda o chefe do poder executivo federal, em vez de aprofundar a discussão sobre nossa cidade.
16 de Jan / 2020 às 12h20
Lamentável usar o espaço pra denegrir a imagem de um presidente que recebeu o pais na lama e com 14milhoes de desempregados..vamos opinar sobre as melhores sim..Paulo bonfim o pior prefeito da bahia. Fora PCdaB
16 de Jan / 2020 às 13h06
TÁ DE BRINCADEIRA ESSE BOLSONARO TIROU SEU EMPREGO. LASCOU A PREVIDENCIA E VC PREOCUPADO COM RUAS.... MIGUÉ SE ENTREGOU DE CORPO E ALMA A BOZONARO, PORISSO TEM TUDO.
16 de Jan / 2020 às 15h14
Esse gestor existe até o momento em que ganha a eleição e toma posse, depois meu amigo o sistema bruto engole e neca de pitibiribas. Pelo andar da carruagem o vaqueiro tá indo pro quarto mandato, o que é nefasto para cidade.
16 de Jan / 2020 às 18h01
Seu Manoel, a sua preocupação é legítima, e sem querer ser pessimista mas sim realista, o povo de Juazeiro vota com a barriga. Se oferecer um emprego, a família toda acompanha. Se um parente trabalha com algum político, a família toda vota. Se promete uma carrada de areia, óculos, consulta, cimento, todos votam. Além disso tem aqueles que sempre votaram nos políticos caducos que há 10 anos conseguiram uma consulta, um tijolinho. Ainda não surgiu um nome para Juazeiro. Vamos aguardar.
16 de Jan / 2020 às 18h03
Juazeiro só vota em quem não presta. Merece as... que tem. E esse ano vai votar de novo...
16 de Jan / 2020 às 21h45
Tem toda razão Manoel Pires. Difícil é encontrar um candidato com esse perfil. Os políticos de Juazeiro são iguais a maioria dos comentários aqui presentes, gente de cabeça fraca que só dão valor a politicagem.
17 de Jan / 2020 às 08h06
Fico feliz de ter minha opinião partilhada com os conterrâneos. Muito obrigado. Mas como não sou político, enxergo as coisas de maneira técnica. Acho que Juazeiro precisa sair dessa politicagem que viveu sua vida inteira e ter um olhar mais calculista sobre sua governança. Um grande abraço!